Diocese de Santo André

Paróquia Santa Maria acolhe Padre Luís como pároco

A  Paróquia Santa Maria, da Região Pastoral São Bernardo Anchieta, no dia da Sagrada Família de Jesus, 31 de dezembro, celebrou a Santa Missa de posse do seu novo pároco, Padre Luís Francisco, com celebração presidida pelo delegado enviado do bispo diocesano, o vigário geral, Padre Joel Nery.

Contando com a presença de fiéis das quatro comunidades e da matriz paroquial, além do Padre Paulo Bezerra e do diácono Guido Evaristo, que procedeu com a leitura do Decreto de Nomeação do novo Pároco, simbolizando um novo capítulo na história paroquial.

Durante a cerimônia, Padre Luís, diante da comunidade e do vigário geral, proferiu sua Profissão de Fé conforme a fórmula aprovada pela Sé Apostólica. Após o ato penitencial, ele recebeu o Livro dos Evangelhos, simbolizando sua missão de anunciar a Palavra de Deus a todos, sem exceção.

Em sua homilia, Padre Joel Nery ressaltou a importância do acolhimento e da Palavra de Deus na vida comunitária:

“Celebramos hoje o acolhimento do Padre Luís aqui na comunidade como uma acolhida em uma família, e quem vai gerar esta família é o novo pároco e graças ao Senhor que nos reúne no mistério do seu amor do Deus encarnado, para celebrar o mistério da sua vinda. E na presença do Senhor, unidos, fazemos o memorial da vida do Senhor doada por nós e o mistério que se recebe entrega de vida doada.” 

Enfatizando a união familiar e a fé como pilares da prática religiosa, o padre relembrou a significância da encarnação de Deus e da celebração do Natal. Sua mensagem abordou ainda a relevância dos textos bíblicos, como o livro do Eclesiastes, e a importância de honrar pai e mãe para a orientação espiritual e manutenção dos valores cristãos na comunidade.

No segundo momento,o vigário geral concentrou-se na importância do respeito mútuo e do apoio recíproco dentro da comunidade, e  incentivou a praticar a paciência, o amor e a dedicação, principalmente no cuidado aos mais vulneráveis, como os idosos. Encerrando sua mensagem, o padre fez um apelo à unidade e ao suporte mútuo, reforçando o amor e a comunhão como essenciais na vida cristã. 

O novo Pároco foi interrogado e  manifestou sua disposição de cooperar com o Bispo, trabalhando em comunhão com ele e cuidando com zelo da Paróquia que lhe está sendo entregue, e recebeu das mãos do delegado enviado pelo bispo a chave do sacrário, chaves da igreja, jarra batismal e a estola roxa, sendo então declarado empossado e sendo acolhido com uma salva de palmas.

Padre Luís, ao concluir a celebração, dirigiu-se à comunidade, reforçando seu desejo de construir uma comunidade unida em Cristo Jesus. Ele ressaltou que essa missão não é apenas dos padres, mas de toda a comunidade de fé, enfatizando a importância do acolhimento e do amor como pilares dessa construção. Ele também homenageou a história da comunidade e figuras como o Padre José Aguirre.

Por fim, a comunidade expressou calorosas boas-vindas ao novo pároco, ressaltando a alegria de recebê-lo nas comunidades de Nossa Senhora de Fátima, Imaculado Coração de Maria, Nossa Senhora das Graças, São Bernardo e Capela de São José, bem como na matriz paroquial. A mensagem destacou o amor de Deus como fio condutor e a prontidão da comunidade em oferecer apoio e carinho no cotidiano paroquial.

Compartilhe:

nomeacoes

Nomeações e provisões – 23/04/2025

“Tudo é novo, Senhor”, Diocese de Santo André celebra Missa de Sufrágio por Papa Francisco

Nota de Pesar pelo Falecimento do Papa Francisco

Domingo da Ressurreição: representantes das 106 paróquias recebem os Santos Óleos durante Missa presidida por Dom Pedro na Catedral

Vigília Pascal reúne fiéis na Catedral e anuncia a vitória da vida sobre a morte

A Cruz, sinal do amor que salva: fiéis vivem a Sexta-feira Santa em profunda oração

“Cuidar da fonte”: bispo reflete sobre a vocação consagrada durante Vigília Eucarística da Sexta-feira Santa

Na noite em que o amor se ajoelha, Dom Pedro recorda: “Quem comunga, não pode viver para si”

JUVENTUDE E ESPERANÇA

Missa Crismal 2025 reúne clero e fiéis na Catedral e renova a esperança da Igreja diocesana