Na tarde de 29 de outubro, o Santuário Diocesano Nossa Senhora da Conceição, em Mauá, recebeu o último encontro de formação da Pastoral da Acolhida, com o propósito foi capacitar os agentes da pastoral das regiões pastorais Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.
O seminarista Maurício Borges abriu o diálogo discutindo a rica tradição da acolhida nas Escrituras Sagradas, enfatizando que essa prática não é uma mera tendência atual, mas algo profundamente enraizado na história da fé. Citando trechos da bíblia, ele ilustrou a relevância da hospitalidade desde os tempos antigos, destacando o valor da hospitalidade como um princípio bíblico e a contínua mensagem de acolher o próximo com amor e compaixão.
Já a coordenadora diocesana, Rizomar Matos, centrou sua mensagem entre espiritualidade e acolhida, argumentando que para acolher verdadeiramente os outros, é crucial cultivar uma mente alinhada a Deus, um corpo preparado para servir e uma alma repleta de amor.
Padre Gonise Portugal, por sua vez, refletiu sobre o coração da acolhida na comunidade religiosa, dizendo que mais do que um simples gesto, acolher é uma vocação que exige diversas virtudes e destacou que, ao acolher, não só fortalecemos a comunidade, mas também manifestamos o amor e a mensagem de Cristo no mundo.
A tarde terminou com a celebração da Santa Missa, onde os agentes foram enviados à acolhida, reafirmando a missão de ver e servir Cristo em cada pessoa.