Acolhendo o apelo do Papa Francisco para dedicarmos 24 horas para o Senhor neste período forte da Quaresma, sendo momento de comunhão com Deus e com toda a sua Igreja.
Diante de Jesus, as dez regiões pastorais da Diocese de Santo André se uniram em oração para fortalecer a caminhada quaresmal, num processo sinodal.
A abertura diocesana aconteceu na Catedral Nossa Senhora do Carmo, em Santo André, na tarde de sexta-feira, 17 de março, com a presença do bispo Dom Pedro Carlos Cipollini e o vigário geral e pároco da catedral, Padre Joel Nery.
Refletindo o subsídio preparado pela Comissão Diocesana de Liturgia, a Hora Santa deu-se início com os fiéis da Paróquia Nossa Senhora do Paraíso (Região Pastoral Santo André Centro), que conduziram as leituras propostas.
Dom Pedro meditando o Evangelho de Mateus 17,1-9, falou da importância de receber o Sacramento da Reconciliação:
“Em toda a nossa diocese, estamos dando início a essas 24 horas para o Senhor. Já estamos tendo os chamados mutirões de confissões, nos quais os padres se unem para atender nas suas paróquias. Com essas 24 horas para o Senhor, amplia se assim esta possibilidade de receber o sacramento da Reconciliação e também de estar na presença do Senhor.. Nós, pela nossa fé, sabemos que estamos diante do Senhor Jesus, presente na Eucaristia, Corpo, Sangue, Alma e Divindade.
Ele que pode nos conduzir à nossa realização plena como pessoas humanas, como cristãos, na santidade. E neste tempo da Quaresma, nós que estamos reunidos aqui em todas as igrejas da nossa diocese, e temos tantas iniciativas dos padres, caminhada penitencial logo de manhãzinha numa paróquia, e tantas iniciativas bonitas. É um incentivo a todos para que permaneçam firmes com essas iniciativas, e neste tempo quaresmal e essas 24 horas para o Senhor, sobretudo, quer nos chamar a uma volta, um regresso, um regresso a nós mesmos, entrando dentro de nós, percebendo a necessidade que todos temos de conversão. Não somos perfeitos, somos frágeis, somos criaturas, temos pecado.”