Dom Pedro celebra rito de dedicação do novo altar da Paróquia Santa Cruz: “símbolo de Jesus Cristo”

Um momento marcante para toda a comunidade da Paróquia Santa Cruz, que completou 60 anos de história em 2021! Como parte da programação da Festa da Exaltação da Santa Cruz, o bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, presidiu na manhã de domingo (12/09), uma celebração especial com o rito de dedicação do novo altar fixo de pedra, da igreja localizada na Avenida Dom Pedro I, nº40, Bairro Silveira, na Região Santo André – Leste.

“O altar é símbolo de Jesus Cristo, pedra viva, símbolo da nossa fé, da nossa salvação. O altar, quando consagrado, não deve ser mais removido, modificado. Toda igreja deve ter um altar consagrado, de pedra, porque simboliza Cristo, a pedra angular da construção de Deus, que é a Igreja”, salienta Dom Pedro, ao falar da tradição secular na Igreja que prescreve a consagração do altar e também a dedicação do local de culto.

Rito da dedicação
Logo no início da missa, o bispo diocesano concedeu a benção e aspergiu a água benta sobre o povo e o altar; após a homilia de Dom Pedro, a ladainha de todos os santos foi cantada como parte do rito; em seguida, o bispo fez a oração de dedicação do novo altar e ungiu o local com o óleo do Crisma; na sequência, Dom Pedro acendeu o incenso sob o altar em sinal de elevação das orações a Deus e realizou a incensação do altar; com o óleo enxugado e o revestimento do altar, seguiu-se o rito da iluminação, com as velas sendo acesas pelo pároco Pe. João Ruiz Asahi, antes da liturgia eucarística.

O altar é símbolo de Jesus Cristo
Durante a homilia, Dom Pedro aprofundou as simbologias do altar, do amor ao serviço “aprendemos a servir e a partilhar o pão, como diz a segunda leitura (Tg 2, 14-18), sobre colocar a nossa fé ser colocada em prática, se traduzir em obras”, do sacerdote que preside a eucaristia, “Ele age ‘in persona christi’, consagra o pão e o vinho, o sacrifício que Jesus fez no calvário e que se prolonga em cada missa celebrada”, e do local final para a comunidade aprender e fortificar-se no caminho da fé como Igreja.

“Jesus veio ao mundo provar o amor de Deus por nós. Esse altar honra a memória dessa paróquia e é um símbolo da comunidade, pedra viva na Casa do Senhor. A eucaristia tem a dimensão de sacrifício, mas também de festa. Por isso, o altar também simboliza o banquete da eternidade, onde estaremos com Deus, numa festa que não tem fim”, sintetiza.

Mensagem aos paroquianos
Por fim, Dom Pedro disse que essa data marcará certamente a vida da comunidade paroquial e deixou uma mensagem de perseverança aos paroquianos. “Que a consagração desse altar seja um momento de estímulo para a comunidade, de ânimo, de encorajamento um para com os outros, fim de que essa comunidade cresça, persevere e seja sempre fiel, e que a partir deste altar, Jesus presente no meio de nós e a fé no amor de Deus por nós fortaleça-nos a perseverar a cada dia, não obstante os obstáculos que aparecem. Deus nos ama e nesse altar está a prova desse amor, porque Deus nos dá a vida e nos alimenta”, finaliza.

Com a presença de fiéis, a missa foi concelebrada pelo pároco Pe. João Ruiz Asahi e contou também com a presença do secretário episcopal Pe. Camilo Gonçalves de Lima. A Solenidade da Exaltação da Santa Cruz acontece nesta terça (14/09), às 19h30.

Emoção e gratidão da comunidade
Com 43 anos de união matrimonial, o casal Luiz Marques Ferreira, 67 anos, e Maria Francisca Aparecida Ferreira, 62 anos, frequenta a paróquia há mais de quatro décadas e não escondeu a emoção de presenciar esse ato cheio de simbolismo para toda a comunidade.  “Um orgulho muito grande fazer parte desta paróquia. Nossos três filhos foram batizados aqui, fizeram a primeira comunhão, foram crismados, dos quatro netos, três foram batizados aqui. Hoje, com essa celebração da benção do altar, nos enche de orgulho”, afirma Luiz. “Senti muita luz, o que representa a cerimônia, o acontecimento, muito amor no coração, muita paz para nós, paroquianos”, complementa Maria.

Por sua vez, Marco Antônio Novaes, 36 anos, que participa da comunidade há 15 anos, ficou admirado com a beleza do rito da celebração. “É a primeira vez que acompanho. Um rito muito lindo, maravilhoso. Agora é continuar perseverando! Esse altar ficará fixo para as próximas gerações”, sintetiza.

Mais informações sobre as celebrações e atividades na Paróquia Santa Cruz através do telefone: 4972-1783 e WhatsApp: 95680-9030.

Paróquia Santa Cruz celebra Jubileu de Diamante: 60 anos de história em Santo André