Diocese de Santo André

Dom Pedro celebra rito de dedicação do novo altar da Paróquia Santa Cruz: “símbolo de Jesus Cristo”

Um momento marcante para toda a comunidade da Paróquia Santa Cruz, que completou 60 anos de história em 2021! Como parte da programação da Festa da Exaltação da Santa Cruz, o bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, presidiu na manhã de domingo (12/09), uma celebração especial com o rito de dedicação do novo altar fixo de pedra, da igreja localizada na Avenida Dom Pedro I, nº40, Bairro Silveira, na Região Santo André – Leste.

“O altar é símbolo de Jesus Cristo, pedra viva, símbolo da nossa fé, da nossa salvação. O altar, quando consagrado, não deve ser mais removido, modificado. Toda igreja deve ter um altar consagrado, de pedra, porque simboliza Cristo, a pedra angular da construção de Deus, que é a Igreja”, salienta Dom Pedro, ao falar da tradição secular na Igreja que prescreve a consagração do altar e também a dedicação do local de culto.
*

Rito da dedicação
Logo no início da missa, o bispo diocesano concedeu a benção e aspergiu a água benta sobre o povo e o altar; após a homilia de Dom Pedro, a ladainha de todos os santos foi cantada como parte do rito; em seguida, o bispo fez a oração de dedicação do novo altar e ungiu o local com o óleo do Crisma; na sequência, Dom Pedro acendeu o incenso sob o altar em sinal de elevação das orações a Deus e realizou a incensação do altar; com o óleo enxugado e o revestimento do altar, seguiu-se o rito da iluminação, com as velas sendo acesas pelo pároco Pe. João Ruiz Asahi, antes da liturgia eucarística.
*

O altar é símbolo de Jesus Cristo
Durante a homilia, Dom Pedro aprofundou as simbologias do altar, do amor ao serviço “aprendemos a servir e a partilhar o pão, como diz a segunda leitura (Tg 2, 14-18), sobre colocar a nossa fé ser colocada em prática, se traduzir em obras”, do sacerdote que preside a eucaristia, “Ele age ‘in persona christi’, consagra o pão e o vinho, o sacrifício que Jesus fez no calvário e que se prolonga em cada missa celebrada”, e do local final para a comunidade aprender e fortificar-se no caminho da fé como Igreja.

“Jesus veio ao mundo provar o amor de Deus por nós. Esse altar honra a memória dessa paróquia e é um símbolo da comunidade, pedra viva na Casa do Senhor. A eucaristia tem a dimensão de sacrifício, mas também de festa. Por isso, o altar também simboliza o banquete da eternidade, onde estaremos com Deus, numa festa que não tem fim”, sintetiza.
*

Mensagem aos paroquianos
Por fim, Dom Pedro disse que essa data marcará certamente a vida da comunidade paroquial e deixou uma mensagem de perseverança aos paroquianos. “Que a consagração desse altar seja um momento de estímulo para a comunidade, de ânimo, de encorajamento um para com os outros, fim de que essa comunidade cresça, persevere e seja sempre fiel, e que a partir deste altar, Jesus presente no meio de nós e a fé no amor de Deus por nós fortaleça-nos a perseverar a cada dia, não obstante os obstáculos que aparecem. Deus nos ama e nesse altar está a prova desse amor, porque Deus nos dá a vida e nos alimenta”, finaliza.

Com a presença de fiéis, a missa foi concelebrada pelo pároco Pe. João Ruiz Asahi e contou também com a presença do secretário episcopal Pe. Camilo Gonçalves de Lima. A Solenidade da Exaltação da Santa Cruz acontece nesta terça (14/09), às 19h30.
*

Emoção e gratidão da comunidade
Com 43 anos de união matrimonial, o casal Luiz Marques Ferreira, 67 anos, e Maria Francisca Aparecida Ferreira, 62 anos, frequenta a paróquia há mais de quatro décadas e não escondeu a emoção de presenciar esse ato cheio de simbolismo para toda a comunidade.  “Um orgulho muito grande fazer parte desta paróquia. Nossos três filhos foram batizados aqui, fizeram a primeira comunhão, foram crismados, dos quatro netos, três foram batizados aqui. Hoje, com essa celebração da benção do altar, nos enche de orgulho”, afirma Luiz. “Senti muita luz, o que representa a cerimônia, o acontecimento, muito amor no coração, muita paz para nós, paroquianos”, complementa Maria.

Por sua vez, Marco Antônio Novaes, 36 anos, que participa da comunidade há 15 anos, ficou admirado com a beleza do rito da celebração. “É a primeira vez que acompanho. Um rito muito lindo, maravilhoso. Agora é continuar perseverando! Esse altar ficará fixo para as próximas gerações”, sintetiza.

Mais informações sobre as celebrações e atividades na Paróquia Santa Cruz através do telefone: 4972-1783 e WhatsApp: 95680-9030.

Leia mais

Paróquia Santa Cruz celebra Jubileu de Diamante: 60 anos de história em Santo André

Compartilhe:

Mensagem do Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini para a Diocese de Santo André

Dom Pedro Carlos Cipollini celebra 9 Anos na Diocese de Santo André

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO