Diocese de Santo André

Comissão Diocesana da Pastoral da Acolhida tem encontro com Dom Pedro

No último sábado, dia 23 de setembro, a Comissão Diocesana da Pastoral da Acolhida realizou uma reunião no Edifício Sede Santo André Apóstolo. O encontro teve como objetivo principal a organização dos encontros e formações que acontecem ao longo deste ano, bem como a discussão sobre o 8º Plano Diocesano de Pastoral, que foi prorrogado para o biênio de 2022-2024. Durante a reunião, foram destacados temas importantes que norteiam o plano diocesano de pastoral, como a criação do Subsídio para Acolhida e Missão.

A reunião foi conduzida pela coordenadora diocesana Rizomar Matos, contando com a presença do assessor Padre Gonise Portugal e do seminarista Maurício Borges, que acompanha a pastoral. Um dos pontos enfatizados durante a reunião foi o andamento da Pastoral da Escuta, evidenciando a importância do diálogo e da escuta ativa.

O bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini também participou da reunião, iniciando o encontro com uma oração e bênção. Durante sua fala, Dom Pedro ressaltou a importância da acolhida nas paróquias e capelas, e que a atuação pastoral vai além do simples serviço na porta da igreja na entrega de folhetos. Ele destacou a relevância do subsídio para Acolhida e Missão como um recurso valioso para formar a Pastoral da Acolhida.

Além disso, o bispo falou sobre a importância de uma igreja sinodal, na qual todas as pastorais devem trabalhar em conjunto com o presbítero, e incentivou também os coordenadores a perseverarem. Por fim, pediu orações para sua viagem a Roma, onde representará a diocese e os bispos do Brasil na 16ª Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos, que acontecerá no Vaticano de 4 a 29 de outubro.

Dom Pedro falou sobre a Missa Diocesana que encerrará as visitas pastorais a todas as comunidades, que também será celebrada a Pastoral da Acolhida, que será realizada no dia 3 de dezembro, na Praça do Carmo, em frente a catedral diocesana.

A reunião da Comissão Diocesana da Pastoral da Acolhida reforça o compromisso da igreja com a promoção da acolhida e da missão nas comunidades, visando uma atuação cada vez mais sinodal e participativa de todos os membros da diocese.

Compartilhe:

Leão XIV: um Papa que nasce da escuta e da esperança

A vida e história de Papa Leão XIV: Robertum Franciscum Prevost

CARPINTEIRO DE NAZARÉ

Padre Marcos Vinicius, em entrevista ao Diário do Grande ABC, fala sobre o legado de Papa Francisco e o processo de sucessão papal

Jovens lotam santuário em missa dedicada ao Beato Carlo Acutis

Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima celebra 50 anos de história no Ferrazópolis

RH da Diocese promove ação de conscientização ambiental com colaboradores da Cúria

nomeacoes

Nomeações e provisões – 23/04/2025

“Tudo é novo, Senhor”, Diocese de Santo André celebra Missa em Sufrágio pelo Papa Francisco

Nota de Pesar pelo Falecimento do Papa Francisco