Ministros da Eucaristia celebram memória de São Mateus Moreira

No dia 03 de outubro a igreja celebrou a memória dos Protomártires do Brasil e dentre eles, o patrono dos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística, São Mateus Moreira. Para celebrar o seu dia, aconteceu na Catedral Nossa Senhora do Carmo, em Santo André, a Santa Missa com os Ministros Extraordinários da Comunhão, presidida pelo assessor da Comissão Diocesana dos Ministérios Extraordinário (CDME), Pe. Alex Sandro Camilo.

Também estavam presentes os coordenadores diocesanos Cláudio e Maria da Penha, seminarista Wellington Batista, que acompanha a comissão.

Na homilia proferida pelo Padre Alex Sandro Camilo, celebrando a memória dos santos mártires do Brasil,  falou sobre sermos levados a refletir sobre a força transformadora da fé cristã:

“Queridos irmãos e irmãs, hoje a Igreja no Brasil faz memória destes santos mártires que ainda no início da nossa colonização doaram a sua vida, se entregaram e deram testemunho da fé cristã, consumindo as suas vidas, morrendo por causa do Evangelho. E é por isso que esses santos mártires disseram: Destrua tudo, menos a Eucaristia, menos as coisas sagradas, às coisas de Deus.”

O assessor diocesano enfatizou que a liturgia, contextualizada por meio das palavras do profeta Zacarias,  ensina que Deus está sempre presente, reunindo pessoas de diferentes origens e línguas em Sua presença:

“O Senhor está conosco aqui. Eu tenho certeza que o Senhor está no nosso meio. Viemos das nossas comunidades, comunidades diferentes, lugares diferentes, mas nos reunimos aqui neste templo, na Casa Mãe da nossa Igreja Diocesana, para juntos dizermos: “Ele está aqui e nunca vai nos deixar.” E nos exorta a compreender que nós estamos aqui para dar testemunho de Cristo. Estamos aqui por amor a Eucaristia, por amor, Eucaristia é para vivenciarmos bem o nosso ministério como serviço, como doação, como entrega de vida, como testemunho de que Deus está entre nós, no meio de nós.”

Ao final da celebração, os coordenadores da comissão expressaram sua gratidão a todos os participantes, enfatizando a importância de celebrar a memória São Mateus Moreira, reforçando o compromisso dos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística com a Eucaristia e a missão de dar testemunho de Cristo em suas vidas e comunidades.

Conheça sobre o mártir

Em 15 de outubro de 2017, o Papa Francisco canonizou os protomártires brasileiros padres André de Soveral, Ambrósio Francisco Ferro e o leigo Mateus Moreira, juntamente com outros 27 companheiros fiéis de Cunhaú e Uruaçu que morreram em dois massacres registrados no Rio Grande do Norte, no ano de 1645, cometidos por soldados holandeses e índios potiguares, com aversão contra os católicos.

Segundo relatos, o camponês Mateus Moreira, que participava de uma missa no dia 3 de outubro de 1645, foi executado juntamente com todos os fiéis e o padre Ambrósio Francisco Ferro, celebrante que também foi martirizado. O leigo Mateus teve o coração arrancado pelas costas. Porém, antes de morrer ainda teve forças para proclamar a sua fé na Eucaristia e conseguiu falar em voz alta: “Louvado seja o Santíssimo Sacramento!”.

Séculos depois, após ser beatificado no dia 5 de março de 2000 pelo Papa João Paulo II, o futuro santo mártir se tornou “Patrono dos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística”, durante a 43ª Assembleia Geral da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), realizada em 2005, e aprovado pela Santa Sé, através da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos.