No dia 16 de julho, a Diocese de Santo André celebrou com grande devoção e alegria a festa da padroeira da catedral diocesana, Nossa Senhora do Carmo. A solene celebração foi presidida por Dom Pedro Carlos Cipollini, reunindo uma multidão de fiéis e grande parte do clero diocesano. Entre os concelebrantes, destacou-se o vigário geral e pároco da catedral, Padre Joel Nery, que foi especialmente acolhido por Dom Pedro.
Na homilia, o bispo diocesano iniciou saudando os presentes e ressaltando a alegria de estarem reunidos na catedral dedicada a Nossa Senhora do Carmo. Ele destacou a importância de Maria na fé cristã, afirmando:
“Jesus, ao morrer na cruz, tinha dado tudo para nós, a própria vida. E Ele então nos dá também sua Mãe como nossa mãe. Quando, olhando para o discípulo, João diz: ‘Eis tua mãe’. Ele representava todos nós.”
Dom Pedro lembrou que a verdadeira parentela de Jesus é espiritual, composta por aqueles que ouvem e praticam a Palavra de Deus. Ele continuou refletindo sobre a fé de Maria, a primeira a acreditar em Jesus, destacando sua resposta pronta ao anjo na Anunciação:
“Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a sua palavra.”
Enfatizou ainda que Maria não é o centro da fé, mas a que mais próxima esteve de Jesus, sendo exemplo de dedicação e fidelidade:
“Maria, a primeira que acreditou em Jesus, antes mesmo Dele nascer, a primeira a colaborar com Ele, a protegê-lo da fúria de Herodes, fugindo para o Egito, amamentando, cuidando.”
Ao final, Dom Pedro refletiu sobre a devoção a Nossa Senhora do Carmo, explicando a origem e o significado do escapulário:
“Quem usa o escapulário está pedindo a Maria que o leve a Jesus para fazer o que Ele nos ordenar.”
Ele destacou a importância de ouvir e praticar a Palavra de Deus em meio a tantas vozes e distrações do mundo moderno:
“Maria é aquela facilitadora, aquela que estende a mão com o escapulário, com o seu auxílio para que você receba Jesus na tua vida, não só no teu cérebro, na tua mente, nem mesmo só no seu coração, mas efetivamente, de verdade, seguindo e praticando o que Ele ensinou.”
No final da celebração, houve a bênção e imposição dos escapulários, momento de grande emoção e renovação da fé para todos os presentes. Os fiéis, tocados pela mensagem de Dom Pedro, renovaram seu compromisso de seguir os ensinamentos de Cristo, com Maria como guia e intercessora.