Diocese de Santo André

Dom Pedro participa do 17º Encontro Diocesano de Formação de Catequistas com Pais e Padrinhos do Batismo

Com o tema: “Ser batizado é difundir a luz da esperança de Deus” e o lema “Sede um só corpo e um só espírito, assim como fostes chamados pela vossa vocação a uma só esperança” (Ef 4,4), o 17º Encontro de Formação dos Catequistas com Pais e Padrinhos do Batismo da Diocese de Santo André acontece neste domingo (10/09), das 6h45 ás 12h15, na Basí­lica Menor de Nossa Senhora da Boa Viagem (Igreja Matriz de São Bernardo do Campo), no centro da cidade são-bernardense.

O objetivo da atividade é fazer com que os representantes catequistas das paróquias dos sete municípios da região do ABC assimilem a necessidade e participem do grupo de iniciação à  vida cristã neste setor da Catequese, também entendido como um itinerário para formar discípulos missionários de Jesus Cristo.

“Vai ser uma importante manhã de formação e de encontro com Deus, com muita oração, música e reflexão. Destaque para as palestras com Dom Pedro, numa introdução ao documento 107 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) – acesse no link: https://drive.google.com/drive/folders/0B-g_LeJryoTRdWdYTFUta081MzA – que fala da iniciação à vida cristã; logo após, o padre Eduardo Calandro abordará a operacionalização do engajamento dos pais e padrinhos na comunidade, além da necessidade de se ter uma acolhida; por fim, o padre Odair Bezerra celebrará a missa, adianta José Carlos Serrano Martinez, que coordena ao lado da esposa Eliane Castilho Cunha Martinez, a Catequese com Pais e Padrinhos do Batismo da Diocese de Santo André.

Para ser catequista, o paroquiano/leigo precisa cumprir os sacramentos do Batismo, Eucaristia (Primeira Comunhão) e Crisma (Confirmação) e buscar as formações, seja na paróquia, região ou na diocese onde ele/ela participa.

“A pessoa (que quer ser catequista) necessita viver e ser animada na fé. Claro que passa por preparações e formações, principalmente com relação a iniciação à  vida cristã, que é a tendência da Igreja no Brasil, exige o engajamento diocesano, regional e paroquial com as outras catequeses de setores: Crianças, Pais e Padrinhos, Jovens e os Adultos”, descreve Carlos.

Ele ainda acrescenta que todo trabalho na igreja, principalmente com o público que vem buscar a fé, precisa da aprovação do pároco.

“Tem que conhecer a pessoa e saber se está preparada para fazer esse tipo de trabalho de catequese”, frisa.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

17º Encontro de Formação de Catequistas com Pais e Padrinhos da Diocese de Santo André

Data: 10 de setembro (domingo)

Local: Basí­lica Menor da Nossa Senhora da Boa Viagem (Igreja Matriz de São Bernardo do Campo)

Endereço: Praça da Matriz, s/n° – Centro

Horário: das 6h45 às 12h15

06h45 às 07h15: Acolhida / Recepção dos coordenadores regionais

07h15 às 07h30: Boas vindas e Oração Inicial (com Padre Giuseppe Bortolato)

07h30 às 08h30: 1ª Palestra “A Iniciação à  Vida Cristã: articuladora das urgências na ação evangelizadora” e introdução do documento 107 da CNBB (com o bispo Dom Pedro Carlos Cipollini)

08h30 às 08h50: Entrega da Bí­blia com dedicatória do Bispo – Café e Cantos

09h às 10h30: 2ª Palestra “Abordagem metodológica da Catequese com Pais e Padrinhos” (com o coordenador diocesano da Catequese em todas as modalidades, Padre Eduardo Calandro)

10h30 às 10h50: Sorteios, Café e Cantos

10h50 às 12h: Santa Missa (com o assessor diocesano da Catequese com Pais e Padrinhos do Batismo, Padre Odair Bezerra)

12h às 12h15: Encerramento

Reportagem e fotos: Fábio Sales

Compartilhe:

Jubileu Ordinário 2025: Um Ano para Peregrinar na Esperança

nomeacoes

Nomeações e provisões – 05/02/2025

Rumo ao 9º Plano Diocesano de Pastoral: Um Chamado à Comunhão e Missão

Diocese de Santo André se despede de Padre Praxedes, sacerdote dedicado aos pobres e à justiça social

CDPA se reúne para fortalecer a ação pastoral e a comunhão diocesana em 2025

Condolência de Dom Pedro pelo falecimento do Padre Praxedes

Nota de pesar pelo falecimento do Padre Walfrides José Praxedes

Pe. Francisco de Assis da Silva, OMI, assume a Paróquia São Luiz Gonzaga em Mauá

Direitos Humanos?

nomeacoes

Nomeações e provisões – 29/01/2025