CNBB divulga mensagem por ocasião da 26ª Conferência do Clima, a COP-26

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou nesta quarta-feira, 10 de novembro, uma mensagem por ocasião da 26ª Conferência das Nações Unidas sobre o clima, a COP-26, que acontece em Glasgow, na Escócia. A mensagem foi apresentada e referendada pela presidência da CNBB e os membros do Conselho Episcopal Pastoral (Consep), durante reunião realizada na manhã desta quarta-feira.

No texto, os bispos pedem que os organismos internacionais, governos e todos os segmentos da sociedade civil “combatam as mudanças climáticas e garantam a continuidade de todas as formas de vida, investindo na vida – dom maior e inviolável”.

Na mensagem, os bispos reiteram que a COP-26 “desafia o mundo inteiro e precisa interpelar particularmente o Brasil, que tem territórios e biomas ameaçados” e chamam atenção para os dados do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), que alerta para o aumento da emissão de gases de efeito estufa.

A mensagem faz, ainda, um forte apelo aos organismos, governos, empresas e organizações para que promovam rupturas, transformem radicalmente suas estruturas de produção, consumo e priorizem em suas agendas a defesa dos pobres e da Casa Comum, adotando medidas fortes.

Assinam a carta os presidentes da Comissão para a Amazônia, a Comissão para a Ecologia Integral e Mineração, a Comissão para a Ação Sociotransformadora, o Conselho Pastoral dos Pescadores (CPP), a Rede Eclesial Pan-Amazônica – REPAM-Brasil, a Cáritas Brasileira, o Conselho Indigenista Missionário (CIMI) e a Comissão Pastoral da Terra (CPT).

Confira o texto da mensagem na íntegra (AQUI).

Mobilização
Na sexta-feira, dia 5 de novembro, os bispos da Amazônia divulgaram um vídeo com um apelo aos líderes mundiais presentes na COP-26 para que ouçam “o grito da mãe Terra e dos pobres que sofrem com os efeitos das mudanças climáticas”. No vídeo, os bispos pedem “compromissos urgentes e audaciosos” para combater as mudanças climáticas e proteger a Amazônia.

Assista o vídeo

Foto: Christopher Furlong/Getty Images