Em comunhão com a Igreja no Brasil, as 106 paróquias da Diocese de Santo André anunciaram na Solenidade da Epifania do Senhor (transferida neste ano do dia 6 para o dia 2 de janeiro), como ocorre tradicionalmente após a proclamação do Evangelho da missa, as datas das solenidades litúrgicas móveis do ano de 2022.
Diferentemente do ano civil, que começa em 1º de janeiro e termina em 31 dezembro, as celebrações da Igreja seguem o calendário litúrgico, que começa no 1º Domingo do Advento, em 28 de novembro de 2021, e termina no último sábado do Tempo Comum, em 26 de novembro de 2022.
O ano litúrgico se desenvolve a partir dos acontecimentos marcantes da história da salvação, tendo como ápice a celebração da Páscoa – Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor. Se o ano civil é determinado pelo período em que a terra gira em torno do sol, o ano litúrgico tem como “sol” o Cristo ressuscitado.
Leia, a seguir, o texto oficial para o ano civil de 2022, divulgado pelo Diretório da Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB):
Anúncio das Solenidades Móveis de 2022
Irmãos caríssimos, a glória do Senhor manifestou-se, e sempre há de manifestar-se no meio de nós até a sua vinda no fim dos tempos. Nos ritmos e nas vicissitudes do tempo recordamos e vivemos os mistérios da salvação.
O centro de todo o ano litúrgico é o Tríduo do Senhor Crucificado, Sepultado e Ressuscitado, que culminará no Domingo de Páscoa, este ano a 17 de abril.
Em cada Domingo, Páscoa semanal, a Santa Igreja torna presente este grande acontecimento, no qual Jesus Cristo venceu o pecado e a morte.
Da celebração da Páscoa do Senhor derivam todas as celebrações do Ano Litúrgico: as Cinzas, início da Quaresma, a 2 de março; a Ascensão do Senhor, a 29 de maio; Pentecostes, a 5 de junho; o Primeiro Domingo do Advento, a 27 de novembro.
Também nas festas da Santa Mãe de Deus, dos Apóstolos, dos Santos e na Comemoração dos Fiéis Defuntos, a Igreja peregrina sobre a terra proclama a Páscoa do Senhor.
A Cristo, que era, que é e que há de vir, Senhor do tempo e da história, louvor e glória pelos séculos dos séculos. Amém.
Confira o calendário litúrgico com as principais solenidades:
*Batismo do Senhor – 9 de janeiro (domingo)
(Representa a missão de todo o povo cristão na Igreja e no mundo)
*Quarta-feira de Cinzas – 2 de março
(Simboliza a reflexão e conversão para uma vida nova; marca o início da Quaresma)
*Anunciação do Senhor – 25 de março (sexta)
(Festa que recorda a mensagem do anjo Gabriel à Virgem Maria para lhe anunciar a Encarnação do Verbo, nove meses antes do Natal)
*Domingo de Ramos – 10 de abril
(Marca o início da Semana Santa e a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, em que os fiéis levam ramos de palmeiras e oliveiras às celebrações para saudar o Filho de Deus)
*Sexta-feira Santa/ Paixão de Cristo – 15 de abril (sexta)
(É o dia do silêncio e da adoração, dia no qual se medita com a Via-Sacra, a Paixão de Cristo, e se percorre com Jesus o caminho da dor que leva à sua morte, uma morte que, sabemos, não é para sempre)
*Domingo de Páscoa – 17 de abril (domingo)
(Celebra-se a Ressurreição do Senhor e a vitória de Jesus sobre o pecado e a morte)
*Ascensão do Senhor – 29 de maio (domingo)
(Celebrado depois de 40 dias da Solenidade da Páscoa, no 7º Domingo da Páscoa, a subida de Jesus Cristo aos céus, sentado à direita do Pai e tendo cumprido a sua missão)
*Pentecostes – 5 de junho (domingo)
(Celebrado cinquenta dias depois da Páscoa, comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo)
*Santíssima Trindade –12 de junho (domingo)
(A Festa celebrada no domingo após Pentecostes revela um mistério de um só Deus em três Pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo)
*Corpus Christi – 16 de junho (quinta)
(Festa que celebra a presença real de Cristo na Eucaristia)
*Natividade de São João Batista – 23 de junho (quinta)
(Celebração do nascimento do ‘profeta do Altíssimo’, tendo a graça de batizar o próprio Cristo; é o único santo celebrado duas vezes, no nascimento e no martírio, no dia 29 de agosto)
Segundo comunicação publicada pela Congregação do Culto Divino, de 11 de maio de 2020, antecipa-se a solenidade da Natividade de São João Batista para o dia 23, quinta-feira, omitindo-se a II Vésperas, para se celebrar a I Vésperas da solenidade do Sagrado Coração de Jesus. Nas dioceses, cidades e comunidades religiosas onde São João Batista for o padroeiro segue-se a orientação dada no Diretório Litúrgico 2022, pág 119.
*Sagrado Coração de Jesus – 24 de junho (sexta)
(A devoção que simboliza o infinito amor e a humanidade sagrada de Cristo é comemorada na segunda sexta-feira após a Solenidade de Corpus Christi)
*São Pedro e São Paulo – 3 de julho (domingo)
(Dia das celebrações dos santos apóstolos Pedro, pedra fundamental da Igreja Católica Apostólica Romana, e Paulo, símbolo de conversão e pregação da Palavra de Deus no mundo)
*Assunção de Nossa Senhora – 21 de agosto (domingo)
(Celebrada no terceiro domingo de agosto, a Solenidade em que Deus elevou à glória do céu em corpo e alma a Imaculada Virgem Maria)
*Nossa Senhora da Conceição Aparecida – 12 de outubro (quarta)
(Em 1930, o Papa Pio XI declarou Nossa Senhora Aparecida como Padroeira do Brasil; desde 1953, a data foi escolhida pela CNBB para recordar o mês em que os pescadores encontraram a imagem de Nossa Senhora, em 1717)
*Todos os Santos – 6 de novembro (domingo)
(Solenidade que recorda a vocação de todos os santos e mártires que cumpriram a missão neste mundo pregando os valores do Reino de Deus)
*Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo – 27 de novembro (domingo)
(Marca a conclusão do ano litúrgico celebrando Jesus como o Rei que apascenta e julga todos com caridade e justiça, sendo também comemorado nesta data, o Dia Nacional dos Leigos e das Leigas)
*Imaculada Conceição de Nossa Senhora – 8 de dezembro (quinta)
(A Solenidade foi instituída por São Paulo VI, no dia 2 de fevereiro de 1974; a data tem significativa importância para a Igreja, por fazer memória do dogma que afirma a preservação de Maria do pecado original)
*Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo – 25 de dezembro (domingo)
(Marcada pela preparação durante o Tempo do Advento, o nascimento do Salvador representa a esperança para toda a humanidade)