Diocese de Santo André

Pastoral do Migrante realizou roda de conversa no Dia Mundial do Migrante e Refugiado

No dia 24 de setembro, sábado, a Pastoral do Migrante da Diocese de Santo André, reuniu-se na Paróquia São José, matriz de Ribeirão Pires, para uma roda de conversa, tendo objetivo de refletir a Mensagem enviada pelo Papa Francisco, por ocasião da Celebração do 108º Dia Mundial do Migrante e Refugiado.

Estiverem presentes neste encontro os agentes de pastorais das quatro paróquias que contam com a Pastoral do Migrante hoje em nossa diocese: Paróquia Santo André Apóstolo (Região Santo André – Centro), Basílica Menor Nossa Senhora da Boa Viagem (Região SBC – Centro), Paróquia Sagrada Família (Região SBC – Anchieta),  contando também com novos agentes para articulação de  formação da pastoral na Região Mauá e São Caetano do Sul.

Logo na abertura, Padre Padre Pierre Dieucel, CS, assessor diocesano acolheu os  participantes e introduziu a temática, que na sequência foi motivada pela coordenadora diocesana Vanessa Siribeli, que ressaltou a importância de colocar o migrante no centro de nossas atividades pastorais, conforme afirma o Papa Francisco em sua carta, cujo tema deste ano, apresenta um desafio: “Construir o futuro com os migrantes e os refugiados”. 

Em sua reflexão, o Santo Padre afirma que o Reino de Deus terá lugar entre nós quando todas as pessoas poderem viver com dignidade. “Ninguém deve ser excluído. O plano divino é essencialmente inclusivo e coloca, no centro, os habitantes das periferias existenciais. Entre estes, há muitos migrantes e refugiados, deslocados e vítimas de tráfico humano”. 

O Papa ressalta que a “cidade futura” com que sonhamos, na qual viveremos em harmonia, será construída com a participação de todos. Inspirado na profecia de Isaías (Is 60,10- 11), que identifica os estrangeiros como “trabalhadores de boa vontade que reconstroem as muralhas da nova Jerusalém”, o Papa Francisco mostra que é possível compreender o fenômeno do deslocamento humano de modo positivo e esperançoso, reconhecendo no migrante e no refugiado um aliado que possui muito a oferecer ao processo de construção.

Dom Pedro Carlos Cipollini enviou uma mensagem a todos os presentes, não podendo estar presente, em decorrência da Visita Ad Limina, que aconteceu no Vaticano: “Venho até vocês para unir-me aos vossos trabalhos, esforços e esperanças. Diante do sofrimento e das aflições nós temos uma certeza: Jesus, o Filho de Deus, caminha conosco. Ele e seus pais tiveram que sair às pressas para se refugiarem no Egito. Passaram pelo medo, pela incerteza e pelas privações que acompanham a vida dos migrantes e imigrantes. A força da fé e a perseverança, porém, os animaram. “

Durante o encontro, os agentes reuniram-se em grupos para trabalhar o olhar cuidadoso e a escuta atenta para as necessidades dos migrantes, compartilhando com os demais os resultados obtidos neste trabalho em conjunto, você pode conferir alguns vídeos e fotos em nossa página do instagram e facebook da Pastoral do Migrante (@migrantediocesesa).

Ao término, todos participaram da Santa Missa, presidida pelo Padre Pierre, alimentados pela Santa Eucaristia, renovaram e fortaleceram o compromisso pastoral, ao lado dos  irmãos migrantes e refugiados.

Compartilhe:

nomeacoes

Decretos e Provisões – 13/09/2024

Um convite à caridade: o novo livro de Dom Pedro sobre São Vicente de Paulo

nomeacoes

Provisões – 11/09/2024

MENSAGEM À CONCENTRAÇÃO DIOCESANA DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO

Dom Nelson, Bispo Emérito comemora 85 anos no próximo dia 11 de setembro

Mensagem para a Missa do Grito dos Excluídos

Diocese de Santo André se despede do seminarista Eduardo Barbosa Pereira

Nota de Pesar de Dom Pedro pelo falecimento do seminarista Eduardo

Nota de Pesar Seminarista Eduardo Barbosa Pereira

Apostolado da Oração reforça compromisso com a oração em Paranapiacaba