Apresentando a retrospectiva das ações e projetando a segunda fase do 8º Plano Diocesano de Pastoral, o CDPA (Conselho Diocesano de Pastoral Ampliado) da Diocese de Santo André realizou na manhã de sábado (03/10), a segunda reunião de 2020 no formato online, diante da impossibilidade de encontros presenciais em razão da pandemia da Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus.
Nesta terça-feira (06/10), a Constituição Sinodal completa dois anos e meio de seu lançamento, ou seja, a metade do quinquênio (2018-2022) que vigora o 8º Plano Diocesano de Pastoral, por meio dos oito itinerários frutos dos debates do primeiro Sínodo Diocesano (2016-2017). Participaram do encontro pelo aplicativo de reunião Google Meet, o bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini; o vigário episcopal para a Pastoral, Pe. Joel Nery; o vigário episcopal para a Caridade Social, Pe. Ryan Mathew Holke; representantes dos Conselhos Regionais de Pastoral (CRP), o assessor diocesano da Pastoral Vocacional, Pe. Everton Gonçalves Costa; e mais de 40 coordenadores e padres assessores representantes de pastorais, movimentos e grupos da Igreja Católica no Grande ABC.
O próximo encontro dos membros do Conselho Diocesano de Pastoral Ampliado deve acontecer por meio de um retiro virtual proposto para o período da manhã do dia 28 de novembro (sábado), como um momento de reflexão e motivação para os coordenadores e membros de pastorais, grupos e movimentos da diocese. Também está prevista uma formação online para leigos, com formato, palestrantes e temas a serem definidos em breve.
*
8º Plano de Pastoral
Dom Pedro abriu a reunião com uma oração. Leu Romanos (13, 11-14) e convocou a todos, como batizados, a assumirem a missão de manter vivo e presente o amor de Deus no mundo. Citou também a nova Encíclica Fratelli Tutti, do Papa Francisco, que traz esse tema da fraternidade e exortou que todos fossem o fermento da massa, que vivessem a fraternidade universal e amizade social. Em seguida, o vigário episcopal para a Pastoral, Pe. Joel Nery, leu os itens da pauta e proferiu uma fala sobre algumas das ações realizadas nestes primeiros dois anos de aplicação do 8° Plano Diocesano de Pastoral, fazendo uma correlação da atividade realizada, com os itinerários previstos no 8° Plano. Disse saber que muito mais foi feito pelas regiões, paróquias e pastorais, que não foram descritas, mas o que foi descrito quer indicar que o 8° Plano, está sendo desenvolvido nos diversos âmbitos.
Entre os destaques ficaram a realização de 52 lives diocesanas com a participação de pastorais e movimentos, a criação e fortalecimento dos conselhos pastorais; o tríduo regional de formação; a produção dos diretórios diocesanos; a formação para atendentes paroquiais; eventos como o Simpósio da Família, Semana de Comunicação, Semana da Liturgia e Curso da Pastoral Judiciária e Nulidade Matrimonial; a constituição da Comissão Teológica; a elaboração de subsídios diocesanos para a Campanha da Fraternidade e Novena de Natal; definição da oração e imagem diocesana de Santo André; a criação do Hinário Diocesano; o Programa Verbum Palavra de Deus; O ABC Litúrgico para Celebração em Casa e no formato em Braille; o Projeto Samaritanos para qualificação dos membros das comunidades, no segmento da segurança e primeiros socorros; as visitas missionárias no MME; a primeira missa de Envio dos agentes da Pastoral da Acolhida; o Projeto Costurando Máscaras, Costurando Sorrisos; a implementação dos cursos de Libras e Braille; o Projeto Cantando a Esperança para arrecadação de donativos; a criação do Vicariato para a Caridade, entre outras iniciativas nestes dois anos e meio de vigência do 8º Plano.
Padre Joel, falou também sobre a elaboração de uma proposta de articulação, reestruturação e divulgação dessa segunda fase do 8º Plano de Pastoral, focadas nos dois eixos: Acolhida e Missão. Repensando as ações de uma forma mais didática, buscando manter a unidade diocesana e não desprezando a diversidade regional e paroquial. Logo após, a secretária do Centro Diocesano de Pastoral, Mércia Aparecida Ferreira, fez um breve relato a partir do conteúdo coletado na avaliação que foi encaminhada a todas as pastorais, onde deveriam ser apontados: os pontos positivos, o que precisaria melhorar e maiores desafios. Entre os aspectos positivos foram citados, principalmente, a pastoral de conjunto, por meio da integração entre vários grupos, e a criatividade na evangelização; os encontros formativos; a formação contínua; a vivência de oração; testemunhos de fé e esperança; a utilização das redes sociais e de grupos de WhatsApp; ações de inclusão e caridade; e o fortalecimento dos conselhos diocesanos, regionais e paroquiais. Entre as propostas que podem ser potencializadas para uma evangelização mais eficiente estão o relacionamento e a articulação entre os conselhos regionais e paroquiais, no diálogo entre região e paróquia, dos coordenadores com o clero; a comunicação e a divulgação nos diversos níveis; a formação missionária e iniciação à vida cristã; formações objetivas; promover o protagonismo do jovem; olhar mais incisivo para as pastorais sociais, observando cada realidade no aspecto da inclusão social e evangelizadora.
