Conheça Tânia e Solange: as novas virgens consagradas da Diocese de Santo André

Tânia Alves Bandeira e Solange dos Santos receberam a missão religiosa, durante a celebração especial do padroeiro da cidade, presidida pelo bispo emérito Dom Nelson Westrupp e rito litúrgico comandado pelo atual bispo Dom Pedro Carlos Cipollini

A Ordem das Virgens já existe desde os tempos do cristianismo, mas foi restaurada pelo Concílio Vaticano II, sendo contemplada no Direito Canônico de 1983, as mulheres consagradas que dedicam inteiramente à uma vida integral de amor a Jesus e de serviço à Igreja, em diferentes pastorais e movimentos.
A reportagem da Diocese de Santo André aproveitou a ocasião e conversou com as virgens consagradas sobre a nova missão, logo após a celebração do padroeiro, no dia 30 de novembro, na Igreja Matriz de Santo André.

Conheça mais sobre Solange dos Santos, 55 anos, paroquiana por mais de três décadas da Igreja Nossa Senhora das Dores (Vila Palmares), e Tânia Alves Bandeira, 51 anos, ministra da comunhão na Igreja Matriz (Vila Assunção) e voluntária do Apostolado da Oração na Paróquia São Judas Tadeu (Bairro Campestre):

1) Como foi o processo de preparação durante a vida e o chamado para se tornarem virgens consagradas?

Solange: “Iniciei (minha vida religiosa) na comunidade Nossa Senhora das Dores, aos 18 anos. Uma vizinha pediu para que eu fosse na igreja. Deus foi tocando o meu coração. Fui participando do coral. Cada dia que passava Deus ia tocando mais o meu coração para estar a serviço dos irmãos, trabalhando na igreja. A minha comunidade é tudo. Porque me realizo dentro da comunidade, realizando os trabalhos, de poder ajudar as pessoas. O que Dom Pedro pediu para nós é que vivamos na humildade. Temos a certeza que o Espírito Santo vai nos iluminar a viver essa humildade a serviço dos irmãos que tanto precisam de nossa ajuda”

Tânia: “Foi num dia do encerramento do encontro de jovens. Recebi um motivo para voltar e aí descobri a comunidade de Jovens Passos (década de 1980) que existia na época. Aí retornei na outra semana. Na terceira, quarta vez que retornei, ao final do encontro, na hora da consagração, recebi o chamado na missa. Padre Giuseppe, trouxe o cristo de fato, me chamando para que continuasse com ele. Passou a adolescência e ainda não tinha a certeza. Mas certo dia, na Igreja Santo Antônio (Vila Alpina – Santo André), cheguei perto de Cristo e o mesmo falou comigo. ‘Fica aqui’ e saí correndo. Mas aí fui entendendo no decorrer da minha vida e principalmente de uns 30 anos para cá todo o carinho e atenção de Jesus para comigo. Vim atender esse chamado e de fato aceitar (essa missão). Essa preparação foi realizada de uma maneira linda pela Irmã Wilma Carvalho e depois a confirmação de que estaríamos consagradas ainda neste ano”

2) Quais os desafios na nova missão assumida por vocês perante a Deus e a sociedade?

Solange: “Acredito que tenha a ver com as recentes falas do Papa Francisco, em priorizarmos cada vez mais a “Igreja em Saída”. O Padre Jackson (Henrique da Silva – administrador paroquial da Igreja Nossa Senhora das Dores – Vila Palmares – Santo André) dá continuidade a esse trabalho em realizar a Santa Missa nas casas. Tem sido um momento maravilhoso. Todas as últimas quintas-feiras do mês, o padre juntamente aos ministros e povo de Deus se dirigem às residências e as pessoas tem sentido esse carinho, essa proximidade em levarmos o próprio Jesus nas casas, a palavra de Deus e observamos a alegria do povo. O trabalho foi iniciado pelo Padre Leandro (Alves de Figueiredo – atual pároco da Santa Rita de Cássia – Diadema), dentro do sínodo diocesano, e tem continuidade com o Padre Jackson”

Tânia: “Como estou em duas paróquias, às vezes não conseguimos desenvolver tudo que a gente precisa. Mas pretendo fazer esse trabalho junto as pessoas. E neste sentido levar a paz onde a gente trabalha. Começar a fazer com que as pessoas sintam uma vontade de ser melhor. Não que eu seja melhor, mas de fato uma paz, um carinho, uma palavra. Sempre é bom passarmos a um amigo. Ajudá-lo a refletir junto à família. Então, o desafio é essa possibilidade de levar o que temos de melhor para essas pessoas também serem iluminadas na sociedade”