“A paz é um dom de Deus”, reflete o bispo na primeira missa do ano

Na Solenidade da Santa Mãe de Deus, Maria, realizada na Catedral Nossa Senhora do Carmo em 1° de janeiro, Dom Pedro Carlos Cipollini, bispo diocesano, presidiu a primeira missa do ano. A celebração contou com a concelebração do vigário geral da Diocese de Santo André e pároco da catedral diocesana, Padre Joel Nery, acompanhado pelo vigário Padre André Rodrigues, Padre Wiliam Mariotto, Padre Paulo Borges, e pelo diácono transitório William Maia.

Em sua homilia de Ano Novo, o bispo enfatizou a importância da conversão e da busca pela bênção de Deus e destacou que o novo ano traz uma oportunidade para os fiéis se aproximarem de Deus, seguindo o exemplo de Maria, a Mãe de Jesus:

“Iniciamos um novo ano com Maria, porque ela é a primeira na fé, a que mais soube receber Jesus e segui lo por isto, hoje a Igreja coloca diante de nós a figura de Maria com o Menino no colo, Mãe de Deus, Mãe do Filho de Deus.”

O bispo ressaltou a importância da bênção de Deus, que sustenta a vida e traz felicidade, e explicou que a verdadeira bênção não se resume apenas à saúde ou bens materiais, mas sim à plenitude do relacionamento com Deus:

“Termos um bom relacionamento com Deus na nossa vida de fé é essencial. Como está o seu relacionamento com Ele?,” questionou o bispo aos fiéis.

Ele também abordou a necessidade de interpretar a proteção divina além do sentido material, enfatizando que a maior proteção é nos livrar do mal e das tentações.

A homilia foi além de uma reflexão espiritual, abordando também questões contemporâneas como a paz mundial. O bispo citou palavras do Papa Francisco sobre as guerras atuais, descrevendo-as como uma “terceira guerra mundial em pedaços”. Ele reforçou que a paz é um dom de Deus, mas também uma construção humana, enfatizando a necessidade de esforços coletivos para sua manutenção.

Ao final, o bispo ressaltou a relevância da figura de Maria no início de mais um ano, instigando os fiéis a se abrirem à ação do Espírito Santo. Ele concluiu com um apelo à fé e à confiança em Deus, reforçando que a bondade, o amor e a misericórdia divina acompanharão todos ao longo do ano , e que Jesus é o caminho, a verdade, a vida que encontramos sempre no colo de Maria, incentivando os fiéis a seguirem os ensinamentos de Jesus.

No final da celebração Dom Pedro entregou em mãos a carta resposta sobre o pedido de seis jovens para darem o primeiro passo no processo formativo, sendo acolhidos na Casa de Formação Propedêutica.

A celebração foi também um momento de destaque para a vocação religiosa, Padre William, recentemente nomeado reitor da Casa de Formação Propedêutica, e compartilhou sobre o processo de formação vocacional na diocese. Ele realçou a integração do Serviços de Animação Vocacional e a colaboração de profissionais, como psicólogos, no acompanhamento dos candidatos ao sacerdócio. Padre William assumiu a função no seminário no dia 14 de dezembro, tendo a responsabilidade pelos seis jovens que deram seus primeiros passos no processo formativo.