Como desafios, o “como lidar com a pandemia” foi o mais recorrente. O uso da tecnologia também vem sendo um desafio, assim como as novas formas de evangelizar. As questões sociais também foram levantadas, diante do desemprego e fome que se abate sobre muitos e também foi destacado como desafio a vivida de forma fé missionária e participativa.
*
Mês Missionário
Outro ponto de pauta foi a realização do Mês Missionário em nossa diocese. Com o tema: “Vida e Missão”, e o lema: “Eis-me aqui, envia-me!” (Is 6,8), a Campanha Missionária 2020 acontece no mês de outubro em todo o Brasil, por meio das Pontifícias Obras Missionárias, com o objetivo de promover a animação e cooperação com os territórios de missão nos cinco continentes.
Na Diocese de Santo André, a programação completa pode ser acessada aqui.
Pe. Joel destacou a Coleta pelo Dia Mundial das Missões, que será realizada nos dias 17 e 18 de outubro, em todas as paróquias, como uma expressão fraterna de todo o povo, através da oração e da colaboração ao Fundo Universal de Caridade. Reforçou a participação e divulgação em toda a diocese, da Novena Missionária que terá a Missa de abertura no dia 18 de outubro (domingo), às 11h, na Catedral Nossa Senhora do Carmo, com transmissão online. Os encontros da novena online acontecem entre os dias 19 e 27 de outubro, cada dia celebrada por um padre diocesano. Os livrinhos para acompanhamento da Novena estarão disponíveis em sua paróquia ou no Centro de Pastoral. Mais informações pelo telefone: 4469-2077 ou pelo WhatsApp: 99981-1233.
*
Ano Vocacional
Assessor diocesano da Pastoral Vocacional, Pe. Everton Gonçalves Costa, recordou reunião realizada no sábado (26/9), com a presença de agentes, representantes regionais, responsáveis de comunicação do SAV e membros de congregações religiosas, em que ficou definido o adiamento do encerramento do Ano Vocacional Diocesano para a Semana Santa de 2021, no dia 1º de abril, Quinta-feira Santa. Em breve, nota oficial será divulgada com todos os detalhes para todo o povo diocesano. O sacerdote fez um breve balanço sobre as ações ocorridas durante o Ano Vocacional, mesmo com as limitações impostas pela pandemia, como os lançamentos mensais dos subsídios da Hora Santa; transmissões online sobre temas vocacionais; uma programação especial no Mês Vocacional com visitas virtuais aos seminários, rotina dos padres e série com diversas vocações de nossa Igreja. Como novidade, a retomada da peregrinação do ícone do Bom Pastor passando por todas as paróquias das dez regiões pastorais e a implementação de um curso online para formação de equipes vocacionais nas paróquias. Uma live pelas mídias diocesanas está prevista para acontecer no dia 15 de outubro, as 20h, com todos os detalhes destas iniciativas.
Vale lembrar que os ícones com medidas de 21cm de altura e 12cm de largura estão à venda no Centro de Pastoral. Garanta o seu pelo telefone: 4469-2077, pelo WhatsApp: 99981-1233 ou presencialmente no Edifício Santo André Apóstolo da Cúria Diocesana, na Praça do Carmo, 36 – 3º andar, no Centro da cidade andreense.
*
Vicariato para a Caridade
Logo após, Pe. Ryan comentou sobre os trabalhos do Vicariato Episcopal para a Caridade Social que continuam a todo vapor em nossa diocese, como a arrecadação de alimentos, roupas e produtos de higiene e limpeza nos pontos de doação, as lives com a participação de representantes de grupos e congregações religiosas no ABC, bem como o aprofundamento do trabalho regional. Uma grande novidade é o futuro lançamento de um aplicativo com informações sobre o Vicariato para a Caridade, que facilitará o acesso a cada tipo de trabalho realizado pela diocese: nas dez regiões pastorais, no atendimento mais eficiente das pastorais, pelos anjos da caridade e leigos e aos mais necessitados da sociedade. Uma comissão deve ser formada para tratar do assunto.
A articulação que está sendo feita pelo Vicariato tem como objetivo qualificar o atendimento, para uma assimetria nas relações entre o assistido e o que dá assistência.
*
Futura retomada
Antes da bênção final, Dom Pedro destacou que a reabertura das igrejas para as missas com presença do povo, iniciada em junho deste ano, tem angariado êxito ao seguir todas as recomendações de distanciamento social de 2 metros, uso de máscaras, álcool gel, limitação de 30% da capacidade da igreja para os fiéis e demais orientações que foram dadas.
Um novo comunicado diocesano deve ser veiculado em novembro, a respeito da atualização das normas para a retomada das reuniões presenciais promovidas por grupos de oração, paróquias, pastorais e movimentos.