Celebração ocorrida neste domingo (22/05), na Paróquia Santa Rita de Cássia, abriu o segundo dia das Visitas Pastorais Missionárias da Região Centro, em Santo André
“Celebrar, portanto, a santíssima trindade é descobrir a dimensão social da nossa fé que nos leva a criar a comunhão, não apenas dentro da nossa comunidade, mas promover em todo o mundo a união entre as pessoas”
As palavras do Bispo Diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini reforçaram a necessidade dos cristãos e das cristãs incorporarem a alegria da “Trindade Santa”, levarem a “Boa Nova” aos que estão distantes da Santa Igreja e a contribuírem no processo de evangelização das famílias.
A receita para ser um bom cristão? O tripé fé, esperança e amor!
Um dia após a abertura das Visitas Pastorais Missionárias na Diocese de Santo André, na Região Centro – Santo André, a chuva deu uma trégua, o sol reapareceu e a alegria tomou conta dos fiéis que lotaram, na manhã deste domingo (22/05), a Paróquia Santa Rita de Cássia, no Bairro Pinheirinho, em Santo André.
A missa, concelebrada pelos padres Adenízio Leonardo Miranda (pároco local), Fernando Rocha Sapaterro (Sagrado Coração de Jesus) e Guilherme Melo Sanches (secretário episcopal), teve como principal tema o significado da “Trindade Santa” na vida dos cristãos e cristãs.
“Somos convidados a participar da alegria da Trindade Santa, porque brota deste amor que chama a comunhão, a própria Igreja! O Pai projeta a Igreja, Jesus a constrói e o Espirito Santo a administra”, reitera Dom Pedro.
Para serem missionários e missionárias exemplares da Palavra de Deus, Dom Pedro orientou aos fiéis eliminarem da vida tudo que é fruto causador da divisão na sociedade.
“Precisamos acabar com a violência, com o ódio, com a miséria e promover no mundo o que vem da Trindade, que é a comunhão, a partilha, o amor, a fraternidade, as ações de ouvir e dialogar com o próximo. Assim manifestaremos nossa fé na Trindade Santa como modo ideal de ser cristão”, reflete.
Logo após a celebração, fiéis comemoraram o Dia de Santa Rita de Cássia (22 de maio de 1457) e cerca de cem religiosos e religiosas de diversas paróquias da Diocese de Santo André percorreram 22 ruas nas imediações da Paróquia Santa Rita de Cássia, em visitas aos moradores, comerciantes e pedestres, com o objetivo de levar uma mensagem de fé durante as Visitas Missionárias.
Dom Pedro, por sua vez, prosseguiu a agenda dominical com um encontro com religiosos e religiosas e almoçou na Paróquia Santa Rita. Nos períodos da tarde e noite, o bispo participou de atividade, missa e lanche comunitário com os jovens da Paróquia Nossa Senhora do Paraíso, no Bairro Paraíso.
Confira algumas das principais mensagens da homília de Dom Pedro:
Comunhão: vitória sobre a divisão!
“Cristão que ama a Trindade Santa e tem consciência deste mistério é um apaixonado pela comunhão e pela unidade, ele não vai espalhar divisão, a injustiça, a corrupção, o ódio, a inveja, o rancor. Porque tudo isso que divide não vem da Trindade. A Trindade é o amor que conclama à comunhão e à participação no mundo”
Sozinho, jamais!
“Deus é um mistério profundo na Trindade Santa! Jesus nos revela que Deus é amor e vocês acham que existe amor na solidão? Não existe. Pessoa que diz que ama todo mundo, mas quer ficar sozinho, longe de todo o mundo, não pratica o amor. O amor chama para comunhão! Deus não poderia ser amor, se ele fosse um solitário, sozinho, longe de tudo. Deus é único sem ser sozinho! Três pessoas, um só Deus!”
Imagem e semelhança
“As nossas comunidades e igrejas devem ser imagens da Trindade Santa, onde há diversidade, mas há unidade entre os irmãos e união em Cristo que veio nos buscar para um dia sermos participantes deste mistério maravilhoso da Trindade Santa, que é o próprio Deus”.