A Casa de Nazaré é dedicada a Deus

Quando a construção ou a reforma de uma igreja termina, a celebração que marca a vida dela tem o nome de “dedicação”, que pode ser traduzida como consagração. Toda a igreja é dedicada por excelência à Santíssima Trindade, a Nosso Senhor Jesus Cristo e seus títulos; ao Espírito Santo, a Santíssima Virgem, aos Santos Anjos, aos santos inscritos no Martirológio Romano (Livro litúrgico usado pela Igreja para anunciar as festas dos santos na véspera do seu dia).

Foi o que aconteceu na noite do dia 28 de junho, terça-feira, em um rito belíssimo e muito rico de significados, nosso bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini dedicou a Paróquia Sagrada Família (Região Pastoral São Bernardo do Campo Anchieta).

Com toda a igreja com suas luzes apagadas, a comunidade estava feliz e emocionada pela finalização de toda obra realizada na paróquia, fruto da união e árduo trabalho de todos, então sendo aspergidos pela água e purificados, assim como as paredes da igreja.

Dom Pedro iniciou sua homilia saudando a todos os presentes, Padre Everton Gonçalves, pároco e vigário pastoral; os diáconos transitórios e permanentes, aos presbíteros que estavam presentes e fizeram parte da comunidade, também saudou Padre Paulo Afonso que por muitos anos foi pároco da paróquia e que iniciou as obras realizadas.

“Nós queremos que Deus esteja aqui, para abençoar, dirigir e acompanhar o seu povo, em especial o povo desta querida paróquia. Que Ele esteja aqui, neste local, que será sempre de portas abertas para acolher, em especial os pobres, aqueles que buscam com angústia, conforto e a palavra”, ressalta o bispo diocesano.

O bispo ainda em sua homilia falou sobre dedicar uma igreja, é fazer com que o templo seja santificado e destinado a sinalizar a presença de Deus entre nós. Remete também uma fala de Jesus: “Eu estarei convosco até o fim dos tempos”, ressaltando que Jesus está presente na comunidade de diversas formas: no sacrário da paróquia, no altar, onde se oferece o Santo Sacrifício da Eucaristia, e presente na palavra dita no ambão, e sobretudo quando unidos por amor.

“A casa da Família de Nazaré é um local de alegria, por mais tristeza que exista em nossas vidas, dificuldades e angústias, por mais tristeza que exista, aqui encontramos o senhor que é a nossa alegria, a alegria do Senhor é a nossa força. A dedicação desta igreja, que está sob a proteção da Sagrada Família é regada de simbolismos, a Sagrada Família é a comunidade que dá origem à igreja, ali está Jesus, Maria e José. O dia de hoje ficará marcado na memória de todos, uma menção especial a Dom Décio Pereira, que em sua generosidade criou essa paróquia, há 24 anos”, finalizou Dom Pedro.

Após a homilia, iniciou-se o rito de dedicação. Ainda com as luzes apagadas, o ministério de música junto com toda a igreja entoou a Ladainha de Todos os Santos, Dom Pedro ungiu o altar e paredes onde estavam as doze cruzes, que representam os doze apóstolos de Jesus, fez incensação e pediu para que Padre Everton e Padre Paulo fizessem a incensação também das paredes da igreja.

Cada parte do rito tem um significado na dedicação, conheça abaixo:

• Aspersão da água: a água aspergida logo no início é um clamor para que todo local seja purificado, lavado por Deus, tanto as paredes quanto cada fiel que participa. E um rito penitencial, por isso não há o ato penitencial como de costume.
  • Unção do Altar e Paredes com Santo Óleo do Crisma: As unções do altar e das paredes mostram que aquela mesa que será usada para o sacrifício eucarístico, a unção ainda exala o belo e agradável odor que todos somos chamados a exalar, o odor de Cristo (2Cor 2,15).
  • Incensação do Altar: O incenso, a fumaça que sobe aos céus, são as nossas orações, nossos pedidos elevados ao Pai. O incenso é usado nas celebrações desde os primórdios da história da Igreja.
  • Iluminação do Altar e Igreja: Cristo é a Luz que ilumina, a Luz por excelência que nos tirou da escuridão. Por Ele somos iluminados, por Ele também iluminaremos por onde andarmos.

Emoção em ser a Casa da Sagrada Família

Os fiéis atentos a cada momento do rito sentiam-se orgulhosos de toda dedicação para reerguer a casa da Sagrada Família. A emoção também estava nos olhos do Padre Everton e Padre Paulo Afonso, pois um completou o outro para a finalização dessa linda obra na comunidade.

Depois da liturgia eucarística, o pároco anfitrião convidou Dom Pedro e Padre Paulo Afonso para que juntos inaugurassem a placa comemorativa e que fosse aberto o jubileu paroquial, rumo aos 25 anos.

Padre Everton então, diante de todos os presentes iniciou ressaltando a linda celebração da dedicação, e que diante de tudo vivido, a comunidade tem a certeza de que não trabalhou em vão, pois o Senhor sempre foi a força da paróquia. Agradeceu o Padre Paulo Afonso pelo incansável pastoreio, por ter sido pai, pastor e acima de tudo homem de Deus para todos que por ali passaram, nesse momento a comunidade vibrou com muitas palmas e a emoção era visível aos olhos.

“Mais uma vez a Casa de Nazaré se mostrou verdadeiramente como ela é, alegre, acolhedora, bondosa e cheia de garra. Que lembremos também daqueles que não estão mais conosco, mas fizeram tanto para que chegássemos até aqui. A igreja de pedra está concluída, mas a igreja viva formada de pedras vivas e escolhidas que somos nós, precisa continuamente se renovar, pois somos peregrinos sempre a caminho, e só estaremos completamente prontos com a chegada da morada eterna. E muito obrigada Dom Pedro por ter nos concedido esse presente, conte sempre com a nossa paróquia para ser presença de amor e pertença diocesana”, concluiu o pároco.