Diocese de Santo André

Com a igreja cheia, Pastoral da Acolhida realiza encontro anual

Na Paróquia Santo Antônio, na Vila Alpina em Santo André, aconteceu na tarde domingo, 9 de outubro, o encontro anual da Pastoral da Acolhida, iniciando com o momento de espiritualidade, com os bancos da paróquia tomados de agentes que zelam pela acolhida em suas comunidades.

Coordenada pela Rizomar Lopes, e assessorada pelo Padre Vanderlei Nunes, a pastoral tem atuado na acolhida nas igrejas, sempre com o sorriso no rosto, marcando o lema do 8° Plano Diocesano de Pastoral: “Acolhida e Missão”.

Após o momento de espiritualidade, os presentes participaram da Santa Missa presidida pelo nosso bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini, concelebrada pelo Padre Vanderlei Nunes e Padre Gonise Portugal.

Dom Pedro falou sobre a alegria de estar com a pastoral novamente e o valor da gratidão: “É uma alegria esse nosso encontro da Pastoral da Acolhida, vocês que exercem esse trabalho muito bonito e tão necessário, lembrados sempre pelo nosso Papa Francisco, igreja em Saída, igreja missionária, mas igreja também da acolhida misericordiosa e fraterna. Ouvimos hoje a palavra de Deus, que nos fala sobre a ação de graças, de saber agradecer e ser agradecido, muitos de nós já sofremos com a ingratidão, filhos sendos ingratos com seus pais, atitudes essas que magoam o coração de Jesus, como ouvimos no Evangelho. A palavra de Deus nos exorta a sermos agradecidos, estamos celebrando a eucaristia, palavra do grego que significa ação de graças, pois é a celebração na qual agradecemos a Deus pela salvação que temos em Jesus. Deus é tão bom que olhou para nós e enviou o seu filho para nos salvar.”

Ressaltou a importância de termos um coração agradecido, pois é uma característica do cristão, saber agradecer a Deus e aos irmãos, com gesto de bondade, ajuda e fraternidade, e falou sobre os agentes da pastoral da acolhida que está sempre nas portas das igrejas, como um gesto de bondade ao próximo, mostrando o verdadeiro gesto de acolhida cristã, e tem a missão de criar a mentalidade de acolhida, fazendo com que nos tornemos acolhedores.

No final de sua homilia, destacou que a atitude de escuta e fraternidade conquistam as pessoas para Cristo, e que estava muito orgulhoso com a presenças de todos, que mesmo diante de uma tarde chuvosa se fizeram presentes na celebração.

Antes da bênção final, o bispo agradeceu Padre Vanderlei Ribeiro pelos os cinco anos assessorando a Pastoral da Acolhida, e pediu ao Padre Camilo Gonçalves, chanceler do bispado, que lesse a nomeação do Padre Gonise Portugal como nosso assessor diocesano.

A coordenadora diocesana agradeceu Padre Vanderlei e ao bispo diocesano por todo apoio, os presenteando com uma xícara, para que lembrem da pastoral em seus cafés, acolheu e deu as boas vindas ao novo assessor.

Valéria Campos, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida em São Caetano do Sul, falou sobre o encontro: “Já tinha participado de duas missas hoje, e foi a primeira vez que participo desse momento, confesso que me surpreendi com a energia e as palavras do padre e do nosso bispo, revigora e nos fazem perceber coisas maravilhosas, voltei cheia do Espírito de Deus”.

A coordenadora diocesana, Rizomar Lopes estava muito feliz com a participação massiva dos membros da pastoral: “Mesmo muitos agentes com atividades em suas paróquias, estou muito feliz com a participação de todos no dia de hoje, emociona ver a igreja cheia e animada. Nosso bispo sempre muito carinhoso com todos nós, foi mais um momento de unidade diocesana.”

Compartilhe:

Mensagem do Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini para a Diocese de Santo André

Dom Pedro Carlos Cipollini celebra 9 Anos na Diocese de Santo André

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO