Diocese de Santo André

Tríduo Formativo Sinodal movimenta Região Pastoral São Caetano do Sul

Nos dias 26, 27 e 28 de junho, agentes do CPP, CAEP, coordenadores de pastorais e padres da Região Pastoral São Caetano do Sul, estiveram reunidos para a Formação Sinodal, com o objetivo de levar ao conhecimento de todos, as prioridades pastorais eleitas em Assembleia realizada em 15 de novembro de 2017.

O primeiro dia de formação foi a nível paroquial, comandada pelos Padres em suas respectivas paróquias, e consistiu em levar ao conhecimento de todos os participantes a importância da aplicação do plano de ação pastoral dentro das comunidades partindo de um itinerário que levará através de árduo trabalho a conquista do “Sonho missionário em chegar a todos os povos”.

No segundo dia, já a nível regional, membros das paróquias e padres da região São Caetano do Sul estiveram reunidos no Salão Paroquial da Paróquia São Francisco de Assis no bairro Santa Maria e contou com a presença do Padre Alexandre Costa Santos, pároco da Paróquia São Bento, como palestrante. Este encontro consistiu em esclarecer as funções exercidas pelo CPP e CAEP no âmbito administrativo e financeiro diante da dimensão paroquial, além de mostrar a importância do trabalho em equipe entre as pastorais, com realização de dinâmicas entre os presentes demonstrando o verdadeiro sentido do trabalho em conjunto.

 No terceiro e último dia, a formação foi a nível Diocesano, mais uma noite em que membros do CPP, CAEP, coordenadores de pastorais e padres de São Caetano do Sul estiveram reunidos no Salão Paroquial da Paróquia São Francisco de Assis. A formação foi dirigida pelo Padre Joel Nery, Vigário Episcopal. Relembrando que estamos no ano nacional do laicato, mostrou a importância do cristão leigo e leiga sobre a responsabilidade com a Igreja, cuja tarefa é tirar as ideias do papel trazendo para a realidade paroquial, pois o sonho missionário de chegar a todos é tarefa e missão não somente dos padres, mas também de seus paroquianos que deverão atingir os objetivos propostos aos conselhos pastorais que se dará através do 8° plano de pastoral, parte integrante da Constituição Sinodal com início no ano de 2018 e término no ano de 2022.

Durante esse período, serão seguidos oito itinerários, cada qual com atividades que visam à acolhida e a missão evangelizadora. Padre Joel também citou trechos do Documento 105 da CNBB, onde demonstra a atuação do leigo e leiga de como estar presente na vida vocacional dentro da Igreja sabendo lidar com as diversidades do outro, assumindo o evangelho em nossa cultura pastoral e fazendo acontecer a responsabilidade na missão, tornando uma Igreja aberta para acolher o novo.

 

Compartilhe:

Jubileu Ordinário 2025: Um Ano para Peregrinar na Esperança

nomeacoes

Nomeações e provisões – 05/02/2025

Rumo ao 9º Plano Diocesano de Pastoral: Um Chamado à Comunhão e Missão

Diocese de Santo André se despede de Padre Praxedes, sacerdote dedicado aos pobres e à justiça social

CDPA se reúne para fortalecer a ação pastoral e a comunhão diocesana em 2025

Condolência de Dom Pedro pelo falecimento do Padre Praxedes

Nota de pesar pelo falecimento do Padre Walfrides José Praxedes

Pe. Francisco de Assis da Silva, OMI, assume a Paróquia São Luiz Gonzaga em Mauá

Direitos Humanos?

nomeacoes

Nomeações e provisões – 29/01/2025