Na manhã do domingo, 23 de outubro, no salão da Paróquia São Sebastião em Rio Grande da Serra, aconteceu o encontro dos integrantes das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) da Diocese de Santo André, organizado pelo assessor Padre Luiz Tofanelli e a coordenadora Andréia Nascimento.
Dom Pedro Carlos Cipollini, nosso bispo diocesano, esteve presente no encontro e comentou sobre a importância das CEBs na criação e formação das comunidades: “Vivemos a sinodalidade na nossa diocese, quando juntos criamos nosso 8° plano diocesano de pastoral.” Durante o encontro, foi refletida a relação da CEBs e sinodalidade, a partir da cartilha que o serviço de articulação continental das CEBs apresentou em 2021, e da síntese diocesana para o sínodo dos bispos.
O encontro fez ressoar o apelo do Papa Francisco por uma Igreja Sinodal, onde todos tenham consciência e se empenhem no caminho de comunhão, participação e missão. Reconhecendo os pontos que reforçam e os obstáculos que limitam a sinodalidade procurou se renovar o ardor de uma igreja missionária que busca ir ao encontro, escutar e discernir sobre os novos problemas.
Sem respostas prontas, o encontro buscou uma eclesiologia de comunhão através do amor em ação, que tem como unidade o dom de Deus, mas também como tarefa que exige empenho e diálogo, concentrando-se também nos exemplos da igreja primitiva, de povos ancestrais e alguns testemunhos das CEBs da Argentina e do Equador.
A coordenadora diocesana falou sobre o papel do leigo: “Nós leigos devemos viver a corresponsabilidade missionária da nossa igreja. A CEBs têm um papel ativo nessa missão, pois saímos do templo para evangelizar, como pede nosso querido papa.”