Com Jesus de Jerusalém à Ressurreição!

Neste mês de abril vivemos a Semana Maior de nossa fé, tempo em que celebramos a Paixão, morte e ressurreição de Jesus. Ao reviver o caminho de Cristo da morte para a vida, da treva para a luz, somos igualmente convidados a uma transformação profunda. Esta é uma semana de silêncio e reflexão. É no silêncio que nos conectamos verdadeiramente com o Pai, assim como fez Jesus no Horto das Oliveiras, pouco antes de ser entregue. Ali ele sentiu o peso de sua entrega, mas deu-se conta de que o Pai sempre estava próximo, mesmo quando se sentiu abandonado.

Dessa maneira, a Semana Santa propõe momentos de meditação e de oração. É a hora de reconstruir a nossa fé e abrir a mente e o coração para Deus.

Vamos nos colocar ao lado de Jesus nesse caminho, de Jerusalém à ressurreição!

“Bendito o Rei que vem em nome do Senhor!”
O Domingo de Ramos abre a Semana Santa, pois celebra a entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém, poucos dias antes de sofrer as dores do Calvário. Lembra a cada um de nós o caminho feito durante a Quaresma, a preparação concreta feita através da oração, da penitência e das obras de caridade. Estamos nós entre o povo que cortou ramos e folhas de palmeiras para cobrir o chão por onde o Senhor passaria montado num jumentinho. Festejamos sua entrada!

“Também vós deveis lavar os pés uns dos outros
Jesus reúne os seus amigos para celebrar a Última Ceia. Estamos entre seus escolhidos, seus amigos. Jesus deixa para nós, o memorial de seu corpo e sangue. Além disso, revela no gesto do lava-pés o modo como devemos viver como irmãos e irmãs, com amor! Nesse dia também estamos vendo com nossos olhos o sacerdócio. Não podemos nos esquecer de rezar por nossos padres, pedindo santas e abençoadas vocações, uma vez que sem o padre em nossas comunidades, não teremos Jesus na Eucaristia.

“Tudo está consumado!”
Jesus é preso, levado ao tribunal romano e condenado. Sofre o escárnio e a violência, nele não há nada de bonito. Nesse momento, estamos aos pés da Cruz com Maria, sofrendo as dores de Jesus. É por nossos pecados que Ele se entregou na cruz, por nossa salvação. Jesus é obrigado a levar a própria cruz, é crucificado e morre ao lado de ladrões, como um deles. A contemplação do sofrimento de Jesus nos acompanha nesse dia de maior silêncio para nossa vida. Nosso Senhor está morto, não há motivos de alegrias.

“Por que estais procurando entre os mortos aquele que está vivo? Ele não está aqui. Ressuscitou!”
É um dia de espera, zelo e esperança. Até o anoitecer guardamos o luto e o grande grito de ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo.

Na Vigília Pascal nos reunimos em nossas famílias comunitárias para celebrar, com cantos de alegria e júbilo, a ressurreição de Jesus. A vida vence a morte e nós somos salvos. Acompanhamos os discípulos na experiência radical da ressurreição, de uma alegria pelo Cristo Vivo que nunca morre!

Cristo ressuscitou! Feliz Páscoa!
Depois de morrer crucificado, o corpo de Jesus foi sepultado, ali permaneceu até a ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. A presença de Jesus ressuscitado não é uma alucinação dos Apóstolos.

Junto de nós está o Cristo Ressuscitado, que nos chama e espera por cada um de nós para recomeçar.

O verdadeiro sentido da Páscoa não se esgota na santa semana. Vivemos a ressurreição todos os dias quando acordamos. Cada novo dia é para nós uma nova chance de anunciar a ressurreição de Jesus. Que possamos acima de tudo relembrar diariamente o tamanho do amor de Cristo por nós e fazer disso nossa fonte de renovação constante. A Páscoa está em nós sempre, pois a vida se transforma, a esperança ganha força, o amor se expande!

Cristo ressuscitou, aleluia!

*Artigo por Camila Vitor (Departamento de Comunicação)