Diocese de Santo André

Retrospectiva 2021: Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé zela pelo magistério doutrinal da Igreja

A Comissão Episcopal Pastoral para Doutrina da Fé da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil é uma das comissões mais antigas da entidade – foi instalada praticamente com a criação da CNBB.

A comissão é composta por 5 bispos, 1 Assessor e 11 peritos nas várias áreas e disciplinas da teologia entre elas: bíblia, moral, sistemática e dogmática. Além disso, a comissão também presta assessorias analisando alguns textos litúrgicos e escritos relacionados à fé.

Durante o ano de 2021, a comissão lançou, por meio das Edições CNBB, dois subsídios doutrinais: “Vida: dom e compromisso I – Fé cristã e opção preferencial pelos pobres”, que tem o objetivo de resgatar o significado da opção pelos pobres em suas raízes bíblicas, patrísticas e teológicas e, em sua ressonância com o Magistério da Igreja e a teologia latino-americana e o “Vida: dom e compromisso II – Fé cristã e aborto”, que aborda respostas à interrogação sobre quando começa a vida, análises acerca da sacralidade, do direito e da defesa do dom de viver, além de indicações para uma cultura de cuidado e compromisso com a vida humana.

“Os membros da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé, assim como os de todas as demais Comissões da CNBB, tiveram que enfrentar, com esperança cristã e espírito criativo, os desafios impostos pela emergência sanitária que estamos vivendo. Em face às adversidades, os membros da Comissão procuraram manter suas atividades, ainda que de modo remoto”, ressalta o bispo de Santo André (SP) e presidente da comissão, dom Pedro Carlos Cipollini.

Os membros da comissão se reuniram periodicamente, de modo remoto, para desenvolver as atividades pastorais; participaram das reuniões oficiais da Conferência e deram pareceres sobre os textos que lhe foram submetidos. Além disso, em janeiro de 2021, a comissão ganhou novo assessor, o padre diocesano Luiz Henrique Brandão de Figueiredo.

“Para o ano de 2022, será realizada, caso não ajam intercorrências devidas à situação pandêmica, a Reunião Anual Ordinária, com a participação dos bispos da Comissão e todos os peritos. Além desta reunião, agendada para os dias 1º e 2 de fevereiro de 2022, haverá também os encontros restritos aos bispos integrantes da Comissão”, destaca o assessor da comissão padre Luiz Henrique.

Segundo o presidente, a comissão tem a função de assessorar o episcopado brasileiro em algumas questões doutrinais; “promover a fidelidade à doutrina da Igreja, a integridade na sua transmissão, a inteligência da fé, o seu testemunho ante os desafios atuais e, sobretudo, assistir a CNBB no exercício do magistério doutrinal”, destaca.

A comissão conta com a colaboração do Grupo Interdisciplinar de Peritos (GIP) e do Grupo de Peritos em Bíblia (GPB). O GIP é um órgão de assessoria teológica para auxiliar a CEPDF no cumprimento de sua missão e de suas atribuições. O GPB é encarregado da revisão da tradução da Bíblia da CNBB e corresponsável da revisão dos Lecionários litúrgicos.

Fonte e foto: CNBB

Compartilhe:

Leão XIV: um Papa que nasce da escuta e da esperança

A vida e história de Papa Leão XIV: Robertum Franciscum Prevost

CARPINTEIRO DE NAZARÉ

Padre Marcos Vinicius, em entrevista ao Diário do Grande ABC, fala sobre o legado de Papa Francisco e o processo de sucessão papal

Jovens lotam santuário em missa dedicada ao Beato Carlo Acutis

Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima celebra 50 anos de história no Ferrazópolis

RH da Diocese promove ação de conscientização ambiental com colaboradores da Cúria

nomeacoes

Nomeações e provisões – 23/04/2025

“Tudo é novo, Senhor”, Diocese de Santo André celebra Missa em Sufrágio pelo Papa Francisco

Nota de Pesar pelo Falecimento do Papa Francisco