Diocese de Santo André

Pastoral da Acolhida realiza Assembleia nomeia coordenadores da região

Em um dia de muita oração e aprendizado, o último sábado foi marcado pela Assembleia da Pastoral da Acolhida no auditório da Cúria. Com os lugares preenchidos e muito acolhimento, Maurício Antônio Borges, seminarista do 1º ano de Teologia, que acompanha a pastoral da acolhida e o Assessor Diocesano, Padre Vanderlei Nunes fizeram a abertura oficial com oração. O Bispo Diocesano, Dom Pedro Carlos Cipollini contou que chegou a conhecer o Padroeiro da Acolhida: Padre Donizetti Tavares de Lima – “Quando eu tinha três anos de idade, meus pais me levaram para a cidade do padre Donizeti para receber Sua Benção. Ele tinha cheiro das ovelhas, ajudava os pobres, acolhia as pessoas, grande exemplo acolhedor”, lembra o bispo, com muito carinho.

Dom Pedro diz que a função mais importante da pastoral é dinamizar na Diocese o Espírito da acolhida para que a igreja tenha um âmbito respeitoso. Impregnar à igreja a mentalidade que Jesus tinha: a raiz teológica, Deus é o único Pai. Somos todos irmãos. O começo é a sinalização, a roupa – para identificação, mas o objetivo é difundir o Espírito de acolhida que Jesus tinha.

Após um café da manhã comunitário organizado pelos membros da própria pastoral e um momento de descontração, o Diácono Jorge Luis falou um pouco sobre o Subsídio da Diocese, que é dividido em sete capítulos, e aborda dimensões bíblicas da acolhida, a diocese enquanto pastoral, como aprender com os demais grupos e trabalhar em conjunto, lidar com autoridades civis, vestimentas, relacionamento, acolher dentro do espaço sagrado, roteiros de oração e espiritualidade, além dos roteiros de adoração e oração eucarística, terço da acolhida e roteiro de espiritualidade. O subsídio, compartilhado com todos os coordenadores, tem a Oração da Pastoral da Acolhida, escrita pelo Bispo Diocesano, Dom Pedro Carlos Cipollini.

O Assessor, Padre Vanderlei Nunes, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Paraíso, realizou um momento de oração e adoração com o Santíssimo. “Muitas vezes nós queremos ser acolhidos também, então quando isso acontecer, vá ao Sacrário, faça esse encontro com o Senhor”, orientou o padre. 

Na sequência, os grupos se dividiram por regiões para eleição ou reeleição de coordenadores regionais. Ao retornarem, a Coordenadora Diocesana da Pastoral da Acolhida, Rizomar Lopes de Matos Silva, agradeceu a presença de cada um, comentou que sabe das dores, das dificuldades que é estar no dia a dia, pois também atua em sua paróquia. “Vocês são exemplos por estarem aqui, não é fácil, mas não desistam, mesmo que não tenham reconhecimento. Nós somos os responsáveis pela entrada e pela saída da comunidade. As pessoas que vêm até a igreja precisam encontrar a presença de Cristo em nós.Nós somos acolhida dentro e fora da igreja, muitas pessoas começam a ir por exemplo de outras pessoas. Sejam persistentes”, disse Rizomar, emocionada. 

Ao final, Rizomar anunciou as novas coordenações, divididas por regiões:

Diadema: Isa Gorete dos Reis e Marcos Antônio da silva.

São Bernardo do Campo Centro: Mariana Aparecida dos santos e Geane Ferreira dos Santos 

São Bernardo do Campo Anchieta: Lucinéia dos Santos e Daniele Gomes de Miranda.

São Bernardo do Campo Rudge Ramos: Rose Fernandes e Rita de Cássia  Bravo.

Santo André Centro: Lucimar da silva Frealdo e Jéssica Aparecida Dias.

Santo André Leste: Maria Aparecida Lima  e Carla Santana

Santo André Utinga: Natalina da Silva Pereira  e Nadir Botreselli.

São Caetano: Viviane e Nilcéia Aparecida

Mauá: Evanda Aparecida S. Sandrez e José  Carlos. 

Ribeirão Pires/Rio Grande da Serra: Maria Claudemira  dos Santos e Maria Aparecida Andrade.

Compartilhe:

Mensagem do Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini para a Diocese de Santo André

Dom Pedro Carlos Cipollini celebra 9 Anos na Diocese de Santo André

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO