Diocese de Santo André

Informar e salvar vidas: jornalistas e médicos juntos nesta missão

Neste Dia Mundial da Saúde e Dia do Jornalista, o 7 de abril é especial, principalmente para duas profissões que hoje se encontram na linha de frente diante desse novo desafio, o combate à pandemia da Covid-19, o novo coronavírus, que atinge praticamente todos os países do mundo.

Profissionais da área da Saúde, como médicos, enfermeiros e socorristas, que atuam em hospitais e clínicas, e da área da Comunicação, os jornalistas, repórteres e toda a estrutura que envolve a arte de comunicar com fotógrafos, cinegrafistas e equipe técnica, são reconhecidos atualmente como fundamentais para que a informação correta e o trabalho pela preservação da vida seja prioridade neste momento para toda a população.

E o que esses profissionais têm em comum? Doar justamente a vida em prol do próximo! O ser humano é o principal protagonista de ambas atuações. E o elo que liga as duas profissões. O compromisso com a ética. Muitas vezes estão juntos numa guerra. Inúmeras oportunidades participam de campanhas de prevenção. Cotidianamente informam e salvam vidas. Enfim, uma parceria essencial neste período de quarentena.

Essa introdução reconhece o dom de cada profissional para relembrar a comemoração do Dia Mundial da Saúde , que tem como objetivo promover e divulgar ações de conscientização à população a respeito da qualidade de vida, além de cobrar políticas públicas eficientes, bem como medidas preventivas e educativas na área.

Já a comemoração do Dia do Jornalista homenageia os responsáveis pela apuração dos fatos e elaboração das reportagens com o objetivo de informar a população, sempre de maneira imparcial e ética.

Dia Mundial da Saúde

Criada em 7 de abril de 1948 pela Assembleia Mundial da Saúde, a data coincide com a fundação da OMS (Organização Mundial da Saúde) e reforça o papel do Estado em garantir o bem-estar do povo, com projetos que combatam a epidemia de doenças e o sedentarismo; que implementem programas esportivos e de exercícios; que reduzam a poluição nas cidades e ainda ofereçam qualidade no atendimento dos serviços públicos ao povo. A constituição brasileira aprovada em 1988 estabelece a “Saúde como Direito de Todos e Dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”.

Dia do Jornalista

Essa data foi criada pela ABI (Associação Brasileira de Imprensa) como uma homenagem a Giovanni Battista Libero Badaró, importante personalidade na luta pelo fim da monarquia portuguesa e Independência do Brasil.

Médico e jornalista, Giovanni Badaró foi assassinado no dia 22 de novembro de 1830, em São Paulo. Esse fato gerou grande repercussão à época com um movimento popular que levou Dom Pedro I a deixar o trono para seu filho, Dom Pedro II, no dia 7 de abril de 1831.

Apenas cem anos depois do acontecimento, que surgiu a homenagem, em 1931, sendo que 23 anos foi criada a Associação Brasileira de Imprensa com o objetivo de assegurar aos jornalistas todos os seus direitos.

Compartilhe:

Jubileu Ordinário 2025: Um Ano para Peregrinar na Esperança

nomeacoes

Nomeações e provisões – 05/02/2025

Rumo ao 9º Plano Diocesano de Pastoral: Um Chamado à Comunhão e Missão

Diocese de Santo André se despede de Padre Praxedes, sacerdote dedicado aos pobres e à justiça social

CDPA se reúne para fortalecer a ação pastoral e a comunhão diocesana em 2025

Condolência de Dom Pedro pelo falecimento do Padre Praxedes

Nota de pesar pelo falecimento do Padre Walfrides José Praxedes

Pe. Francisco de Assis da Silva, OMI, assume a Paróquia São Luiz Gonzaga em Mauá

Direitos Humanos?

nomeacoes

Nomeações e provisões – 29/01/2025