Pe. Sidcley Alves é o novo pároco da Paróquia São Felipe Apóstolo de Mauá

Os fiéis da Paróquia São Felipe Apóstolo, no Parque das Américas, em Mauá, juntamente com suas cinco comunidades (Santa Lídia, Nossa Senhora das Dores, Santo Oscar Romero, Nossa Senhora de Fátima e São Benedito) acolheram na noite de domingo (14/02) o seu novo pároco, Pe. Sidcley Alves Machado, 44 anos. O rito de posse foi presidido pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini e realizado antes da Santa Missa.

O sacerdote agradeceu a acolhida dos paroquianos, mencionou a confiança de Dom Pedro em sua missão e projetou um início de caminhada muito forte espiritualmente, em sintonia com o tempo da Quaresma, que nos ajuda a refletir sobre o perdão dos pecados e a cura interior através da confissão, da penitência e da oração cotidiana.

Pe. Sidcley também fez uma homenagem a Nossa Senhora Aparecida, a padroeira da paróquia a qual permaneceu nos últimos cinco anos, no Jardim Zaíra, em Mauá, ao destacar que os primeiros cristãos São Felipe, São Pedro, São Mateus, São Tiago e Santo André a chamavam de mãe, como uma grande família.

“Que Nossa Senhora Aparecida e eles (santos) nos ajudem a caminhar com Jesus. Se queres, será curado. Vamos buscar Jesus! Eu quero ser curado, e Ele diz: “Eu quero curar-te, transformar o seu coração”. Diga agora, eu quero ser santificado”, conclama o sacerdote.

“Eu vim para servir e não para ser servido”

O bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini recordou que, na verdade, é a comunidade quem toma posse do padre. “Porque ele veio para trabalhar em nome de Jesus”, e complementou o raciocínio citando uma passagem do Evangelho de Marcos (10,45) “Eu vim para servir e não para ser servido”, frisa.

Segundo o pastor da Igreja Católica no Grande ABC, Pe. Sidcley se ambientará rapidamente em sua nova casa (também atuou em outras três paróquias da cidade) pela sua prontidão em aceitar as missões. “Agora ele vem para essa paróquia. Peço que todos colaborem com ele neste ministério de servidor, de pastor. Pe. Sidcley é assistente eclesiástico do ECC (Encontro de Casais com Cristo), e sempre demonstrou ser um bom padre, de missão e de acolhida. Espero que continue aqui a sua vocação de amar o povo”, destaca.

Locais de acolhida e de missão

Por fim, Dom Pedro exaltou a Paróquia São Felipe Apóstolo e suas cinco comunidades pelo dinamismo na atuação para ser locais de acolhida e de missão. “Com o Pe. Sidcley, ajudem a mostrar o Reino de Deus, que não é um lugar, mas um modo de vida”, finaliza.

Participaram da posse do Pe. Sidcley, os diáconos permanentes Aparecido Batista, Francisco José Poloni e Celso Francisco da Silva (emérito), além do Pe. Camilo Gonçalves Lima (secretário episcopal), que cerimoniou durante o rito. O prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira, também prestigiou a posse e participou da Santa Missa.

Em razão da pandemia da Covid-19, o rito de posse seguido da celebração respeitou todos os protocolos sanitários de segurança com as normas de distanciamento social de 2 metros, capacidade limitada a 30% do espaço da igreja, bem como cuidados de higiene, como o uso de máscara e álcool em gel.

Saiba como foi a posse do Pe. Sidcley: clique aqui e assista!

Rito de posse

A leitura de provisão da posse do Pe. Sidcley foi realizada pelo diácono Francisco José Poloni. Logo após, o sacerdote realizou a profissão de fé e a Renovação das Promessas Sacerdotais diante de Dom Pedro, a fim de manifestar a disposição de cooperar com o bispo e a Diocese de Santo André, trabalhando em comunhão com todo o clero, o povo e cuidando com zelo da paróquia que está sendo entregue a ele.

Em seguida, o presbítero acolheu os símbolos que evidenciam o serviço do padre junto ao povo que lhe é confiado: as chaves da igreja e do sacrário, a jarra batismal e a estola roxa. Dom Pedro explicou a importância deste ato, apresentando a necessidade do padre-pastor na Paróquia, tanto no quesito pastoral como no administrativo.

Após o juramento de fidelidade a Jesus, ao magistério e a Igreja, o bispo declara oficialmente Pe. Sidcley como novo pároco da Paróquia São Felipe Apóstolo. O rito de posse foi finalizado com a leitura da ata que fora assinada pelo bispo Dom Pedro Carlos Cipollini, pelo Pe. Sdicley, pelos diáconos presentes e alguns leigos.

Sobre o novo pároco

Nome completo: Pe. Sidcley Alves Machado

Data de Nascimento: 26/11/1976 (44 anos)

Cidade natal: Caruaru (PE)

Ordenação Sacerdotal: 22/11/2008

Atuação nas paróquias: Santuário Nossa Senhora Aparecida, no Bairro Pauliceia (Região São Bernardo –Rudge Ramos); paróquias Nossa Senhora de Lourdes, São José e Nossa Senhora Aparecida, ambas em Mauá; nesta última atuou como pároco ao longo dos últimos cinco anos (2016-2020);  e no dia 14 de fevereiro de 2021, assume como pároco da Paróquia São Felipe Apóstolo, também em Mauá.

Atuação em comissões e assessorias diocesanas: atualmente assessor eclesiástico do ECC (Encontro de Casais com Cristo).

Fotos: Priscila Mayara (Pascom – Paróquia São Felipe Apóstolo – Mauá)