Diocese de Santo André

Saiba as datas das solenidades móveis do Calendário Litúrgico 2022

Em comunhão com a Igreja no Brasil, as 106 paróquias da Diocese de Santo André anunciaram na Solenidade da Epifania do Senhor (transferida neste ano do dia 6 para o dia 2 de janeiro), como ocorre tradicionalmente após a proclamação do Evangelho da missa, as datas das solenidades litúrgicas móveis do ano de 2022.

Diferentemente do ano civil, que começa em 1º de janeiro e termina em 31 dezembro, as celebrações da Igreja seguem o calendário litúrgico, que começa no 1º Domingo do Advento, em 28 de novembro de 2021, e termina no último sábado do Tempo Comum, em 26 de novembro de 2022.

O ano litúrgico se desenvolve a partir dos acontecimentos marcantes da história da salvação, tendo como ápice a celebração da Páscoa – Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor. Se o ano civil é determinado pelo período em que a terra gira em torno do sol, o ano litúrgico tem como “sol” o Cristo ressuscitado.

Leia, a seguir, o texto oficial para o ano civil de 2022, divulgado pelo Diretório da Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB):

Anúncio das Solenidades Móveis de 2022
Irmãos caríssimos, a glória do Senhor manifestou-se, e sempre há de manifestar-se no meio de nós até a sua vinda no fim dos tempos. Nos ritmos e nas vicissitudes do tempo recordamos e vivemos os mistérios da salvação.

O centro de todo o ano litúrgico é o Tríduo do Senhor Crucificado, Sepultado e Ressuscitado, que culminará no Domingo de Páscoa, este ano a 17 de abril.

Em cada Domingo, Páscoa semanal, a Santa Igreja torna presente este grande acontecimento, no qual Jesus Cristo venceu o pecado e a morte.

Da celebração da Páscoa do Senhor derivam todas as celebrações do Ano Litúrgico: as Cinzas, início da Quaresma, a 2 de março; a Ascensão do Senhor, a 29 de maio; Pentecostes, a 5 de junho; o Primeiro Domingo do Advento, a 27 de novembro.

Também nas festas da Santa Mãe de Deus, dos Apóstolos, dos Santos e na Comemoração dos Fiéis Defuntos, a Igreja peregrina sobre a terra proclama a Páscoa do Senhor.

A Cristo, que era, que é e que há de vir, Senhor do tempo e da história, louvor e glória pelos séculos dos séculos. Amém.

Confira o calendário litúrgico com as principais solenidades:

*Batismo do Senhor – 9 de janeiro (domingo)
(Representa a missão de todo o povo cristão na Igreja e no mundo)

*Quarta-feira de Cinzas – 2 de março
(Simboliza a reflexão e conversão para uma vida nova; marca o início da Quaresma)

*Anunciação do Senhor – 25 de março (sexta)
(Festa que recorda a mensagem do anjo Gabriel à Virgem Maria para lhe anunciar a Encarnação do Verbo, nove meses antes do Natal)

*Domingo de Ramos – 10 de abril
(Marca o início da Semana Santa e a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, em que os fiéis levam ramos de palmeiras e oliveiras às celebrações para saudar o Filho de Deus)

*Sexta-feira Santa/ Paixão de Cristo – 15 de abril (sexta)
(É o dia do silêncio e da adoração, dia no qual se medita com a Via-Sacra, a Paixão de Cristo, e se percorre com Jesus o caminho da dor que leva à sua morte, uma morte que, sabemos, não é para sempre)

*Domingo de Páscoa – 17 de abril (domingo)
(Celebra-se a Ressurreição do Senhor e a vitória de Jesus sobre o pecado e a morte)

*Ascensão do Senhor – 29 de maio (domingo)
(Celebrado depois de 40 dias da Solenidade da Páscoa, no 7º Domingo da Páscoa, a subida de Jesus Cristo aos céus, sentado à direita do Pai e tendo cumprido a sua missão)

*Pentecostes – 5 de junho (domingo)
(Celebrado cinquenta dias depois da Páscoa, comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo)

*Santíssima Trindade –12 de junho (domingo)
(A Festa celebrada no domingo após Pentecostes revela um mistério de um só Deus em três Pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo)

*Corpus Christi – 16 de junho (quinta)
(Festa que celebra a presença real de Cristo na Eucaristia)

*Natividade de São João Batista – 23 de junho (quinta)
(Celebração do nascimento do ‘profeta do Altíssimo’, tendo a graça de batizar o próprio Cristo; é o único santo celebrado duas vezes, no nascimento e no martírio, no dia 29 de agosto)

Segundo comunicação publicada pela Congregação do Culto Divino, de 11 de maio de 2020, antecipa-se a solenidade da Natividade de São João Batista para o dia 23, quinta-feira, omitindo-se a II Vésperas, para se celebrar a I Vésperas da solenidade do Sagrado Coração de Jesus. Nas dioceses, cidades e comunidades religiosas onde São João Batista for o padroeiro segue-se a orientação dada no Diretório Litúrgico 2022, pág 119.

*Sagrado Coração de Jesus – 24 de junho (sexta)
(A devoção que simboliza o infinito amor e a humanidade sagrada de Cristo é comemorada na segunda sexta-feira após a Solenidade de Corpus Christi)

*São Pedro e São Paulo – 3 de julho (domingo)
(Dia das celebrações dos santos apóstolos Pedro, pedra fundamental da Igreja Católica Apostólica Romana, e Paulo, símbolo de conversão e pregação da Palavra de Deus no mundo)

*Assunção de Nossa Senhora – 21 de agosto (domingo)
(Celebrada no terceiro domingo de agosto, a Solenidade em que Deus elevou à glória do céu em corpo e alma a Imaculada Virgem Maria)

*Nossa Senhora da Conceição Aparecida – 12 de outubro (quarta)
(Em 1930, o Papa Pio XI declarou Nossa Senhora Aparecida como Padroeira do Brasil; desde 1953, a data foi escolhida pela CNBB para recordar o mês em que os pescadores encontraram a imagem de Nossa Senhora, em 1717)

*Todos os Santos – 6 de novembro (domingo)
(Solenidade que recorda a vocação de todos os santos e mártires que cumpriram a missão neste mundo pregando os valores do Reino de Deus)

*Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo – 27 de novembro (domingo)
(Marca a conclusão do ano litúrgico celebrando Jesus como o Rei que apascenta e julga todos com caridade e justiça, sendo também comemorado nesta data, o Dia Nacional dos Leigos e das Leigas)

*Imaculada Conceição de Nossa Senhora – 8 de dezembro (quinta)
(A Solenidade foi instituída por São Paulo VI, no dia 2 de fevereiro de 1974; a data tem significativa importância para a Igreja, por fazer memória do dogma que afirma a preservação de Maria do pecado original)

*Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo – 25 de dezembro (domingo)
(Marcada pela preparação durante o Tempo do Advento, o nascimento do Salvador representa a esperança para toda a humanidade)

Compartilhe:

nomeacoes

Decretos e Provisões – 13/09/2024

Um convite à caridade: o novo livro de Dom Pedro sobre São Vicente de Paulo

nomeacoes

Provisões – 11/09/2024

MENSAGEM À CONCENTRAÇÃO DIOCESANA DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO

Dom Nelson, Bispo Emérito comemora 85 anos no próximo dia 11 de setembro

Mensagem para a Missa do Grito dos Excluídos

Diocese de Santo André se despede do seminarista Eduardo Barbosa Pereira

Nota de Pesar de Dom Pedro pelo falecimento do seminarista Eduardo

Nota de Pesar Seminarista Eduardo Barbosa Pereira

Apostolado da Oração reforça compromisso com a oração em Paranapiacaba