Diocese de Santo André

Diocese de Santo André colabora com criação do Tribunal Eclesiástico na Diocese de Rio Branco

Seguindo orientação do bispo diocesano, Dom Pedro Carlos Cipollini, o Padre Wanderson Cintra Silva esteve no mês passado na Diocese de Rio Branco, no Acre, onde manteve diversos encontros com o bispo de lá, Dom Joaquim Pertiñez Fernández, OAR, (fotos). O objetivo do encontro foi para que o sacerdote de nossa diocese ali se apresentasse como defensor do vínculo, e assim possa ajudar na constituição do Tribunal Eclesiástico daquela diocese, a exemplo do que já acontece na Diocese de Santo André.

Esta ação é um gesto concreto do plano que norteia o princípio das igrejas irmãs, aonde o auxílio mútuo vem favorecer os locais mais simples, bem como um olhar mais caridoso da Igreja Católica no seu todo, para a região amazônica. Vale acrescentar também que a instalação do Tribunal Eclesiástico nas dioceses vem atender um pedido do Papa Francisco.

Este Tribunal, de acordo com o Código de Direito Canônico (CDC), é um tribunal da Igreja que realiza a justiça canônica e direciona os caminhos corretos a serem seguidos em determinadas situações da vida da Igreja. A sua instalação segue a orientação do Papa Francisco no Motu Proprio “Mitis Iudex Dominus Iesus”, sobre a reforma do processo canônico para as causas de declaração de nulidade do matrimônio, assinada em agosto de 2015. A reforma substituiu integralmente o antigo processo, conforme os cânones 1671-1691 que foram reformados no Código de Direito Canônico de 1983.

A Diocese de Rio Branco foi criada no dia 15 de fevereiro de 1986. A cátedra do bispo diocesano está sediada na Catedral dedicada a Nossa Senhora de Nazaré, que também é conhecida como Igreja da Sé ou Sé Episcopal. A Diocese está dividida em 146 paróquias, que são sediadas na capital e no interior, e conta também com cinco santuários, são eles: Santuário-Paroquia de São Peregrino Laziosi, Santuário-Paroquia de Nossa Senhora Aparecida, Santuário-Paroquia de Santa Inês, Santuário-Paroquia de São Sebastião de Xapuri e Santuário-Paroquia de Santa Cruz. A população local é de 356,658 habitantes (pelo senso de 2004). A área é de102,136 km2.

Compartilhe:

Dom Pedro recebe vereadores para apresentação da Frente Parlamentar Católica

Padre Gonise assume a missão de pastorear o Povo de Deus no Jardim Zaíra

Pastores segundo o Coração de Cristo: clero diocesano se reúne em manhã de oração pela santificação

VANTAGENS DE CRER

Paróquia Nossa Senhora do Paraíso celebra 60 anos com fé, memória e gratidão

Carta Pastoral: uma carta escrita com coração de pai e pastor

Corpus Christi 2025: a Eucaristia toma as ruas, os corações e os gestos de amor ao próximo

Solenidade de Corpus Christi | Homilia

nomeacoes

Decretos e provisões – 18/06/2025

“Para amar, acolher e perdoar”: Pe. Joãozinho assume nova missão