Pastoral da Acolhida promove formação em Diadema

Na tarde de 15 de outubro, a Paróquia Bom Jesus de Piraporinha, localizada em Diadema, recebeu o encontro da Pastoral da Acolhida, que  teve como foco a formação dos agentes da pastoral de toda a região pastoral, e contou com a presença do Padre Gonise Portugal, assessor diocesano da pastoral.

Padre Gonise Portugal refletiu a importância das qualidades necessárias para receber e integrar membros na comunidade religiosa. O acolhimento, conforme destacado, transcende o mero papel de um recepcionista, tornando-se uma missão que demanda virtudes específicas. Dentre essas virtudes, destacam-se a atenção, a disponibilidade, a alegria, a abertura ao aprendizado contínuo, a prática da oração diária, a priorização da escuta em detrimento da fala, a fé pura, a honestidade, a caridade, a promoção da paz e da correção fraterna, a pontualidade e o serviço com amor e alegria, entre outras. Conclui-se, assim, que o ato de acolher é fundamental para revitalizar as comunidades religiosas e construir o Reino de Deus, sublinhando a importância de enxergar a presença de Jesus naqueles que encontramos, vivendo a fé por meio do serviço e da comunhão.

O seminarista Maurício Borges aprofundou a reflexão, explorando a Fundamentação Bíblica da Acolhida. Ele evidenciou que essa dimensão não é uma inovação recente, mas uma prática que remonta aos primórdios da fé. Recorrendo a passagens do Antigo Testamento, como Gênesis 18,1-5, na qual Abraão acolheu dignamente três visitantes em sua tenda, Borges demonstrou que a hospitalidade era intrínseca à vida dos antigos. Além disso, examinou textos como Gênesis 19, 2-5; Êxodo 21,20; Levítico 19,33-34, enfatizando que a hospitalidade era uma espécie de mandamento na tradição bíblica.

O seminarista também falou das passagens do Novo Testamento, como Lucas 7,44-46; Romanos 12,9-10.13; Hebreus 13,2; 1 Pedro 4,9, com foco especial no capítulo 15 do Evangelho de Lucas, onde abordou as parábolas da Misericórdia. Ele ressaltou a importância da parábola da ovelha perdida, da dracma perdida e do filho pródigo, ilustrando a necessidade de acolher a todos, independentemente de sua condição.

Rizomar Matos, coordenadora diocesana, concentrou sua apresentação na importância da espiritualidade no ato de acolher, destacando a necessidade de fortalecer três pilares: mente, corpo e alma. A mente deve permanecer centrada em Deus, mesmo diante dos obstáculos. O corpo deve manter-se saudável para seguir os passos de Jesus, e a alma deve ser nutrida a fim de acolher nossos irmãos com amor.

Rizomar também abordou o desafio de manter o compromisso de acolher, mesmo nos momentos de descanso ou diversão. Ela citou uma passagem do livro do Padre Fábio de Melo para enfatizar que o entendimento espiritual chega no momento adequado, quando estamos preparados para recebê-lo. Assim como o centurião que reconheceu sua própria indignidade diante de Jesus, devemos nos preparar para acolher o Cristo vivo em nós.

O encontro foi encerrado com um momento de espiritualidade e gestos simbólicos, durante o qual os participantes uniram-se de mãos dadas. Isso representou o reconhecimento da importância de estarem juntos e da capacidade de enxergar a face de Cristo ao tocar o rosto do outro, lembrando que todos somos criados à imagem e semelhança de Deus e desempenhamos um papel fundamental na igreja.