Diocese de Santo André

Amoris Laetitia: Exortação do Papa Francisco foi tema de formação sobre Nulidade Matrimonial na Diocese

Você sabia que a Exortação Apostólica Amoris Laetitia foi tema da abertura do curso de formação sobre Nulidade Matrimonial e Pastoral Judiciária na Diocese de Santo André, no início de 2020?

E neste Ano “Família Amoris Laetitia”, iniciativa anunciada pelo Papa

Francisco no domingo da Sagrada Família de 27 de dezembro de 2020 e que teve início no último 19 de março deste ano de 2021, vamos recordar que essa

Exortação Apostólica Pós- Sinodal, que possui nove capítulos baseados nos resultados de dois Sínodos dos Bispos sobre a Família, ocorridos em 2014 e 2015, foi objeto de estudo durante a abertura da série de oito encontros para a possível implantação da Pastoral Judiciária e aprofundamento do tema da nulidade matrimonial.

Durante o primeiro dia da formação organizada pela Pastoral Familiar em parceria com o Tribunal Eclesiástico da Diocese de Santo André, a Exortação Apostólica “Amoris Laetitia” do Papa Francisco foi apresentada em sintonia com o Código de Direito Canônico, objetivando olhar para a responsabilidade do batismo, que gera a organização da Igreja, pois o sujeito se torna pessoa com seus direitos e deveres.

“Inerente a essa realidade, a responsabilidade do conceito de fiéis cada um ao seu modo, sua missão, seu exercício, para que possamos chegar a família, ao homem e mulher que se casam e têm a responsabilidade de formar uma família e de dar na família, o sentido da vocação, a responsabilidade que eles têm de zelar pelo matrimônio, enquanto sacramento”, explica o vigário judicial da Diocese de Santo André, Pe. Jean Rafael, que ministrou o curso de orientação sobre a atuação dos agentes pastorais, na acolhida e formação a respeito do matrimônio em seus diversos aspectos; desenvolver o elo entre o bem da família e o bem das pessoas (Evangelii Gaudium); e trabalhar no sentido vocacional da proteção jurídica do matrimônio canônico.

“Nesse encontro de formação para a Pastoral Familiar, que chamamos até de ensaio para uma possível formação de uma Pastoral Judiciária, mas sobretudo dentro dessa responsabilidade das leis da Igreja, das normas da Igreja com os tribunais eclesiásticos, em nossa Diocese de Santo André, sob a vigência e responsabilidade do nosso bispo Dom Pedro Carlos Cipollini, nós enquanto tribunal estamos dando essa conscientização”, recorda Pe. Jean.

Clique aqui e assista cada palestra

 

Alegria no Amor

A data de 19 de março de 2021 também recordou o aniversário de 5 anos da primeira publicação da Exortação Apostólica Pós-Sinodal “Amoris Aletita” do Papa Francisco aos bispos, aos presbíteros e aos diáconos, às pessoas consagradas, aos esposos cristãos e a todos os fiéis leigos  sobre o amor na família.

Em sua introdução, a carta enfatiza que a Alegria no Amor (Amoris Laetitia) que se vive nas famílias é também o júbilo da Igreja. Apesar dos numerosos sinais de crise no matrimónio – como foi observado pelos Padres sinodais – “o desejo de família permanece vivo, especialmente entre os jovens, e isto incentiva a Igreja”. Como resposta a este anseio, “o anúncio cristão sobre a família é verdadeiramente uma boa notícia.”

Clique aqui e leia a íntegra do documento

 

Atividades na Diocese

Uma programação online acontecerá no dia 19 de cada mês, como forma de expressar a devoção a São José e valorizar as famílias na Igreja Particular de Santo André:


  • Veiculação da oração diária à Sagrada Família (inclusive, no ABC Litúrgico para Celebração em Casa);



  • Terço de São José, às 15h;



  • Vídeos curtos com testemunhos organizados pelas coordenações diocesanas resgatando Amoris Laetitia e o 8º Plano Diocesano de Pastoral;



  • Oração à Sagrada Família no Programa Verbum;


A Diocese de Santo André também realizará a transmissão das ações previstas pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e pelo Vaticano dedicadas aos anos de São José e da Família, bem como aprofundar a formação do documento Amoris Laetitia e motivar a participação das paróquias das dez regiões pastorais.

As atividades são articuladas pela Pastoral Familiar (sob a coordenação do casal diocesano Claudenice Gomes Caliari e Aparecido Donizete Caliari) , em conjunto com todo Setor Família (Equipes de Nossa Senhora, Comissão em Defesa da Vida, Comunidade Famílias Nova, Encontro de Casais com Cristo, Movimento Familiar Cristão e Movimento das Famílias – RCC) e apoiada pelo Vicariato para a Pastoral,  Centro de Pastoral e Departamento de Comunicação.

Toda a programação poderá ser acompanhada pelo site: diocesesa.org.br e pelas mídias diocesanas: Facebook , YouTube, Instagram e Twitter.

Leia mais:

Ano “Família Amoris Laetitia”: a evangelização e a busca pela harmonia familiar

Amoris laetitia e São José se cruzam com surpreendente continuidade

Compartilhe:

Mensagem do Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini para a Diocese de Santo André

Dom Pedro Carlos Cipollini celebra 9 Anos na Diocese de Santo André

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO