CNBB nomeia novo reitor do Pontifício Colégio Pio Brasileiro, em Roma

A Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) nomeou nesta segunda-feira, 1º de junho, no dia da Memória de Maria Mãe da Igreja, o novo reitor do Pontifício Colégio Pio Brasileiro, em Roma. Trata-se do padre José Otácio Oliveira Guedes, do clero arquidiocesano de Niterói, no Rio de Janeiro, pertencente ao regional Leste 1 da CNBB.

Padre Otácio, como é conhecido, nasceu na cidade de São Sebastião do Maranhão, em Minas Gerais. Tem 45 anos e 20 de sacerdócio. É mestre em Sagrada Escritura pela Pontifícia Universidade Gregoriana e doutor em Sagrada Escritura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Na Arquidiocese de Niterói, foi pároco, vice-reitor e reitor do Seminário São José, além de diretor de estudos do Instituto Filosófico e Teológico. Foi professor também na PUC-Rio. Sua área de atuação é o Novo Testamento.

Nos últimos anos, tem servido como missionário em Porto Velho, no estado de Rondônia, igreja-irmã da Arquidiocese de Niterói, onde acompanha comunidades e atua como professor no seminário.

O novo reitor substitui padre Geraldo dos Reis Maia, do clero arquidiocesano de Uberaba, que foi nomeado reitor do Pio Brasileiro em 2014, ofício que vem desempenhando desde então. Além da condução do alunato e da vida total do Colégio, acompanhou importantes obras de conservação da belíssima construção localizada na Via Aurélia, em Roma. Dentre essas obras, consta a nova biblioteca, inaugurada pela atual presidência da CNBB em novembro de 2019.

Pio Brasileiro

O Colégio Pio Brasileiro foi inaugurado em 1934, com a finalidade de proporcionar aos futuros sacerdotes brasileiros formação sólida nas melhores instituições eclesiásticas de ensino daquela época. Atualmente, o Colégio recebe padres para os diversos cursos de pós-graduação oferecidos em Roma. Foi durante mais de 80 anos administrado pelos jesuítas. Em 2014, tendo padre Geraldo como reitor, a direção foi assumida por padres diocesanos. Agora, 6 anos depois, uma nova equipe, também de padres diocesanos, está sendo formada para a direção do Colégio.

Fonte: CNBB Brasil