VIVA A MÃE DE DEUS E NOSSA

Hoje, neste primeiro dia do ano, nos apresentamos diante de Deus para começar uma nova caminhada, e começar bem, na companhia da Mãe de Jesus, unidos a ela e seu filho divino, que ela nos apresenta.
A primeira leitura nos fala do Pai, o Evangelho fala do Filho e a Carta aos Gálatas fala do Espírito Santo.
Da Trindade procede toda a vida e bênção. Através de Maria veio ao mundo o Filho de Deus, a “bênção definitiva para a humanidade”. A primeira leitura, do Antigo Testamento, que nos fala de bênçãos para todo o ano, ainda hoje é válida na sua bela expressão: “O Senhor te abençoe e proteja, faça resplandecer o seu rosto sobre ti e te seja favorável, volte para ti o seu rosto e te dê a paz”. Esta paz tão almejada nos é dada em Jesus, que não é somente um nome, mas uma pessoa. De fato, “Ele é a nossa paz” (Ef 2,14). Em Jesus, o rosto de Deus nos é revelado. Ele é a imagem visível do Deus invisível. Quem o vê, vê o Pai! Graças a Maria, graças a seu sim generoso, podemos ter entre nós o Filho de Deus e com Ele a salvação. Podemos desta maneira nos unir aos pastores, para glorificar a Deus pelo dom que nos foi dado. Seja a gratidão a nossa companheira no início deste ano. Gratidão não somente por termos Jesus entre nós, mas por termos Jesus “em nós”, através do Espírito Santo que nos é comunicado.
Em Jesus, nos tornamos filhos adotivos de Deus e nos é comunicada a força divina que vem do Pai.
Em Jesus, não somos mais escravos, mas filhos e herdeiros de Deus. Assim ficamos sabendo que a bênção de Deus é algo muito concreto na nossa vida do dia a dia. Nos transforma em cidadãos do céu, nossa pátria definitiva. Assim nos é revelada a plenitude das bênçãos de Deus que acontece em Jesus, o Filho de Maria, que hoje veneramos como Mãe de Deus e nossa.
Abençoados desta maneira, sejamos nós também, uma bênção para nossos irmãos durante todo este ano que se inicia.

Como Pai e Pastor vos abençoo e desejo-vos um feliz Ano Novo!

+Dom Pedro Carlos Cipollini
Bispo de Santo André