Diocese de Santo André

54ª Assembleia Geral da CNBB acontece em Aparecida

Na foto vemos o bispo de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini e o Cardeal Dom Claudio Hummes, participando da AG

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB – está reunida desde o dia 6, em assembleia que se prolongará até 15 de abril, em Aparecida, no interior de São Paulo. A AG, Assembleia Geral, de número 54, é o órgão supremo da CNBB, uma expressão de colegialidade dos bispos da Igreja no Brasil.

Na Assembleia são tratados prioritariamente assuntos pastorais que envolvem a evangelização. Ali se Estudam temas referentes a missão da Igreja, são feitas análises da conjuntura religiosa e de outros assuntos que necessitem de esclarecimentos e aprofundamentos. Sem dúvida é uma rica oportunidade para que os bispos conheçam seus colegas e partilhem suas alegrias, seus projetos e claro, também suas preocupações.

O tema central tratado neste ano se reflete sobre a missão do cristão leigo na Igreja e na sociedade. Deste estudo resultará um documento para subsidiar a Igreja.

Como Dom Rodolfo Luiz Weber,  Arcebispo de Passo Fundo se expressou “os cristãos católicos que formam a Igreja estão no mundo e vivem concretamente num país. A vivência da religião é influenciada pela situação social, política e econômica onde os fiéis vivem. Quando lemos o Evangelho fica claro, em tantos textos, o contexto do tempo de Jesus. Por isso que na Assembleia da CNBB também entra o estudo e o debate da situação atual”. Ele reforça que “constantemente os bispos são perguntados e questionados sobre o seu posicionamento diante de questões sociais, econômicas e políticas. A Assembleia Geral da CNBB deste ano reúne em torno de 360 bispos vindos de todos os Estados e regiões do país. O contato direto que cada bispo tem com as pessoas, das mais diferentes classes sociais e econômicas, possibilita fazer uma boa leitura da realidade brasileira. Além de informações que cada um traz, também testemunha o que é vivido em cada região”.

Nos 10 dias de Assembleia, muitas horas são destinadas para a oração. A primeira atividade do dia é a celebração da Santa Eucaristia no Santuário de Nossa Senhora Aparecida com os peregrinos, além de dois momentos de oração à tarde. O final de semana é reservado para um retiro espiritual.

Compartilhe:

Rumo ao 9º Plano Diocesano de Pastoral: Um Chamado à Comunhão e Missão

Diocese de Santo André se despede de Padre Praxedes, sacerdote dedicado aos pobres e à justiça social

CDPA se reúne para fortalecer a ação pastoral e a comunhão diocesana em 2025

Condolência de Dom Pedro pelo falecimento do Padre Praxedes

Nota de pesar pelo falecimento do Padre Walfrides José Praxedes

Pe. Francisco de Assis da Silva, OMI, assume a Paróquia São Luiz Gonzaga em Mauá

Direitos Humanos?

nomeacoes

Nomeações e provisões – 29/01/2025

Núncio Apostólico do Burundi visita Diocese de Santo André

“A Catedral é a casa que acolhe a todos”, reflete Dom Pedro nos 85 anos da Nossa Senhora do Carmo