No Ano de São José, imagem peregrina emociona fiéis e propaga devoção ao patrono universal da Igreja

“Valei-nos, São José!” A imagem de São José retornou a sua igreja de origem, a paróquia do Bairro Baeta Neves, na Região São Bernardo – Centro, na tarde de sábado (30/10), após percorrer itinerário de peregrinação levando bençãos e graças em três paróquias da Região Santo André – Centro durante o mês de outubro.

A representação do padroeiro universal da Igreja foi entregue pelos fiéis e pelo pároco da Paróquia Santa Rita de Cássia, Pe. Tiago Sibula, que realizou a Oração de São José, no encerramento da missa presidida pelo pároco anfitrião, Pe. Jean Rafael Eugênio Barros, que finalizou a programação da peregrinação.

“Acolhemos a imagem de São José peregrino, que saiu daqui no dia 9 de outubro e está retornando no dia 30 de outubro para estar conosco em nossa comunidade paroquial, fazendo deste momento, um momento celebrativo para alcançarmos o projeto de Deus, como realidade da graça e da santificação na vida de todos nós”, disse Pe. Jean.

Ano de São José e 8º Plano de Pastoral
A iniciativa fez parte das ações do Ano de São José convocado pelo Papa Francisco, por meio da Carta Apostólica Patris Corde, e vivenciado pela Igreja em todo o mundo até o dia 8 de dezembro de 2021. A ação também integra a programação das atividades do Mês Missionário e atende aos itinerários 1 (objetivo de fortalecer a comunhão e o sentimento de pertença, propõe um novo olhar sobre as atividades que já são realizadas, de forma que possam promover a convivência comunitária, a interação entre os agentes de pastoral e uma vida comunitária orante) e 7 (visitas missionárias de forma integrada para levar o Evangelho de Jesus Cristo a todos) do 8º Plano Diocesano de Pastoral.

Sobre a peregrinação da imagem
No dia 9 de outubro (sábado), a imagem peregrina de São José saiu em carreata da Paróquia São José (Bairro Baeta Neves, em São Bernardo) em direção à Paróquia Jesus Bom Pastor (Jardim Bom Pastor). Lá permaneceu até o dia 16 de outubro (sábado), quando foi enviada à Paróquia Santa Luzia e São Carlos Borromeu (Vila Príncipe de Gales). No dia 23 de outubro (sábado), a imagem chegou à Paróquia Santa Rita de Cássia (Bairro Pinheirinho). No dia 30 de outubro, último sábado do mês, a representação peregrina de São José retornou à paróquia dedicada ao padroeiro universal da Igreja, no Bairro Baeta Neves, em São Bernardo. Durante as semanas, as paróquias realizarão atividades em louvor a São José, como missas, terços e momentos oracionais.

Papa convoca o “Ano de São José”

Ano de São José: o dom das indulgências e a importância da devoção

São José, o homem nos planos de Deus

A importância da missão de São José na Sagrada Família e no Mistério da Salvação