Diocese de Santo André

Dom Pedro, na Missa de Nossa Senhora do Carmo: Maria, modelo de escuta e prática da Palavra de Deus 

“Com a Palavra de Deus que nós ouvimos e meditamos, Ele vai recriando em nós uma nova criatura, desligada do pecado e ligada no amor, na graça redentora que Ele nos traz em Jesus Cristo. Portanto, essa celebração nos recorda Maria, aquela que é bem aventurada porque acreditou e aceitou o chamado de Deus. A primeira colaboradora na obra da redenção operada por Deus em Jesus Cristo.”

Exaltando a Mãe de Deus como modelo de inspiração para os cristãos, de quem medita a palavra e a coloca em prática, o bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, celebrou na tarde de sexta-feira (16/07), a Santa Missa em honra a Nossa Senhora do Carmo, na Catedral Diocesana, no Centro da cidade andreense.  A celebração contou com a presença reduzida de fiéis, seguindo todas as medidas sanitárias contidas do decreto diocesano, e participações do pároco e vigário paroquial da Catedral Nossa Senhora do Carmo, Pe.Joel Nery e Pe.Flávio José dos Santos, do diácono permanente Renan Evangelista e do secretário episcopal Camilo Gonçalves de Lima. 

Essencial na vida dos cristãos

Na reflexão do Evangelho (Mt 12,46-50), Dom Pedro menciona que Jesus deixa  um grande ensinamento para nós, quando Ele diz aqueles que ouvem a Palavra de Deus e a colocam em prática se tornam seus verdadeiros parentes: “Pois todo aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.

“No fundo, podemos até deduzir que Jesus diz: “quem ouve a Palavra de Deus e a pratica se torna um verdadeiro parente dele, como Maria o é, porque ela é exemplar em ouvir a palavra, meditar a palavra e colocá-la em prática”, salienta. 

Segundo o bispo, essa atitude pode parecer algo tão simples, mas é essencial na vida dos cristãos e das cristãs. “Esse gesto de ouvir, meditar, ruminar a palavra transforma o nosso coração”, frisa.

Devoção a Nossa Senhora do Carmo

Dom Pedro também recordou a história da devoção a Nossa Senhora do Carmo, quando São Simão Stock, o superior geral da Ordem dos Carmelitas, recebe um escapulário das mãos de Maria, durante aparição dela naquele ano de 1251, no Monte Carmelo, e esse escapulário seria usado posteriormente pelos monges, monjas,e demais pessoas que começaram a usá-lo para se consagrar a Cristo e a Nossa Senhora, e viver a espiritualidade baseada na Palavra de Deus.

“Por isso, o escapulário não é um amuleto, mas um sinal de consagração a Jesus através de Maria para ouvir e meditar a Palavra de Deus, constantemente. Esse é o sentido do escapulário. Seguir o itinerário de fé com Maria, nos livrar de todos os males e do perigo do pecado, que é o maior dos perigos”, descreve.

Ao final da celebração, o bispo diocesano abençoou e distribuiu os escapulários aos fiéis e devotos de Nossa Senhora do Carmo.

Solidariedade em tempos de pandemia

De acordo com o bispo da Diocese de Santo André, nestes tempos de pandemia, a esperança em Deus tem nos ajudado a atravessar esse vale sombrio com a presença materna de Maria, que nos acompanha neste itinerário de fé e nunca nos abandona. 

A perseverança e caridade do povo diocesano também tem sido demonstrada em muitos gestos bonitos de partilha e solidariedade aos irmãos mais necessitados, como as campanhas do agasalho e de arrecadação de alimentos encabeçadas pelo Vicariato Episcopal para a Caridade Social, fruto do Sínodo Diocesano, e realizadas por diversas paróquias de nossa diocese. 

“É uma forma muito bonita de prática da verdadeira devoção a Jesus e à Maria, que passa pelos nossos irmãos, principalmente os mais carentes”, complementa Dom Pedro.

Fotos: Pastoral Diocesana da Comunicação

Compartilhe:

Um convite à caridade: o novo livro de Dom Pedro sobre São Vicente de Paulo

nomeacoes

Provisões – 11/09/2024

MENSAGEM À CONCENTRAÇÃO DIOCESANA DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO

Dom Nelson, Bispo Emérito comemora 85 anos no próximo dia 11 de setembro

Mensagem para a Missa do Grito dos Excluídos

Diocese de Santo André se despede do seminarista Eduardo Barbosa Pereira

Nota de Pesar de Dom Pedro pelo falecimento do seminarista Eduardo

Nota de Pesar Seminarista Eduardo Barbosa Pereira

Apostolado da Oração reforça compromisso com a oração em Paranapiacaba

Grito dos Excluídos ecoa pelas ruas de Diadema: 30 anos de luta por justiça social e inclusão