Encontro Diocesano de Professores reflete sobre missão e acolhida no contexto educacional

Na tarde do domingo, 23 de setembro, no auditório da Cúria Diocesana de Santo André aconteceu o Encontro Diocesano de Professores, que reuniu coordenadores e professores, promovido pela Pastoral da Educação, com o objetivo de refletir sobre a missão, a acolhida e o papel transformador da educação católica na sociedade contemporânea.

O encontro foi coordenado por Jerry Adriano e Glauber Machado, responsáveis pela Pastoral da Educação, e contou com a presença do Padre Júlio Miguel, assessor diocesano. A tarde foi iniciada com um momento de oração e reflexão sobre a importância do papel dos educadores no mundo atual, iluminados pela Palavra de Deus. O Evangelho de Mateus (5,13-16) foi proclamado, ressaltando que os professores são chamados a ser “sal da terra e luz do mundo”, inspirando transformação e esperança em seus alunos.

A palestra central foi ministrada pelo Padre Dayvid da Silva, que abordou a relação entre a Igreja e a sociedade, destacando que a missão da educação é essencialmente um serviço de amor e acolhida. Baseando-se no documento Gaudium et Spes, do Concílio Vaticano II, Padre Dayvid ressaltou que a Igreja se preocupa profundamente com as questões sociais e vê na educação um meio de transformar a sociedade, promovendo a dignidade humana e o bem comum. Ele também trouxe reflexões do Documento de Aparecida, reforçando o papel da acolhida no contexto educacional, onde cada aluno deve ser acolhido em sua integralidade, para que a educação possa ser verdadeiramente um instrumento de evangelização.

O encontro foi um espaço de partilha, reflexão e fortalecimento da missão educativa, onde os professores foram encorajados a continuar sendo sinais de esperança e luz no ambiente escolar. Em meio aos desafios enfrentados pela educação, o encontro reafirmou o compromisso da Igreja em apoiar os educadores na importante missão de formar não apenas intelectos, mas corações e almas.

Dom Pedro Cipollini, um dos delegados do Brasil ao Sínodo, aponta o trabalho dos 10 Grupos de Estudo temático como novidade desta etapa

Dom Pedro envia mensagem sobre participação no Sínodo dos Bispos

A origem das Fake News

IAM: com a força do Espírito, testemunhas de Cristo!

Assembleia Eclesial do Regional Sul 1: Reflexões Pastorais e Desafios Atuais

Mês da Bíblia é marcado pelo Festival Bíblico-Catequético nas dez foranias da Diocese de Santo André

Provisões – 25/09/2024

Diocese de Santo André encerra a peregrinação das relíquias de São Vicente de Paulo na catedral diocesana