Diocese de Santo André

Porque receber as cinzas?

Mensagem do Bispo Diocesano
Na Quarta-Feira de Cinzas, a Igreja inicia o tempo da Quaresma, preparando-se assim para celebrar a Páscoa. A Paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo é o mistério central de nossa fé. Por isso, devemos nos preparar com cuidado, atenção e muita esperança no coração para celebrar a Santa Páscoa do Senhor.
Iniciando este tempo penitencial com a imposição das cinzas, o que a Igreja nos quer dizer? A grande mensagem, o grande convite é este: convertei-vos e crede no Evangelho. Esta foi a mensagem inicial que inaugurou o ministério de Jesus: “O tempo se cumpriu, e o Reino de Deus está perto. Arrependam-se e acreditem no Evangelho” (Mc 1, 15). Por que as cinzas? As cinzas com a qual somos assinalados neste dia, demonstrando nosso desejo de ouvir e praticar o que Jesus diz, têm um simbolismo muito bonito e significativo. Para o pensamento do povo antigo, as cinzas, sendo produto da combustão gerada pelo fogo, contém a força purificadora que o fogo mesmo tem. Por esta razão elas são usadas para fins de purificação (cf. Nm 19,9-17; Hb 9, 13). As cinzas são também, na concepção bíblica, um sinal da fragilidade humana e de sua morte, por isso, símbolo da tristeza e penitência. Quando a pessoa está de luto ou em grande necessidade, espalha sobre si as cinzas, sinal de penitência (cf. Jn 3,6; Mt 11, 21).
Nesta Quarta-Feira de Cinzas, ao iniciar a Quaresma, convido você a receber as cinzas, com profundo respeito e desejo de verdadeira conversão. Reconheçamos que somos todos pecadores, e por isso temos a tendência de nos afastar de Deus. Recebendo as cinzas, desejamos ser purificados, voltar-nos para Deus de coração arrependido e receber dele o abraço amoroso de sua misericórdia. Desejo a todos uma santa e frutuosa quaresma com muitas bênçãos e graças de Deus, que você receberá certamente, se abrir o coração para ouvir a Palavra e deixar que ela o leve pelo caminho da mudança de vida.
Deus os abençoe a todos.

+Dom Pedro Carlos Cipollini
Bispo de Santo André

Compartilhe:

Um convite à caridade: o novo livro de Dom Pedro sobre São Vicente de Paulo

nomeacoes

Provisões – 11/09/2024

MENSAGEM À CONCENTRAÇÃO DIOCESANA DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO

Dom Nelson, Bispo Emérito comemora 85 anos no próximo dia 11 de setembro

Mensagem para a Missa do Grito dos Excluídos

Diocese de Santo André se despede do seminarista Eduardo Barbosa Pereira

Nota de Pesar de Dom Pedro pelo falecimento do seminarista Eduardo

Nota de Pesar Seminarista Eduardo Barbosa Pereira

Apostolado da Oração reforça compromisso com a oração em Paranapiacaba

Grito dos Excluídos ecoa pelas ruas de Diadema: 30 anos de luta por justiça social e inclusão