Conheça o Padre Ricardo, que chega para assumir missão na Paróquia Santa Rita de Cássia, em Diadema

A Diocese de Santo André acolhe o Pe. Ricardo Alexandre Pinto, presbítero incardinado na Diocese de São Carlos (SP) e cedido como missionário, mediante convênio entre as duas dioceses por três anos, que assumirá no próximo dia 9 de novembro (terça), às 19h30, a função de administrador paroquial da Paróquia Santa Rita de Cássia, na Vila São José, em Diadema, na posse canônica que será realizada pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini.

Pe. Ricardo afirma que está animado com a nova missão e pronto para pastorear o povo de Deus na cidade diademense. “Minha expectativa está elevada, pois sinto no coração o grande desejo em ser um bom padre, me fazendo irmão com os irmãos”, salienta o presbítero de 45 anos e com experiência de sete anos e meio de sacerdócio.

A vocação para o sacerdócio
Filho mais velho de Antonio Borges Pinto (in memoriam) e Aparecida Rosa Pereira Pinto, Pe. Ricardo tem mais dois irmãos: Fabiana e Reginaldo. Natural de Araraquara, no interior do estado de São Paulo, ele recorda que a vocação para o sacerdócio surgiu durante a infância. “Desde criança sinto no meu coração o desejo em ser padre, lembro-me que desde pequeno “brincava” de celebrar Missa e fazer Casamento, sempre tendo apoio e orações de minha família, católica e praticante”, confidencia Pe. Ricardo, ao revelar que seria maquinista de trem, caso Deus não tocasse seu coração para a vida presbiteral. O sacerdote relembra também que trabalhou como fiscal na extinta Companhia Tróleibus Araraquara, antes de ser ordenado.

Iniciou os estudos no seminário, no ano de 1993, na Congregação do Santíssimo Redentor, onde cursou o Ensino Médio e um ano de Postulantado. “Entrei para a Diocese de São Carlos no ano 1997 e aí por diante deu-se minha caminhada vocacional. Fiz uma experiência Missionária em uma Comunidade de Vida e Aliança “Jesus Cristo Sofredor” e em seguida retomei os estudos formativos para o sacerdócio”, afirma.

Foi ordenado presbítero no dia 23 de maio de 2014, na cidade de Araraquara, na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, pela imposição das mãos de Dom Paulo Sérgio Machado, atualmente bispo emérito da Diocese de São Carlos.

Amante de leitura e da história
Pe. Ricardo aprecia um bom livro, sendo um amante de leitura e formação pessoal. “Me sinto uma pessoa eclética, leio variados gêneros literários, porém algo que me chama atenção é História da Salvação e Escatologia (com ênfase na morte)”, recomenda. Sobre filmes, um particularmente chamou a atenção do sacerdote: “Minha Vida” (direção de Bruce Joel Rubin, com Michael Keaton e Nicole Kidman), lançado em 1993. “Um filme que mostra o valor que devemos dar à nossa existência, enquanto fazedores de história”, destaca.

Em relação a esportes, Pe. Ricardo diz não ter uma modalidade preferida, nem torcer para um clube de futebol. “Para mim, isso é um gosto que se adquire desde criança e cultivado na juventude, e como já estava no seminário, nunca pensei sobre o assunto, ou melhor, torço para aquele que vence”, elucida.

Sobre a passagem bíblica marcante em sua vida e que procura colocar em prática, Pe. Ricardo indica a seguinte: “Porque eu quero misericórdia e não sacrifício” (Oséias 6,6).

Saiba mais sobre o Pe. Ricardo:
Nome completo: Padre Ricardo Alexandre Pinto
Data de Nascimento: 13/01/1976
Cidade Natal: Araraquara (SP)
Formação: Filosofia pelo Instituto de Filosofia Santo Tomás de Aquino, em São Carlos, e validado o Curso pela Faculdade Entre Rios, como bacharel. Os estudos teológicos ocorreram na PUCC (Pontifícia Universidade Católica de Campinas). Possui Pós Graduação “Lato Sensu” em Teologia e o Pensamento Religioso pela Faculdade Metropolitana Ribeirão Preto/SP.
Ordenação Diaconal: dia 14 de junho de 2013, na Cidade de Matão, Paróquia São José, no pela imposição das mãos de Dom Fernando Mazon (bispo emérito de Piracicaba).
Ordenação Presbiteral: dia 23 de maio de 2014, na cidade de Araraquara, na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, pela imposição das mãos do bispo diocesano (hoje emérito) Dom Paulo Sérgio Machado.
Atuação nas paróquias: na Diocese de São Carlos, nas cidades de Ribeirão Bonito, Trabiju, Gavião Peixoto, Araraquara, São Carlos, Barra Bonita e Araraquara novamente, como Vigário Coadjutor na Paróquia Nossa Senhora Aparecida (atualmente).
Atuação na Diocese de São Carlos: foi assessor Diocesano junto ao Regional Sul I da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), da Pastoral da Saúde; Assessor Eclesiástico do Movimento Cursilho de Cristandade (nível diocesano e regional) e Capelão Militar Voluntário por cinco anos.