Diocese de Santo André

Mensagem de Encerramento do Simpósio da Vida Consagrada

AOS RELIGIOSOS E RELIGIOSAS, COMUNIDADES DE VIDA 

E ASSOCIAÇÕES DE VIDA CONSAGRADA – No encerramento do Simpósio da Vida Consagrada 29.10.2015

Dom Pedro Carlos Cipollini – Bispo Diocesano de Santo André

Queridos irmãos e irmãs. Ao mesmo tempo em que vos saúdo, quero manifestar minha alegria de estar aqui e poder participar deste momento importante da vida de nossa Diocese. Vocês fizeram um longo e belo percurso neste ano da vida consagrada, refletindo e rezando. Deus há de recompensar tanto esforço e boa vontade para encontrar sempre mais o caminho e ser fiel a ele.

Em uma sociedade como a nossa, uma “sociedade líquida”, na qual tudo o que é sólido desmancha no ar, como alguém já dizia, cabe-nos reafirmar o desejo de sermos fiéis e perseverantes no cumprimento da vocação. “Consolidai vossa vocação” (2Pd 1,10), recomenda o apóstolo Pedro e este é o momento de fazê-lo.

O Vaticano II foi um concílio que abriu o debate sobre a vida consagrada, debate que ainda não terminou. O documento Perfectae Caritatis descortina belos horizontes a serem percorridos. O horizonte mais belo é a proposta de volta ao carisma do fundador ou fundadora, carisma estre a ser sempre revisitado no sentido de favorecer uma renovação real. Os fundadores foram sempre “buscadores exemplares de Deus”.

Na vida consagrada, Jesus Cristo tem lugar central como fundamento e modelo da consagração total a Deus e à causa do Reino. Jesus nos indica o pobre como local de sua manifestação privilegiada, assim somos convidados a sair do comodismo, do conforto para entrarmos também na região da pobreza interior na qual aprendemos a perseverar na escuta, mais que termos respostas para tudo.

A vida consagrada a meu ver tem dois grandes desafios hoje: primeiramente o desafio da pobreza vivida como condição para a liberdade e o desafio do testemunho como vivência da profecia.

Enfim, o Evangelho é sempre a regra de vida de todos os consagrados à vivência da perfeição evangélica. A eclesialidade é também busca de viver a comunhão com o Povo de Deus no qual a vida consagrada está inserida e a fidelidade é a resposta que se espera de todos.

Peçamos ao Senhor que nos ajude a entrarmos sempre mais no Mistério e fazer silencia para ouvi-lo. O Pai somente disse uma palavra e a dirá sempre . esta palavra é seu filho Jesus, em silêncio Ele a disse e em silêncio devemos ouvi-la.

Deus abençoe a todos.

Compartilhe:

AO IDOSO: “EU NUNCA TE ESQUECEREI!”

nomeacoes

Decretos e nomeações – 24/06/2026

Encontro diocesano conduz casais de namorados e noivos a refletirem sobre fé, amor e compromisso

Externato Santo Antônio celebra 95 anos com Missa presidida por Dom Pedro

Clero diocesano vive manhã de oração no dia do Sagrado Coração de Jesus

VIOLÊNCIA TEM CURA?

Forania Mauá reúne mais de 5 mil fiéis na Solenidade de Corpus Christi

Crianças e adolescentes da IAM vivem Jornada Nacional em São Bernardo

Pastoral Familiar participa do 16º Simpósio Nacional das Famílias em Aparecida

Semana Diocesana de Comunicação reflete sobre presença humana, tecnologia e missão pastoral