Diocese de Santo André

Frei Rafael assume Paróquia São João Batista na Região SBC – Anchieta

“O nome dele já diz um programa de trabalho: Rafael é a medicina de Deus. Então, que ele possa ser aqui nesse momento, essa medicina que cura pela graça, pelo amor e pelo pastoreio misericordioso de Jesus.”

Com essa declaração, o Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini deu posse ao Frei Rafael Gomes da Silva, OFM Conv. como novo Administrador Paroquial da Paróquia São João Batista (Avenida Araguaia, 59 – Riacho Grande), na Região São Bernardo do Campo – Anchieta. O religioso da Ordem dos Frades Menores Conventuais assumiu oficialmente a nova missão na noite de sábado (21/11/2020), durante a Santa Missa com presença limitada de fiéis.

Sucedendo Frei Sérgio Luís Malacarne, OFM Conv. na condução da Paróquia, Frei Rafael agradeceu a acolhida de Dom Pedro, do povo da igreja e de suas oito comunidades. “Que a minha chegada seja sinal de esperança e da continuidade da caminhada evangelizadora. Paz e bem!”, projeta o religioso.

Por conta da pandemia da Covid-19, a celebração atendeu a todos os protocolos sanitários e normas do Decreto diocesano, respeitando as regras de distanciamento social de 2 metros, capacidade limitada a 30% do espaço da igreja, bem como cuidados de higiene, como o uso de máscara e álcool gel. “Como a Igreja pede, o padre que vai assumir a direção pastoral de uma paróquia renova as promessas sacerdotais que ele fez no dia de sua ordenação. Isso é muito bonito porque mostra a solicitude, o cuidado que a Igreja tem, ao confiar o pastoreio de uma parcela da Diocese, que é uma Paróquia, a um presbítero, no caso, o presbítero religioso franciscano Frei Rafael”, explica o Bispo.

Cumprindo compromisso numa visita pastoral às comunidades de Curitiba e do Oeste do estado do Paraná, o superior provincial Frei Aloísio Antônio de Oliveira, OFM Conv. enviou mensagem de agradecimento a Dom Pedro pela celebração e desejou uma ótima missão ao Frei Rafael.

Rito da posse

Também estiveram na posse do Frei Rafael, o Frei Nestor Marin, OFM Conv. (Pároco-reitor do Santuário Senhor do Bonfim, na Região Santo André – Utinga); Frei Diogo Luis Fuitem, OFM Conv. (Uso de Ordem na Diocese de Santo André), Frei Carlos Alberto de Queiroz, OFM Conv. (Pároco da Paróquia Maria Imaculada, na Região Santo André – Utinga), Frei José Hugo da Silva Santos, OFM Conv. (Uso de Ordem na Diocese de Santo André), Pe. Carlito Dall”Agnese (sacerdote emérito) e o Pe. Camilo Gonçalves Lima (secretário episcopal), que cerimoniou a missa.

Após a leitura de provisão de posse, o novo Administrador Paroquial realizou a Renovação das Promessas Sacerdotais diante de Dom Pedro, a fim de manifestar a disposição de cooperar com o bispo e a Diocese de Santo André, trabalhando em comunhão com todo o clero, o povo e cuidando com zelo da paróquia que está sendo entregue a ele.

Antes da leitura do Evangelho, Dom Pedro entregou o Evangeliário ao Frei Rafael, que proclamou o Evangelho. Logo após a Homilia, Frei Rafael recebeu símbolos que evidenciam o serviço do padre junto ao povo que lhe é confiado: as chaves da igreja e do sacrário, a jarra batismal e a estola roxa. Dom Pedro explicou a importância deste ato, apresentando a necessidade do padre-pastor na Paróquia, tanto no quesito pastoral como no administrativo. Em seguida o Sr. Bispo declarou oficialmente Frei Rafael como novo Administrador Paroquial da Paróquia São João Batista, sendo aclamado pelos paroquianos locais que prestigiaram o momento. Após a oração depois da comunhão, Frei José Hugo da Silva Santos, OFM Conv. leu a mensagem que o Provincial enviou, Frei Rafael agradeceu e o rito de posse foi finalizado com a leitura da Ata que fora assinada pelo Sr. Bispo, Dom Pedro Carlos Cipollini, pelo Frei Rafael, demais padres presentes e alguns leigos, e Dom Pedro encerrou a missa com a bênção final.

Sobre o novo Administrador Paroquial

Frei Rafael Gomes da Silva, OFM Conv. é nascido em Barra Bonita, no interior do estado de São Paulo, filho do Sr. José da Silva e de Dona Marinês Gomes começou sua caminhada na vida religiosa franciscana no ano de 2011, no dia 9 de fevereiro, na Casa São Francisco de Assis (Curitiba-PR), como postulante, onde estudou e fez sua graduação em Filosofia.

Logo após os três anos de estudo foi enviado ao noviciado, no convento São Benedito (Caçapava-SP), onde durante um ano viveu um período de estudos do “franciscanismo” e a vida mais reclusa, professou os seus primeiros votos na Igreja São Benedito, em Caçapava-SP, no dia 5 de fevereiro de 2015.

Após quatro anos de estudo de Teologia no Seminário Maior Senhor do Bonfim, em 2 de fevereiro de 2019, professou os votos perpétuos. Após a sua profissão, Frei Rafael retorna à capital do Paraná, residindo na Casa São Francisco, como Vice-Formador do postulantado.

Em 29 de junho de 2019, ele foi ordenado diácono pelas mãos do Bispo auxiliar da arquidiocese de Curitiba, Dom Amilton Manoel da Silva, CP.E.

No dia 16 de novembro de 2019, na Paróquia Santo Antônio, em Barra Bonita-SP, pela imposição das mãos de Dom Luiz Gonzaga Fechio, Bispo da Diocese de Amparo – SP.

Fotos: Pascom Paróquia São João Batista (Região São Bernardo do Campo – Anchieta)

Compartilhe:

Trinta anos do Grito dos Excluídos

Posição da CNBB sobre os jogos de azar

A Palavra do Senhor é a verdade, sua lei liberdade

Relíquias de São Vicente de Paulo visitarão a Diocese de Santo André

Romaria Diocesana reúne fiéis em Santuário da Mãe Rainha

Catequistas da Diocese de Santo André participam de Romaria Nacional de Catequistas

Grupo Esperança Viva (GEV) completa 15 anos em Santo André

Paróquia São Judas Tadeu de Ribeirão Pires, toma posse do seu novo pároco

Padre Eliano Bispo dos Santos é empossado como pároco da Paróquia São José