Dom Pedro apresenta formação sobre a Conversão Pastoral da Paróquia aos candidatos ao diaconado permanente

O bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini apresentou na noite de segunda (25/10), formação online aos candidatos ao diaconado permanente da Diocese de Santo André sobre o tema Renovação da Paróquia, baseado no Documento 100 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) Comunidade de Comunidades: uma Nova Paróquia, a conversão pastoral da paróquia. A reunião também contou com a participação do vice-diretor da Escola Diocesana Santo Efrém Diácono, Diác. Wagner Innarelli.

Após a oração inicial, Dom Pedro em sua fala, destacou muito bem acerca da Conversão Paroquial. Citou o que diz o Documento de Aparecida sobre a Paróquia e essa Nova Paróquia que o Documento 100 nos apresenta, necessita de uma conversão pessoal e comunitária. E através da conversão pastoral, que é provocada pela Palavra de Deus, só será possível se deixar de ser pastoral de manutenção e ser a pastoral missionária. Ser a Igreja em saída que o Papa Francisco muito bem destacou na Exortação Apostólica  Evangelii Gaudium.

Somos convidados a transformar as estruturas
Cumprindo estágio pastoral na Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, no Bairro Ferrazópolis, na Região São Bernardo – Centro, Salustiano Alves Viana Júnior, enfatizou que o documento 100 da CNBB. Comunidade de Comunidades: uma nova paróquia, ajuda os candidatos ao diaconado a vivenciar e compreender as diversas realidades encontradas nas paróquias onde são realizados os estágios pastorais.

“Vemos um povo sedento por formação. Somos convidados a transformar as estruturas, deixando aquela zona de conforto, principalmente neste período terrível que estamos enfrentando, é necessário preparar os agentes para que seja essa Igreja que acolhe de braços abertos aqueles que estão afastados, aqueles que estão sofrendo seja por conta do luto, seja por questões necessárias. Temos que ser a Igreja em caminhada e apontar a esses irmãos e irmãs, que o Senhor será tudo em todos (1Cor 15,28)”, elucida.

Rede de comunidades que formam um só organismo
Realizando estágio pastoral na Quase Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Bairro Casa Grande, em Diadema – após passagem pela Paróquia Cristo Rei, na mesma cidade – Robin Dominicio Januário avaliou que um ponto interessante do encontro foi quando Dom Pedro salientou que a Paróquia não é só a Igreja Matriz, a igreja costumeiramente dita de central, mas todas as comunidades que a circundam.

“A paróquia é, portanto, rede de comunidades que formam um só organismo com toda diocese. Para levar adiante essa mentalidade de renovação que nossa Igreja precisa e o Documento nos interpela, é necessário estar a serviço da comunidade, bem como em contato com a Palavra de Deus, enraizá-la na experiência concreta das nossas comunidades, para anunciar Jesus, caminho verdade e vida”, sintetiza.

Passos importantes rumo à ordenação diaconal
No dia 25 de julho de 2021, 16 candidatos ao diaconado permanente receberam os ministérios de leitor e acólito durante a Santa Missa celebrada por Dom Pedro, na Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem – Basílica Menor, no Centro de São Bernardo do Campo.

Certamente um momento único na vida daqueles que se comprometeram com a missão do serviço à Igreja, da caridade e do amor ao povo de Deus. É a última etapa antes da ordenação diaconal, que será agendada em breve. Foram instituídos nos leitorato e o acolitato, os seguintes postulantes ao diaconado: Carlos Caviola Foiani, Eduardo de Alcântara, Fabiano Roque Barreiros, Gilberto Cavignato, Guido Evaristo Roggi, Haroldo Bezerra, João Oliveira dos Santos, João Ribeiro de Souza, José Antonio Micheias, José Carlos Denove, Marcio Giovani Buttignol, Robin Dominicio Januário, Salustiano Alves Viana Júnior, Sandro Alex Bermudes, Sidnei Antoniasi e Silvio Bezerra da Silva.

Dom Pedro aos candidatos ao diaconado permanente: uma Igreja sinodal que forma discípulos de Cristo

Rumo ao ministério diaconal: 16 candidatos recebem ministérios de leitor e acólito na Diocese

Quer ser diácono? Saiba mais sobre a Escola Diaconal da Diocese

Santo Efrém: patrono da Escola Diaconal e inspiração para a missão dos diáconos