Diocese de Santo André

Pastoral Familiar da Diocese participam de encontro estadual

Entre os dias 15 e 17 de setembro, aconteceu no Mosteiro de Itaici, em Indaiatuba, o XXI Congresso Regional da Pastoral Familiar, com o tema:  “Amor em família: vocação e caminho de santidade”, que refletiu a missão das famílias no objetivo de viver o amor e a misericórdia nas famílias. É do amor vivido em família que nasce a vocação de cada filho.

Já o lema escolhido: “Família torna-te aquilo que és”, sugeriu aos congressistas refletirem sobre a importância da Família, no estado em que se encontra e restaura o valor do amor, do perdão e das coisas simples de nossos convívios.

Dessa forma o congresso estimulou a reflexão sobre a realidade familiar em nosso tempo: sua missão, sua beleza, seus desafios, suas esperanças e angústias, dentro de uma perspectiva de amor e santificação.

Durante o congresso, além das Celebrações Eucarísticas, as sete palestras com temas atuais e de interesse coletivo, apresentadas por padres, irmãs, doutores e doutoras, e ilustradas com testemunhos, proporcionaram momentos ainda mais catequéticos.

Os assuntos abordados nas palestras e os testemunhos prestados, trouxe a meditação de quão importante e necessário é o amor, o comprometimento e a aproximação dos agentes da Pastoral Familiar, com as famílias, principalmente aquelas que protagonizam situações de fragilidade em seus relacionamentos internos e sociais.

A Família forma cidadãos para a sociedade, para isso o casal precisa ser virtuoso, forte. A virtude se aprende na família, através dos exemplos, do tratamento que o esposo dedica à esposa e filhos, e vice-versa, dos comportamentos e ações praticadas e que são disponibilizadas aos que nos cercam e nos procuram nas dificuldades.

Se faz necessário descobrirmos uma maneira de tornar os nossos Congressos e Formações, que trazem conteúdos formativos importantes, acessível a todos agentes de pastorais, movimentos e serviços que estão envolvidos diretamente com as Famílias.”

Dom Jorge Pierozan, Bispo Referencial da Pastoral Familiar do Sub-regional São Paulo, resumiu bem o que representou os 3 dias para os congressistas: “Ainda comovidos com tanta coisa bonita, edificante, tantos rumos a seguir para chegarmos todos ao mesmo lugar: o colo de Deus, a salvação eterna.”

Representando a Diocese de Santo André, estiveram presentes os casais: Hervando Noin e Marluce Noin – Casal Coordenador Diocesano da Pastoral Familiar, Fábio e Liliam – Casal Coordenador do Setor Casos Especiais, Milton e Andréia – Casal Coordenador da Pastoral Familiar Região Diadema, Richard e Rita – Casal Coordenador da Pastoral Familiar Região Santo André Centro, Robson e Cida – Casal Coordenador da Pastoral Familiar Região São Bernardo Centro, e os casais Osmar e Simone, Cicero e Bia, Cido e Clau – agentes da Pastoral Familiar região São Bernardo do Campo.

Texto Colaborativo: Pastoral Familiar

Compartilhe:

Mensagem do Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini para a Diocese de Santo André

Dom Pedro Carlos Cipollini celebra 9 Anos na Diocese de Santo André

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO