O ditado popular já diz que “rir é o melhor remédio”, e nesta sexta-feira (6) comemora-se o Dia Nacional do Riso. Estudos científicos comprovam que rir ajuda a prevenir o estresse e o sistema imunológico.
Segundo Adriana Antunes, biomédica, ao sorrirmos genuinamente produzimos endorfina e serotonina, os hormônios da felicidade. “Quando sorrimos exercitamos 12 músculos faciais, dar uma gargalhada exercita até 22 músculos, o que contribui e muito para o rejuvenescimento facial. É praticamente uma musculação facial”, afirma.
A especialista ainda orienta que assistir bons filmes de comédia pelo menos uma vez por semana, além de ajudar no rejuvenescimento e no bem estar, a felicidade eleva a nossa imunidade evitando que tenhamos doenças facilmente. Há cinco anos, Gabriel Pereira do Nascimento, 22 anos, de Rio Preto, tem como trabalho a missão de fazer os outros sorrirem. O palhaço Pererinha, como é chamado, garante que além dos benefícios à saúde, um sorriso também é capaz de aproximar e unir as pessoas. “Trabalhar com o riso é um grande privilégio, enquanto faço humor sinto que minhas energias se refazem e me sinto protegido contra o estresse”, afirma.
Gabriel anima festas de aniversário e qualquer tipo de evento, com o “Pereirinha Animação Infantil” arrancando sorrisos por onde passa. Segundo Pereirinha ele se diverte com a resposta do público e percebe que o riso é compartilhado. Com a pandemia e as festas que caíram bastante, Gabriel afirma que está fazendo bem menos animações, mas quando tudo passar tem certeza que vai presenciar muitas gargalhadas.
Dayse Maria Mellero de Melo