Paróquia Nossa Senhora Aparecida celebra 20 anos de caminhada em Mauá

A Paróquia Nossa Senhora Aparecida comemora 20 anos de fundação nesta segunda-feira (1º/02). A igreja fica localizada na Rua Egnes Rimazza Gianoni, 372- Jardim Zaíra, em Mauá. Aos domingos, as missas são celebradas às 8h e 19h. Mais informações pelo telefone: 4545-4849.

História da Paróquia
A Paróquia São Paulo Apóstolo em Mauá era composta por mais nove capelas/comunidades: Sagrado Coração de Jesus, Santa Edwiges, Santo Expedito, Santo Antônio, São José, São Judas Tadeu, São Francisco, Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora Aparecida. Em 2000, no Ano do Perdão, ocorreu uma ação missionária na Paróquia São Paulo Apóstolo, com agentes pastorais, irmãs religiosas do Lar Santa Terezinha e voluntários que percorreram em visita domiciliar, todas as ruas do Jardim Zaíra, na Região Mauá, ao lado do pároco Pe. José Herculano Vicente e do vigário paroquial Pe. Alexandre Cruz da Silva, direcionados pelo até então bispo diocesano Dom Décio Pereira, onde se percebeu o grande número de católicos com dificuldades para participarem das santas missas devido aos morros serem de difícil acesso ao bairro.

Era o tempo de preparação para a inauguração de uma região pastoral e entre comum união entre o clero e leigos resolveu-se então ao invés de uma nova região pastoral, seria criada uma nova paróquia no Jardim Zaíra. Embora a Comunidade Nossa Senhora Aparecida estivesse localizada em uma área de difícil acesso foi a que mais desenvolveu trabalhos e ações pastorais.

Então, no dia 11 de fevereiro de 2001, durante missa presidida por Dom Décio Pereira, aconteceu a instalação da Paróquia Nossa Senhora Aparecida. Pe. Alexandre Cruz da Silva foi nomeado pároco. A partir de então, a paróquia era composta pelas comunidades Santo Antônio, São José, São Judas Tadeus e São Francisco. Ainda no mesmo ano, a Comunidade Nossa Senhora de Lourdes também foi criada.

A participação dos fiéis colaboradores e comerciantes da região foi de suma importância para as construções da casa paroquial e da paróquia, com arrecadação de fundos através dos moradores por reciclagem, organização de shows católicos, campanha dos padrinhos, almoço mineiro, entre outras atividades. No dia 5 de outubro de 2013 foi doada a imagem fac-símile de Nossa Senhora da Conceição Aparecida pelo Santuário Nacional de Aparecida.

Para maior acessibilidade nasce a Comunidade Divino Pai Eterno, situada na avenida principal, parte baixa do bairro. No dia 14 de fevereiro de 2016, o bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini nomeia como pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, o Pe. Sidcley Alves Machado, dando sequência aos trabalhos pastorais, término da construção das comunidades e formações pastorais.
No ano de 2019, o salão paroquial sofreu um incêndio que ocasionou danos no local. Com a colaboração de todos os paroquianos, em meses o espaço foi recuperado.

Nomeado por Dom Pedro Carlos Cipollini, o missionário redentorista Pe. Antônio Carlos Barreiro assume como pároco em fevereiro de 2021.

*Com informações de Vânia Lima de Araújo Rodrigues