Diocese de Santo André

Rede Vida: Dom Pedro fala sobre a missa na intenção das 500 mil vítimas da Covid-19 no Brasil

O bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, concedeu nesta terça-feira (22/06), entrevista ao jornal JCTV da Rede Vida para falar sobre a Missa das Exéquias na intenção das mais de 500 mil vítimas da Covid-19 no Brasil.

Com a mensagem de que “Toda Vida Importa” e em comunhão com a Igreja no Brasil, a Diocese de Santo André realiza na próxima sexta-feira (25/06), às 19h30, a celebração eucarística na intenção de todos os falecidos pela Covid-19, que será presidida pelo bispo diocesano com transmissão pelas mídias diocesanas: Facebook e YouTube.

“Nós estamos celebrando esta Santa Missa na intenção dos falecidos e também para confortar todos os familiares, amigos, parentes, porque não são números, são pessoas e o sofrimento é muito grande. Aqui no Grande ABC, que é o território da diocese, nos sete municípios já faleceram 8,7 mil pessoas (dados do consórcio de veículos da imprensa divulgados no último domingo, 20/06)”, informa Dom Pedro, que também é presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).

Assista a entrevista, na íntegra:

Missa das Exéquias
Na conversa com o jornalista Paulo Júnior, o bispo explicou que a missa das exéquias será celebrada conforme está prescrito no ritual da Igreja.  “Vamos também fazer uma prece de encomendação coletiva de todos esses falecidos. É uma missa solene de réquiem para os falecidos vítimas da Covid, de forma que todos aqueles que não puderem rezar pelos seus falecidos poderão fazê-lo, já que será transmitida pelas mídias sociais diocesanas”, reitera.

Toque dos sinos
No último sábado (19/06), paróquias localizadas nas dez regiões pastorais da diocese, nas sete cidades do ABC, promoveram o toque dos sinos em solidariedade às vítimas e familiares que perderam seus entes queridos.  Em abril deste ano, durante o Domingo da Misericórdia, também aconteceu o badalar dos sinos como uma manifestação de sinais de esperança, fé e solidariedade, que recordou à época, as mais de 345 mil vítimas da Covid-19.

Em agosto do ano passado, Dom Pedro presidiu a Missa do Dia dos Pais na intenção das 100 mil vítimas da pandemia. À época, o bispo diocesano manifestou solidariedade às famílias enlutadas naquele momento da pandemia. “Essa Santa Missa também é oferecida em sufrágio das 100 mil vítimas que se foram. Pedimos conforto para os que ficaram. A força e a fortaleza para os cuidadores”, disse.

Leia mais:

Diocese de Santo André realiza missa em memória das 500 mil vítimas da Covid-19 no Brasil nesta sexta (25)

Dom Pedro reza missa pelas mais de 100 mil vítimas da Covid-19 no país

Diocese de Santo André toca os sinos em homenagem às 500 mil vítimas da Covid-19 no Brasil neste sábado (19)

Domingo da Misericórdia: paróquias tocam os sinos em solidariedade às vítimas da Covid-19

Compartilhe:

Mensagem do Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini para a Diocese de Santo André

Dom Pedro Carlos Cipollini celebra 9 Anos na Diocese de Santo André

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO