Após o lançamento na semana passada, a série especial “Itinerários da Fé” chega à segunda edição nesta quarta-feira (31/07), apresentando iniciativas em sintonia com o 8º Plano Diocesano de Pastoral.
As três primeiras edições enfatizarão o itinerário 8, que trata das ações solidárias, divulgando os trabalhos de grupos e pastorais de rua, instituições que auxiliam no desenvolvimento e formação das crianças e adolescentes, além dos trabalhos pela recuperação da dignidade humana.
Realiza esse trabalho e quer divulgar esse ato de bondade e amor ao próximo? Envie e-mail comunicacao@diocesesa.org.br ou pelo WhatsApp 99928-9422 com os seguintes dados (nome da instituição, grupo ou movimento; breve descrição do trabalho realizado e telefone de contato).
Nesta segunda edição conheça o trabalho da Associação Lar Menino Jesus, da Pastoral de Rua Servos da Misericórdia, do Grupo Esperança Viva e do Retiro para Dependentes Químicos e Alcoolistas. Saiba como participar e colaborar com essas ações:
Associação Lar Menino Jesus – Centro Comunitário Dom Jorge
Trabalho realizado:
A instituição foi fundada por Dom Jorge Marcos de Oliveira, em 1956. O Centro Comunitário está localizado deste 1972, no Parque João Ramalho, em Santo André. Atualmente é a única unidade em funcionamento da Associação, que oferece diariamente alimentação a todos os atendidos, atividades sócio educativas e culturais, com ações que complementam o trabalho social com a família e assegurem o direito à convivência familiar e comunitária, prevenindo ocorrências de risco social e de vulnerabilidades.
Promovendo acessos a serviços setoriais, em especial das políticas de assistência social, educação, saúde, cultura, esporte e lazer existentes no território, contribuindo para o usufruto dos atendidos aos demais direitos.
Oferece serviço de convivência e fortalecimento de vínculos para crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, no contraturno escolar. (Porém, são atendidas 7 crianças entre 4 e 5 que são irmãs de outras que já estão no projeto).
Horário e dia:
Funcionamento de segunda a sexta, das 8h às 16h40.
Como as pessoas podem ajudar e participar da ação?
Doações de alimentos (principalmente, leite e achocolatado, molho de tomate, bolachas, misturas), material escolar e brinquedos.
Contato:
Telefone: 4472-4455; E-mail: ccdj@uol.com.br ; Facebook @almj/ccdj e Instagram @lar.menino.jesus_ccdj .
Sobre o 8º Plano:
“A missão da Instituição está no cuidado, defesa, desenvolvimento pleno e integral da criança e do adolescente como cidadão. Oferecendo um espaço de referência, oportuno para o convívio comunitário e social, capaz de acolher as diferenças, despertar as potencialidades, encontrar a dignidade quando preciso, desenvolver a afetividade, solidariedade e respeito mútuo por meio do diálogo e do fortalecimento de vínculos comunitário e familiar”, destaca a coordenadora da instituição, Rosemary De Marqui.
*
Grupo Esperança Viva – Fazenda Esperança
Trabalho realizado:
O Grupo Esperança Viva é uma extensão da Fazenda da Esperança na sociedade. São três grupos nas cidades de Ribeirão Pires, Mauá e Santo André que prestam acolhimento aos dependentes químicos e familiares para internação dos dependentes e acompanhamento das famílias. Enfim, o trabalho do GEV que visa atender qualquer pessoa, inclusive moradores de rua que queiram abandonar a dependência química. São realizadas ações pontuais quando constata-se necessidades materiais, como recentemente doações de agasalhos para família que solicitou ajuda.
Durante o ano são realizadas a distribuição de alimentos, de roupas, ou mesmo ajuda em materiais de construção, conforme são constatadas necessidades de pessoas ligadas a essa problemática das drogas.
Horário e dia:
Uma vez por semana à noite.
Como as pessoas podem ajudar e participar da ação?
Divulgando o trabalho dos Grupos Esperança Viva nas paróquias, nas associações, nas ações junto aos moradores de rua. Encaminhando os usuários de álcool, drogas em geral para os contatos abaixo.
Contato:
GEV Santo André: Paróquia São Camilo de Lellis – Camilópolis – Telefones: 4461-8064/98105-8025 com Telma.
GEV Mauá: Paróquia São Pedro Apóstolo – Telefone 97472-0632 com Pedro e 95788-5564 com Eduardo.
GEV Ribeirão Pires: Paróquia São José – Telefone 99639-3776 com Sandro.
Sobre o 8º Plano:
“Objetivo é a reinserção do dependente químico na vida de família e na sociedade, numa dimensão humana e espiritual”, enfatiza a responsável pelo GEV Santo André, Telma Soares de Moura.
*
Pastoral de Rua – Servos da Misericórdia
Trabalho realizado:
Atendimento ao irmão em situação de rua levando alimento (jantar), roupas, calçados e a Palavra de Deus há aproximadamente 10 anos.
Horário e dia:
Todas as terças-feiras, a partir das 19h30 (por um período de 3 horas, aproximadamente).
Como as pessoas podem ajudar e participar da ação?
Realizando doações em dinheiro, alimentos, roupas, calçados, terços e bíblias. Colaborando com a produção do jantar (no salão paroquial da Igreja Nossa Senhora da Salete, no período da manhã). Visitando os irmãos nas ruas.
Contato:
Nos telefones 94377-9430 com Rubens e 96159-7612 com Elisa.
Sobre o 8º Plano:
“A Pastoral pratica mais ações solidárias e orações em comunidade (normalmente em Casas de Acolhida de Jovens ou Idosos). Estamos abertos a todos que se sentem tocados pelo amor ao próximo”, comentam os coordenadores, Rubens e Elisa.
*
Retiro para Dependentes Químicos e Alcoolistas
Trabalho realizado:
Existente desde 2008, a iniciativa visa a evangelização de dependentes químicos e encaminhar internações em comunidades terapêuticas católicas.
Horário e dia:
Aos domingos, por volta das 16h.
Como as pessoas podem ajudar e participar da ação?
Participando das missões, doando cobertores, roupas e alimentos como café, leite, açúcar e pão de forma.
Contato:
Telefone 99915-5598 com Cristiano e no Facebook: https//www.facebook.com/retiroparadependentesquimicos/
Sobre o 8º Plano:
“Nosso objetivo é acolher como Igreja, ajudar com comida, vestimenta e convidá-los a participar da Pastoral da Sobriedade”, ressalta um dos organizadores do retiro, Cristiano Simões.