Diocese de Santo André

Trindade Santa é a inspiração para ser um bom cristão no mundo

Celebração ocorrida neste domingo (22/05), na Paróquia Santa Rita de Cássia, abriu o segundo dia das Visitas Pastorais Missionárias da Região Centro, em Santo André

“Celebrar, portanto, a santíssima trindade é descobrir a dimensão social da nossa fé que nos leva a criar a comunhão, não apenas dentro da nossa comunidade, mas promover em todo o mundo a união entre as pessoas”

As palavras do Bispo Diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini reforçaram a necessidade dos cristãos e das cristãs incorporarem a alegria da “Trindade Santa”, levarem a “Boa Nova” aos que estão distantes da Santa Igreja e a contribuírem no processo de evangelização das famílias.

A receita para ser um bom cristão? O tripé fé, esperança e amor!

Um dia após a abertura das Visitas Pastorais Missionárias na Diocese de Santo André, na Região Centro – Santo André, a chuva deu uma trégua, o sol reapareceu e a alegria tomou conta dos fiéis que lotaram, na manhã deste domingo (22/05), a Paróquia Santa Rita de Cássia, no Bairro Pinheirinho, em Santo André.

A missa, concelebrada pelos padres Adenízio Leonardo Miranda (pároco local), Fernando Rocha Sapaterro (Sagrado Coração de Jesus) e Guilherme Melo Sanches (secretário episcopal), teve como principal tema o significado da “Trindade Santa” na vida dos cristãos e cristãs.

“Somos convidados a participar da alegria da Trindade Santa, porque brota deste amor que chama a comunhão, a própria Igreja! O Pai projeta a Igreja, Jesus a constrói e o Espirito Santo a administra”, reitera Dom Pedro.

Para serem missionários e missionárias exemplares da Palavra de Deus, Dom Pedro orientou aos fiéis eliminarem da vida tudo que é fruto causador da divisão na sociedade.

“Precisamos acabar com a violência, com o ódio, com a miséria e promover no mundo o que vem da Trindade, que é a comunhão, a partilha, o amor, a fraternidade, as ações de ouvir e dialogar com o próximo. Assim manifestaremos nossa fé na Trindade Santa como modo ideal de ser cristão”, reflete.

Logo após a celebração, fiéis comemoraram o Dia de Santa Rita de Cássia (22 de maio de 1457) e cerca de cem religiosos e religiosas de diversas paróquias da Diocese de Santo André percorreram 22 ruas nas imediações da Paróquia Santa Rita de Cássia, em visitas aos moradores, comerciantes e pedestres, com o objetivo de levar uma mensagem de fé durante as Visitas Missionárias.

Dom Pedro, por sua vez, prosseguiu a agenda dominical com um encontro com religiosos e religiosas e almoçou na Paróquia Santa Rita. Nos períodos da tarde e noite, o bispo participou de atividade, missa e lanche comunitário com os jovens da Paróquia Nossa Senhora do Paraíso, no Bairro Paraíso.

Confira algumas das principais mensagens da homília de Dom Pedro:

Comunhão: vitória sobre a divisão!

“Cristão que ama a Trindade Santa e tem consciência deste mistério é um apaixonado pela comunhão e pela unidade, ele não vai espalhar divisão, a injustiça, a corrupção, o ódio, a inveja, o rancor. Porque tudo isso que divide não vem da Trindade. A Trindade é o amor que conclama à comunhão e à participação no mundo”

Sozinho, jamais!

“Deus é um mistério profundo na Trindade Santa! Jesus nos revela que Deus é amor e vocês acham que existe amor na solidão? Não existe. Pessoa que diz que ama todo mundo, mas quer ficar sozinho, longe de todo o mundo, não pratica o amor. O amor chama para comunhão! Deus não poderia ser amor, se ele fosse um solitário, sozinho, longe de tudo. Deus é único sem ser sozinho! Três pessoas, um só Deus!”

Imagem e semelhança

“As nossas comunidades e igrejas devem ser imagens da Trindade Santa, onde há diversidade, mas há unidade entre os irmãos e união em Cristo que veio nos buscar para um dia sermos participantes deste mistério maravilhoso da Trindade Santa, que é o próprio Deus”.

Compartilhe:

Jubileu Ordinário 2025: Um Ano para Peregrinar na Esperança

nomeacoes

Nomeações e provisões – 05/02/2025

Rumo ao 9º Plano Diocesano de Pastoral: Um Chamado à Comunhão e Missão

Diocese de Santo André se despede de Padre Praxedes, sacerdote dedicado aos pobres e à justiça social

CDPA se reúne para fortalecer a ação pastoral e a comunhão diocesana em 2025

Condolência de Dom Pedro pelo falecimento do Padre Praxedes

Nota de pesar pelo falecimento do Padre Walfrides José Praxedes

Pe. Francisco de Assis da Silva, OMI, assume a Paróquia São Luiz Gonzaga em Mauá

Direitos Humanos?

nomeacoes

Nomeações e provisões – 29/01/2025