Coleta Missionária acontece nos dias 23 e 24 de outubro em todas as paróquias da Diocese de Santo André

No fim de semana em que será celebrado o Dia Mundial das Missões, a Coleta Missionária será realizada nos dias 23 e 24 de outubro (sábado e domingo), em todas as paróquias da Diocese de Santo André, como uma expressão fraterna de todo o povo, através da oração e da colaboração ao Fundo Universal de Caridade.

Segundo as Pontifícias Obras Missionárias (POM), o gesto concreto é destinado de forma integral para a missão da compaixão, sendo que 80% dos recursos são enviados à Congregação para Evangelização dos Povos que faz circular um fundo universal de solidariedade, mantendo 1.050 dioceses nas periferias mais necessitadas do mundo. Os 20% restantes ficam no Brasil e mantêm os trabalhos das Pontifícias Obras Missionárias, compondo uma rede mundial de oração e caridade a serviço do Papa e da Missão da Igreja.

De acordo com o assessor diocesano do COMIDI (Conselho Missionário Diocesano), Pe. Osvy José Guilarte Figuera, as ofertas são fundamentais para que os missionários possam continuar desenvolvendo os trabalhos nos cinco continentes. “No próximo fim de semana teremos o Dia Mundial das Missões. Convido a todos para sermos generosos, a fim de que a missão continue. Se nós aqui no Brasil, que estamos passando dificuldades, imagine aqueles missionários que estão trabalhando em lugares que não tem luz, não tem água. Então, precisamos da ajuda de vocês. A Igreja precisa da solidariedade de vocês!”, conclama o sacerdote.

A Coleta Missionária é uma iniciativa que integra a Campanha Missionária 2021, que acontece no mês de outubro em todo o Brasil, por meio das Pontifícias Obras Missionárias, com o objetivo de promover a animação e cooperação com os territórios de missão nos cinco continentes. O tema deste ano é “Jesus Cristo é Missão!” e a inspiração bíblica no lema que nos provoca para a missão: “Não podemos deixar de falar sobre o que vimos e ouvimos (At 4,20)”.

8º Plano de Pastoral
A ação atende ao 8º Plano Diocesano de Pastoral, através do itinerário 5: que tem como objetivo desenvolver a consciência missionária em todas as pastorais, movimentos e associações. O fortalecimento dos conselhos missionários, a formação e a integração de todos são atividades previstas para este fim; e o itinerário 8, como um gesto concreto de solidariedade e colaboração com a continuidade das missões.

Novena Missionária
Pelo segundo ano consecutivo, a Novena Missionária Diocesana 2021 acontece no formato online. Começa nesta quarta-feira (20/10) e prossegue até a quinta-feira (28/10) da próxima semana. As transmissões online acontecerão pelas mídias diocesanas, sempre às 20h, pelo Facebook e YouTube. Participe!

Mês Missionário 2021: confira a programação completa na Diocese de Santo André

Ação Missionária, 8º Plano de Pastoral e Fratelli Tutti: a prática da sinodalidade e da Igreja em saída

Dom Pedro: “Imitar Jesus Cristo, no serviço e no amor aos irmãos é dever e missão de todo batizado”