Padre Roni é acolhido pela Imaculada Conceição em São Bernardo do Campo

Dom Pedro Carlos Cipollini, bispo diocesano, presidiu no domingo, 30 de outubro, a missa de posse canônica do padre Ronildo Vasconcelos de Oliveira, OSB, como administrador paroquial da Paróquia Imaculada Conceição Aparecida, no Parque Selecta (Região São Bernardo do Campo Centro). O sacerdote assume o lugar do padre José Aparecido, que foi nomeado pároco da Paróquia Santa Edwiges (Região São Bernardo do Campo Rudge Ramos).

Dom Pedro acolheu todas as comunidades pertencentes à paróquia e deu as boas-vindas ao Padre Roni, religioso-presbítero pertencente à Congregação Valombrosana da Ordem de São Bento e “ad experimentum” em nossa diocese, pelo período de 3 (três) anos, e apresentou também a sra. Ivone, mãe do sacerdote que mora em Roraima.

Após as boas-vindas, o diácono Gilberto Cavignato leu a provisão de posse do Pe. Roni, após as leituras, o novo administrador recebeu o livro das sagradas escrituras das mãos de Dom Pedro, proclamando a palavra de Deus.
Em sua homilia, o bispo diocesano agradeceu todo o empenho da comunidade desde a criação, em 2019, tendo Padre José Aparecido como seu primeiro pároco. “O evangelho de hoje relata sobre Zaqueu, um publicano cobrador de impostos que servia aos romanos, inimigos da pátria, que colaborava com o roubo daquela nação. Os publicanos eram indesejados e desprezados, tratados como escória da sociedade. Jesus não vê somente a condição social de Zaqueu, mas sim sua potencialidade interior, homem rico que desejava mudar, não estava feliz, “ refletiu Dom Pedro.

Meditando ainda a história de Zaqueu, contou sobre seu encontro com Jesus, pois ao saber que estava em sua cidade procurou vê-lo a qualquer custo. Jesus ensinou sobre acolhimento, pois assim que o encontrou em cima de uma árvore, convidou-se para sua casa e foi recebido com amor e afeto. Concluindo a reflexão, Dom Pedro falou sobre receber o novo administrador, enfatizando a missão profética de anunciar a Palavra de Deus, para que ilumine o caminho da comunidade, sendo o padre encarregado de guardar, pregar e exortar sempre os ensinamentos de Deus.

O novo administrador paroquial fez a profissão de fé, a fim de manifestar a disposição de cooperar com o bispo e a Diocese de Santo André, trabalhando em comunhão e cuidando com zelo da paróquia que está sendo entregue a ele. Em seguida, foram entregues pela comunidade, as chaves da igreja e do sacrário, a jarra com água batismal e a estola roxa.

A comunidade recebeu Padre Roni com uma mensagem lida ao final da celebração, pedindo a intercessão da Imaculada Conceição Aparecida para juntos trabalharem pela comunidade.
O administrador paroquial agradeceu a acolhida do bispo diocesano, falou da alegria de estar na comunidade paroquial, e pediu que juntos continuem a seguir o 8° Plano Diocesano de Pastoral, firmes na acolhida e no ardor missionário.
No final da celebração, o chanceler do bispado, Padre Camilo Gonçalves leu a ata de posse, e Padre Roni assinou o documento, seguido também pelo bispo Dom Pedro.

Conheça a biografia do Padre Roni
Nasceu em 24 de fevereiro de 1988, em Boa Vista /RR, filho de Ivone Vasconcelos de Oliveira e Raimundo Cesário de Oliveira. Ingressou no Mosteiro de São João Gualberto da Congregação Beneditina Valombrosana em 2011. Em São Paulo cursou Filosofia e Pedagogia no Centro Universitário Claretianos, possuindo a licenciatura. Cursou Teologia na Pontifícia Universidade Salesiana, obtendo o bacharelado em teologia.

Foi ordenado diácono na Paróquia Nossa Senhora do Montenegro, em Jundiaí/SP, em 29 de julho de 2018, como Lema: “Pela caridade colocai-vos a serviço uns dos outros” (Gl 5,13), pela imposição das mãos de Dom Vicente Costa, Bispo diocesano de Jundiaí, hoje emérito. Em 19 de Março de 2019, foi ordenado presbítero na Paróquia Nossa Senhora da Assunção, Pirituba, São Paulo/SP, como o Lema: “Permanecei no meu amor. ” (Jo 15,8), pela imposição das mãos do Cardeal e Arcebispo Dom Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo.

Exerceu na Congregação diversos ofícios: vice- superior do Mosteiro, Diretor Tesoureiro, Mestre de noviço e membro do conselho. No Colégio, pertencente à congregação, Padre Ronildo exerceu funções como: Vice-diretor, diretor, tesoureiro e coordenador de Pastoral e vice-presidente do instituto social. Na igreja paroquial do Mosteiro recebeu o ofício de Vigário Paroquial.