Diocese de Santo André

Padre Alex Sandro renova missão e assume como reitor do Santuário Nossa Senhora Aparecida

O ano de 2022 chegou acompanhado de uma boa notícia para os fiéis e devotos da padroeira do Brasil no Grande ABC. Na manhã de domingo (02/01) em que foi celebrada a Solenidade da Epifania do Senhor, o procurador e ecônomo diocesano Pe. Alex Sandro Camilo, 44 anos, renovou a missão no Santuário Nossa Senhora Aparecida, no Bairro Paulicéia, na Região São Bernardo – Rudge Ramos, ao ser empossado como reitor durante a celebração eucarística presidida pelo bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini. 

À frente do santuário desde dezembro de 2015, o presbítero agradeceu o apoio do bispo, do clero e de todos os diocesanos na condução dos trabalhos por uma Igreja cada vez mais acolhedora e missionária, como recorda o próprio Sínodo Diocesano (2016-2017).

“Queridos irmãos e irmãs da Diocese de Santo André! Hoje (domingo), eu renovei na presença do senhor bispo diocesano, o meu período aqui no santuário por mais uma etapa, por mais seis anos, e assumi consequentemente a função de reitor. É um momento especial , de serviço, de doação de vida, de entrega, mas principalmente um serviço de evangelização em prol da Igreja, em toda a nossa diocese, em prol de todos os peregrinos que aqui recorrem para viverem a sua fé. Que Deus derrame muitas bençãos sobre nós, sobre o nosso ano de 2022 e que esse santuário mariano seja sempre uma inspiração e um modelo para vivermos, a exemplo de Maria, a nossa fé em Jesus Cristo”, disse, em mensagem, o pároco-reitor do Santuário Nossa Senhora Aparecida.

Após o Rito da Comunhão, Pe. Alex fez o juramento de fidelidade, assinou a ata de posse e recebeu das mãos de Dom Pedro, a peregrineta com friso vermelho (usada sobre o hábito talar – batina), como sinal distintivo de sua missão e tarefa. 

A atuação do reitor

Dom Pedro salientou que o santuário tem na pessoa de seu reitor, a liderança capaz de organizar as múltiplas atividades que se desenvolvem neste espaço sagrado. “O reitor é o responsável pelas celebrações litúrgicas, pela evangelização e pastoral desenvolvidas no santuário, e também pela administração do mesmo. Sendo este santuário também a igreja matriz da paróquia, o reitor deve harmonizar as atividades de forma que tudo concorra para o bem dos fiéis e a glória de Deus”, destaca o bispo.

Santuário cristão, identidade e missão

Antes do juramento de fidelidade e da assinatura da ata da posse do Pe. Alex, Dom Pedro aprofundou os significados da identidade e missão do santuário à assembleia presente na celebração eucarística, em sintonia com as tarefas e atuação do reitor na administração do templo católico. “Por sua própria natureza, o santuário é um lugar sagrado onde a proclamação da Palavra de Deus, a celebração dos Sacramentos, em particular da Reconciliação e da Eucaristia, e o testemunho da caridade exprimem o grande compromisso da Igreja para com a evangelização”, sintetiza. 

Sobre a identidade específica do santuário, essa decorre da natureza própria dos santuários cristãos (cf cân. 1230). Esta identidade está modelada pelos traços fundamentais da mensagem do evangelho, associada ao evento que deu origem ao santuário. “Neste santuário é o encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida nas águas do Rio Paraíba, e a experiência espiritual que viveram os três pescadores que a encontraram: a afirmação do primado de Deus com o convite a adorar o mistério do seu amor trinitário; o anúncio da misericórdia divina que se inclina sobre os sofrimentos da humanidade; a denúncia do mal e o apelo à conversão dos corações a Deus; a oração, particularmente pela paz no mundo; e a misericórdia para com os fracos e desamparados”, elucida Dom Pedro.

Em relação à missão do santuário, que tem como objetivo geral conduzir o ser humano ao reconhecimento e à adoração do Deus Santo, Uno e Trino, o bispo da Diocese de Santo André enumerou alguns aspectos como acolher os peregrinos católicos para um encontro propício com Deus, bem como membros de outras confissões cristãs e outras religiões, que procuram neste espaço expressões válidas de cultura e enriquecimento humano; anunciar a Palavra de Deus e apresentar a mensagem cristã da Boa Nova da salvação em Jesus Cristo; ser lugar privilegiado da celebração comunitária da fé, especialmente nos sacramentos da Eucaristia e da Reconciliação; ser espaço de solidariedade, através de obras de caridade e de misericórdia e através da de ações de partilha com os mais necessitados; propagar e viver a mensagem de Nossa Senhora Aparecida no contexto do anúncio cristão da Palavra de Deus, dentro e fora do santuário; promover o conhecimento do papel de Maria na História da Salvação e a devoção mariana; possibilitar formas de oração pessoal e comunitária; preservar a memória do acontecimento fundante do santuário, bem como zelar pela dignidade e beleza do lugar sagrado.

Acesse a galeria de fotos (clique em cada uma para ampliá-la):

Crédito das fotos: Amanda Justo Fernandes (Pascom Santuário Nossa Senhora Aparecida)

Fiéis aprovam continuidade dos trabalhos

Cerca de 450 pessoas prestigiaram a celebração eucarística de posse do Pe. Alex e aprovaram a continuidade dos trabalhos do presbítero à frente do Santuário Nossa Senhora Aparecida, como é o caso da diretora de escola Cristina Macanhano, 51 anos. “Frequento a missa todos os domingos. Conheço o Pe. Alex desde São Caetano (quando atuou em paróquias da cidade nos anos 2000). É um padre quando chega, faz e acontece. Ficamos felizes que o padre permaneça aqui”, agradece. 

À convite de Cristina, o microempresário Norberto Pereira, 51 anos, visitou o santuário pela primeira vez. “Tinha muita vontade de vir aqui”, conta o paranaense de Carlópolis. Adepto da religiosidade espírita kardecista, ele acredita que o respeito entre as religiões e as pessoas é algo fundamental na prática do ecumenismo. “Sou kardecista, mas fui criado dentro da religião católica. Minha mãe é muito devota de Nossa Senhora Aparecida. Também é muito importante essa interação com a Igreja Católica, pois são os nossos princípios”, revela.

Com apenas 15 anos, o estudante Lucas Borges já foi coroinha, do grupo da catequese e da perseverança. “O Pe. Alex é muito carismático, trouxe bastante fiéis para a igreja. Soube administrar bem a reforma do santuário e acredito que só tem a melhorar nos próximos anos”, avalia o jovem que participa do santuário desde a infância.  Mesma opinião tem a cabeleireira Helena Maria Lopes, 58 anos. “Participo das missas e posso destacar que as reformas tornarão o santuário ainda mais acolhedor para as pessoas”, frisa.

O casal José Ronaldo Paschoalino, 50 anos, e Patrícia Aparecida Campiotto, 49 anos, destaca o cuidado com a vida e o trabalho da Igreja Católica realizado durante a pandemia. “Nessa época de pandemia, a Igreja cumpriu todos os protocolos para continuar acolhendo os fiéis”, cita o motorista. “Vivemos tempos difíceis, mas nada como estar com Deus. Rezemos para que essa retomada da vida em comunidade traga esperança ao povo”, pondera a recepcionista.

Sobre o santuário

O Santuário Nossa Senhora Aparecida completou o Jubileu de Ouro de criação da paróquia no dia 20 de agosto de 2021. O templo católico está localizado na Rua Xavier de Toledo, nº 190 – Bairro Paulicéia, na Região Pastoral São Bernardo – Rudge Ramos.

Aos finais de semana, as missas são realizadas aos sábados, às 16h, e aos  domingos, às 7h30, 10h e 18h. Mais informações sobre como participar das celebrações e das atividades da paróquia, entre em contato com a secretaria paroquial: 4361-9040.

Conheça a história do santuário desde a construção da capela na década de 1940: leia aqui

Sobre o pároco-reitor

Alex Sandro Camilo nasceu no dia 31 de março de 1977, na cidade de Santo André, no ABC Paulista. Sua ordenação presbiteral aconteceu no dia 7 de dezembro de 2002. Em sua caminhada sacerdotal, padre Alex atuou nas seguintes paróquias: Nossa Senhora da Candelária, no Bairro Cerâmica; Santo Antônio, no Jardim Santo Antônio; e São João Batista, no Bairro Santa Paula, todas em São Caetano; Sant’anna, no Bairro Santana, em Ribeirão Pires; São José, em Mauá; e desde dezembro de 2015 é o pároco-reitor do Santuário Nossa Senhora Aparecida, no Bairro Paulicéia, em São Bernardo. 

Na Diocese de Santo André foi vice-reitor do Seminário Diocesano, diretor do Instituto de Teologia, membro do Conselho Econômico, coordenador do Departamento Jurídico da Cúria diocesana, membro do Conselho de Assuntos Econômicos e atualmente é o procurador e ecônomo diocesano.

Compartilhe:

Mensagem do Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini para a Diocese de Santo André

Dom Pedro Carlos Cipollini celebra 9 Anos na Diocese de Santo André

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO