Diocese de Santo André

Diocese de Santo André parabeniza povo de São Bernardo do Campo pelo aniversário de 468 anos da cidade

O município de São Bernardo do Campo comemora 468 anos de história nesta sexta-feira (20/08). E a Diocese de Santo André não poderia deixar de congratular essa cidade que tem uma longa história de evangelização, da presença da Igreja e de um povo engajado no trabalho e na construção de uma sociedade mais justa para todos.

Neste dia, a unidade diocesana se faz presente para rezar principalmente pela saúde e proteção da população, a fim de que as famílias e as pessoas em situação de vulnerabilidade sejam abençoadas com os gestos de caridade e atitude cristã para superarem os efeitos da pandemia da Covid-19.

Paz e proteção à população da cidade

Padre Márcio Damião, administrador paroquial da Paróquia Santa Luzia e Santo Expedito, Bairro Santa Terezinha, Região São Bernardo – Centro, deixou uma mensagem felicitando o povo de São Bernardo do Campo pelos 468 anos de história.

“Deus Pai de misericórdia e bondade infinita. Que conheceis nosso coração, nossas necessidades, nossas famílias. Concedei saúde, paz e proteção ao povo de São Bernardo do Campo, ao celebrar  seus 468 anos sob o patrocínio de São  Bernardo de Claraval e Nossa Senhora da Boa Viagem. Olhai por nosso povo, Senhor! E concedei a vossa benção. Amém!”

Orações pelas vocações e bençãos ao povo de Deus

Uma benção especial aos habitantes da cidade são-bernardense também foi enviada pelo padre Júlio Miguel, missionário redentorista e administrador paroquial da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, do Bairro Alves Dias, na Região São Bernardo – Anchieta.

“Estamos vivenciando o mês de agosto, o mês em que a Igreja nos convida a intensificar nossas orações sobre as vocações. Vocação é um chamado de Deus. E é muito importante acolhermos esse chamado do Senhor e assumirmos bem a nossa missão no mundo. Já celebramos a Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem e hoje é o dia de São Bernardo de Claraval, e é também o dia em que comemoramos os 468 anos da cidade de São Bernardo do Campo. São muitas coisas boas acontecendo em nossas vidas. Por isso, digamos com a Virgem Maria, o Senhor fez em nós maravilhas e Santo é o seu nome.”

“Oremos: Deus e Senhor Nosso, pela intercessão de Nossa Senhora da Boa Viagem e de São Bernardo de Claraval, derrama sobre os habitantes de São Bernardo do Campo e sobre todo o povo que confia em vós, a tua benção e a tua proteção para que tenhamos vida e vida em plenitude. Em Nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo. Amém!”

Relação entre a Diocese e São Bernardo

A Igreja Particular de Santo André tem uma forte ligação com a cidade são-bernardense, no que tange à evangelização e à justiça social. Ao lado de São Caetano, o município recebeu a presença dos monges beneditinos no início do século XVIII. De lá para cá, se passarem 300 anos, a Igreja Matriz da cidade – hoje Basílica Menor da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem – já é bicentenária e foi palco de lutas pela democracia na época da ditadura militar, entre as décadas de 1970 e 1980. O município conta com um santuário, um oratório, 28 paróquias – a caçula instalada em 2019, a Imaculada Conceição Aparecida – e 86 comunidades e capelas divididas em três regiões pastorais (Centro, Anchieta e Rudge Ramos). Além disso, o Santuário Nossa Senhora Aparecida, no Bairro Pauliceia, celebra o jubileu de ouro de criação da paróquia, no início da década de 1970, no mesmo dia do aniversário do município.

Sobre São Bernardo de Claraval

São Bernardo de Claraval é celebrado no mesmo dia da cidade. O abade francês, que viveu entre os anos de 1090 e 1153, é um exemplo de conversão e determinação, resistindo as tentações e deixando um legado de santidade. É o padroeiro das causas difíceis.

Sobre o município

São Bernardo do Campo é uma cidade conhecida pelo seu protagonismo no trabalho, por meio da instalação das montadoras e metalúrgicas, e pela sua grandiosidade, sendo o quarto mais populoso do estado de SP com aproximadamente 845 mil habitantes (2020). Também se notabiliza pela extensão territorial, com grande área de mananciais, a Represa Billings e a Rodovia Anchieta, que liga a capital paulista, o Grande ABC e a Baixada Santista.

Tradição nos esportes, cultura, gastronomia e turismo também são destaques. Uma cidade que tem forte ligação com os imigrantes que ajudaram no desenvolvimento da região, através do crescimento econômico com a industrialização e prestação de serviços.

Compartilhe:

nomeacoes

Decretos e Provisões – 13/09/2024

Um convite à caridade: o novo livro de Dom Pedro sobre São Vicente de Paulo

nomeacoes

Provisões – 11/09/2024

MENSAGEM À CONCENTRAÇÃO DIOCESANA DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO

Dom Nelson, Bispo Emérito comemora 85 anos no próximo dia 11 de setembro

Mensagem para a Missa do Grito dos Excluídos

Diocese de Santo André se despede do seminarista Eduardo Barbosa Pereira

Nota de Pesar de Dom Pedro pelo falecimento do seminarista Eduardo

Nota de Pesar Seminarista Eduardo Barbosa Pereira

Apostolado da Oração reforça compromisso com a oração em Paranapiacaba