O DNJ (Dia Nacional da Juventude) 2021 teve início no último sábado (23/10), em duas regiões pastorais da Diocese de Santo André: Santo André – Centro e Diadema. Com o lema “Que sejam um!” (Jo 17,21), a proposta apresenta um convite à unidade, “que sejamos um em Cristo para que todos os jovens tenham vida”. Mais duas regiões (Santo André – Leste e Mauá) realizarão o DNJ neste fim de semana.
A realização do DNJ 2021 também marca a retomada das atividades presenciais com a juventude – após o último decreto diocesano assinado pelo bispo Dom Pedro Carlos Cipollini, no dia 29 de setembro – respeitando todos os protocolos sanitários (uso de máscaras, álcool em gel, distanciamento físico) com uma programação de missas, pregações, louvores e adorações eucarísticas. Participe deste grande momento de confraternização, reflexão, evangelização e missão!
*
Região Diadema
Cerca de 60 jovens participaram do DNJ organizado pelo Setor Juventude da Paróquia Imaculada Conceição, a Igreja Matriz de Diadema. O encontro foi organizado em três momentos. Na parte da manhã iniciando às 8h ocorreu café da manhã e missão. Na missão, a juventude organizou as doações feitas ao Mensageiros do Amor, pastoral de rua. Na parte da tarde aconteceu a Catequese com o assessor diocesano do Setor Juventude, Pe. Alex Sérgio, que abordou o lema do DNJ “Que sejam um!” (Jo 17,21). E logo após conduziu a adoração.
Às 16h, os jovens participaram da celebração com o Pe.Dayvid da Silva, que anunciou a estruturação do Setor Juventude Paroquial. E após a missa todos foram surpreendidos com uma noite de louvor, com música e convivência.
*
Região Santo André – Centro
Os jovens se reuniram durante a noite na Paróquia Santa Luzia e São Carlos Borromeu, na Vila Príncipe de Gales, em Santo André. O encontro se dividiu em três fases: a recepção dos jovens com muita animação, logo depois um momento de oração e uma esquete.
Também houve uma pregação com o lema do DNJ “Que sejam um!” (Jo 17,21), conduzido por uma irmã religiosa da comunidade, que falou como temos que ser unidos com o próximo para evangelizar e cada vez mais sermos semelhantes a Cristo. Em seguida ocorreu uma adoração eucatistica com o Pe. Vinícius Ferreira Afonso O assessor diocesano do Setor Juventude,Pe. Alex Sérgio, também compareceu à atividade.
“Um momento lindo em que todos os jovens saíram felizes, com os corações livres, leves e evangelizados, pois esse era o objetivo final”, comenta o coordenador diocesano do Setor Juventude, Wellington Ferreira.
*
Confira a agenda dos próximos encontros do DNJ:
Região Mauá
Data: 30/11 (sábado)
Horário: das 13h às 17h, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Jd Zaira – entrada 1 kg de alimento e das 17h às 22h na Paróquia São Vicente de Paulo – Pq São Vicente
Região Santo André – Leste
Data: 31/10 (domingo)
Horário: 13h às 19h. Santa Missa (18h)
Local: Paróquia São Jorge – Travessa Mauá, 121 – Cidade São Jorge – Santo André
8º Plano de Pastoral
O DNJ 2021 será realizado em ambos formatos: presencial e online, atendendo ao 8º Plano Diocesano de Pastoral, por meio do itinerário 1, que destaca o objetivo de fortalecer a comunhão e o sentimento de pertença. Propõe um novo olhar sobre as atividades que já são realizadas, de forma que possam promover a convivência comunitária, a interação entre os agentes de pastoral e uma vida comunitária orante. Neste itinerário são realizados momentos de fé e reflexão, através da organização de manhãs de espiritualidade, tardes de oração, missas e adorações eucarísticas e noites de meditação sobre a Palavra de Deus.
Sobre o DNJ
O DNJ surgiu em 1985, durante o Ano Internacional da Juventude, promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas), e se tornou uma atividade permanente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), ao longo das últimas três décadas e meia.
Sobre o Setor Juventude
O Setor Juventude é o espaço que articula, convoca e propõe orientações para a Evangelização da Juventude, respeitando o protagonismo juvenil, a diversidade dos carismas, a organização e a espiritualidade para a unidade das forças ao redor de algumas metas e prioridades comuns (CNBB, Doc. 85, n.193) à luz do documento 85 “Evangelização da Juventude”, das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil e do Documento de Aparecida.
O assessor diocesano do Setor Juventude é o Pe. Alex Sérgio da Silva, e o coordenador diocesano do Setor Juventude, Wellington Ferreira.
Fotos: Setor Juventude