Diocese de Santo André

CNBB divulga mensagem por ocasião da 26ª Conferência do Clima, a COP-26

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou nesta quarta-feira, 10 de novembro, uma mensagem por ocasião da 26ª Conferência das Nações Unidas sobre o clima, a COP-26, que acontece em Glasgow, na Escócia. A mensagem foi apresentada e referendada pela presidência da CNBB e os membros do Conselho Episcopal Pastoral (Consep), durante reunião realizada na manhã desta quarta-feira.

No texto, os bispos pedem que os organismos internacionais, governos e todos os segmentos da sociedade civil “combatam as mudanças climáticas e garantam a continuidade de todas as formas de vida, investindo na vida – dom maior e inviolável”.

Na mensagem, os bispos reiteram que a COP-26 “desafia o mundo inteiro e precisa interpelar particularmente o Brasil, que tem territórios e biomas ameaçados” e chamam atenção para os dados do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), que alerta para o aumento da emissão de gases de efeito estufa.

A mensagem faz, ainda, um forte apelo aos organismos, governos, empresas e organizações para que promovam rupturas, transformem radicalmente suas estruturas de produção, consumo e priorizem em suas agendas a defesa dos pobres e da Casa Comum, adotando medidas fortes.

Assinam a carta os presidentes da Comissão para a Amazônia, a Comissão para a Ecologia Integral e Mineração, a Comissão para a Ação Sociotransformadora, o Conselho Pastoral dos Pescadores (CPP), a Rede Eclesial Pan-Amazônica – REPAM-Brasil, a Cáritas Brasileira, o Conselho Indigenista Missionário (CIMI) e a Comissão Pastoral da Terra (CPT).

Confira o texto da mensagem na íntegra (AQUI).


Mobilização
Na sexta-feira, dia 5 de novembro, os bispos da Amazônia divulgaram um vídeo com um apelo aos líderes mundiais presentes na COP-26 para que ouçam “o grito da mãe Terra e dos pobres que sofrem com os efeitos das mudanças climáticas”. No vídeo, os bispos pedem “compromissos urgentes e audaciosos” para combater as mudanças climáticas e proteger a Amazônia.

Assista o vídeo

 

Fonte: CNBB

Foto: Christopher Furlong/Getty Images

Compartilhe:

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO

Encontro Diocesano dos Coroinhas e Cerimoniários reúne mais de 2500 jovens e crianças

Nossa Senhora do Carmo