Padres gestores da Cúria se reúnem pela primeira vez em 2021

Os padres gestores da Cúria Diocesana de Santo André se reuniram na manhã de sexta-feira (05/03), com o bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini, e definiram que o Edifício Santo André Apóstolo (sede da Igreja Católica no Grande ABC localizada na Praça do Carmo, 36 – Centro de Santo André) não realizará atendimento presencial entre os dias 6 e 19 de março, período em que vigora a fase vermelha implementada pelo governo do estado de São Paulo, com medidas mais restritivas no funcionamento de estabelecimentos, a fim de frear o avanço dos casos e óbitos de Covid-19. No entanto, a Cúria funcionará em seu expediente normal e o atendimento ao público acontecerá pelo telefone: 4469-2077.

Sobre a reunião

A reunião presencial dos padres curiais com o bispo diocesano aconteceu no Edifício Santo André Apóstolo da Cúria Diocesana, no Centro da cidade andreense, e respeitou todos os protocolos de saúde, higiene e segurança mantendo o distanciamento social entre os membros do grupo, com uso de máscaras e utilização de álcool gel.

Após a oração inicial e uma saudação de Dom Pedro, os presbíteros partilharam as experiências nestes tempos de pandemia da Covid-19 e os andamentos dos serviços em cada departamento da Cúria Diocesana: o Departamento Administrativo, que compreende a dimensão financeira, os recursos humanos e o jurídico patrimonial; o Departamento de Pastoral, que é o Centro de Pastoral; o Vicariato Episcopal para a Caridade Social; o Departamento de Comunicação; o Tribunal Eclesiástico; o Departamento de Secretaria Geral, que compreende a Chancelaria, o Arquivo Diocesano e a Secretaria Episcopal, e a Moderação da Cúria, que é a gestão do Edifício Santo André Apóstolo.

Na Diocese de Santo André, a Reunião dos Gestores da Cúria Diocesana contou com as participações do bispo diocesano Dom Pedro; do vigário episcopal para a Pastoral, Pe Joel Nery; do secretário episcopal e coordenador do Setor de Recursos Humanos, Pe. Camilo Gonçalves de Lima; do vigário judicial Pe. Jean Rafael Eugênio Barros; do coordenador do Departamento de Comunicação Pe. Tiago José Sibula da Silva; do vice-chanceler do bispado, Pe. Vinícius Ferreira Afonso; do assessor do Departamento Jurídico e Imobiliário e do Departamento de Comunicação, Pe. Marcos Vinícius Wanderlei da Silva, e do ecônomo diocesano Pe. Alex Sandro Camilo.  “A reunião tratou dos assuntos referentes ao andamento de cada departamento, como os trabalhos estão sendo realizados e as prioridades para esse ano”, destaca Pe. Joel.