Reunião do Grupo de Assessores da CNBB ocorre na perspectiva de propor horizonte de mais esperança para Igreja e sociedade

O Grupo de Assessores (GA) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) esteve reunido, na manhã desta terça-feira, 21, de forma virtual para mais um encontro mensal. Durante a videoconferência, os participantes contaram com uma reflexão sobre os “Traços do momento cultural e eclesial atual”, conduzida pelo doutor em sociologia pela Universidade de Brasília professor Ricardo Mariz. A motivação para este tempo de crise é propor um horizonte de mais esperança para a Igreja e a Sociedade.

“A fala do professor Ricardo Mariz sobre o momento cultural e eclesial que vivemos nos fez repensar nossos estilos de vida e missão. Discernimento, é a palavra chave! Propor um horizonte de mais esperança para a Igreja e a Sociedade, e apostar juntos em algumas prioridades na evangelização, constituem caminhos pedagógicos para o tempo de crise que vivemos, com seus desafios e possibilidades”, comentou o secretário adjunto de Pastoral da CNBB, padre Marcus Barbosa Guimarães.

O GA também foi oportunidade para encaminhamentos na preparação da próxima Assembleia Geral da CNBB e de questões relacionadas ao Sínodo de 2023. O encontro contou com partilha de ideias e de práticas evangelizadoras pelos assessores das comissões, que ainda deram sugestões para o retiro anual do grupo que ocorre no mês de fevereiro.

Outro ponto da pauta foi uma reflexão sobre as Eleições Gerais de 2022. O assessor político da CNBB falou sobre como evitar mais polarizações e radicalismos no pleito do ano que vem.